Restauração Indy Grená - Iniciante
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- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sex 21 Ago 2015 - 21:21
Mais um problema decorrente da falta de manutenção. Acho que os donos anteriores nunca lubrificaram os rolamentos da balança.
Desde a semana passada eu vinha notando a traseira da moto meio estranha ao passar em um desnível no asfalto e com o passar dos dias foi só aumentando. Ontem parei pra ver o que era e notei uma boa folga na balança. A folga era grande do lado esquerdo, então resolvi desmontar tudo (eu deveria ter feio isso quando estava pintando o quadro).
Depois de retirar o amortecedor e a balança puder ver as folgas dos rolamentos dos dois lados.
Do lado esquerdo são dois rolamentos presos por um anel elástico.
Os rolamentos são o 6202.
Custou R$ 9 cada.
Já o lado esquerdo....
É somente um rolamento tipo agulha.
Tomei o cuidado de tirar uma fotos antes de retirar já imaginando o que iria acontecer...
Foi começar a bater e ele já foi se desmontando...
Isso foi o que sobrou, somente a capa.
Resultado? Não achei o tipo agulha em lugar algum.
Já tinha me falado que eu poderia substituir por dois com a metade da espessura.
A única solução que eu achei...
Foi comprar dois com o mesmo diâmetro interno, porém com a espessura 1 mm maior e o diâmetro externo 1 mm menor. Amanha vou tentar fazer o embuchamento e posto como ficou o todo o procedimento.
Não achei exatamente os mesmos retentores, mas vão servir.
A diferença é a espessura, o original é 22 x 35 x 7 (milímetros) comprei o 22 x 35 x 6,7 (milímetros)
0,3 mm de espessura não vai fazer diferença.
Quem diria, um retentor da caixa de direção de um Alfa Romeo na Galo!
Desde a semana passada eu vinha notando a traseira da moto meio estranha ao passar em um desnível no asfalto e com o passar dos dias foi só aumentando. Ontem parei pra ver o que era e notei uma boa folga na balança. A folga era grande do lado esquerdo, então resolvi desmontar tudo (eu deveria ter feio isso quando estava pintando o quadro).
Depois de retirar o amortecedor e a balança puder ver as folgas dos rolamentos dos dois lados.
Do lado esquerdo são dois rolamentos presos por um anel elástico.
Os rolamentos são o 6202.
Custou R$ 9 cada.
Já o lado esquerdo....
É somente um rolamento tipo agulha.
Tomei o cuidado de tirar uma fotos antes de retirar já imaginando o que iria acontecer...
Foi começar a bater e ele já foi se desmontando...
Isso foi o que sobrou, somente a capa.
Resultado? Não achei o tipo agulha em lugar algum.
Já tinha me falado que eu poderia substituir por dois com a metade da espessura.
A única solução que eu achei...
Foi comprar dois com o mesmo diâmetro interno, porém com a espessura 1 mm maior e o diâmetro externo 1 mm menor. Amanha vou tentar fazer o embuchamento e posto como ficou o todo o procedimento.
Não achei exatamente os mesmos retentores, mas vão servir.
A diferença é a espessura, o original é 22 x 35 x 7 (milímetros) comprei o 22 x 35 x 6,7 (milímetros)
0,3 mm de espessura não vai fazer diferença.
Quem diria, um retentor da caixa de direção de um Alfa Romeo na Galo!
- Humberto_750_CbáModerador
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sex 21 Ago 2015 - 21:51
andersonsilva escreveu:
Muito bom Cubas!
Eu tinha me dado conta exatamente disso que você falou depois de ter lido a postagem, deixei confundir regular a mistura e equalizar. Vou tentar fazer um vídeo além de escrever para ficar bem claro para todos.
Kkkk. Anderson, você só errou a pessoa. Eu sou o Humberto e não o Prof. Cubas !
Abs
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 22 Ago 2015 - 16:35
Humberto_750_Cbá escreveu:andersonsilva escreveu:
Muito bom Cubas!
Eu tinha me dado conta exatamente disso que você falou depois de ter lido a postagem, deixei confundir regular a mistura e equalizar. Vou tentar fazer um vídeo além de escrever para ficar bem claro para todos.
Kkkk. Anderson, você só errou a pessoa. Eu sou o Humberto e não o Prof. Cubas !
Abs
Desculpe-me Humberto, troquei de professor!!!
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 22 Ago 2015 - 16:56
Hoje conseguimos fazer o "embuchamento" do rolamento.
Meu amigo Toni fez tudo e eu só fiquei aprendendo.
O rolamento tinha um milímetro a menos de diâmetro esterno, então precisamos e uma bucha com 0,5 mm ( 0,5 mm de cada lado vai dar 1mm). Para fazer a bucha usamos uma chapa de latão de 0,5 mm um pouco menor tanto no perímetro quanto na largura.
A chapa foi moldada no formato cilíndrico usando um tubo e um tamanco.
Depois de dar o formato foi só testar no lugar com o rolamento.
Serviu como uma luva. Sem folgas.
Do lado direito foi só instalar os dois rolamentos e o anel elástico.
O rolamento foi instalado usando um tubo com o diâmetro um pouco menor que a capa do rolamento.
Depois do anel elástico foi hora de instalar os novos retentores.
Retentores instalados usando uma tábua para apoiar bem e não deixar marcas.
Lembrando de colocar graxa em tudo.
Depois do retentor, o lado direito recebeu o espaçador b.
Para finalizar foi só instalar o espaçador da balança e instalar.
Meu amigo Toni fez tudo e eu só fiquei aprendendo.
O rolamento tinha um milímetro a menos de diâmetro esterno, então precisamos e uma bucha com 0,5 mm ( 0,5 mm de cada lado vai dar 1mm). Para fazer a bucha usamos uma chapa de latão de 0,5 mm um pouco menor tanto no perímetro quanto na largura.
A chapa foi moldada no formato cilíndrico usando um tubo e um tamanco.
Depois de dar o formato foi só testar no lugar com o rolamento.
Serviu como uma luva. Sem folgas.
Do lado direito foi só instalar os dois rolamentos e o anel elástico.
O rolamento foi instalado usando um tubo com o diâmetro um pouco menor que a capa do rolamento.
Depois do anel elástico foi hora de instalar os novos retentores.
Retentores instalados usando uma tábua para apoiar bem e não deixar marcas.
Lembrando de colocar graxa em tudo.
Depois do retentor, o lado direito recebeu o espaçador b.
Para finalizar foi só instalar o espaçador da balança e instalar.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 22 Ago 2015 - 20:35
Parceiro, muito bom seu tópico... me responde uma dúvida que não quer calara..rsrsrs.. vc colocou bronzinas de cb no mancal correto?? qual a marca que usou e vc teve que fazer algum desbaste ou colocou direto??
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 22 Ago 2015 - 20:37
e as bronzinas de biela, vc usou também de cb??
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 22 Ago 2015 - 22:43
.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 22 Ago 2015 - 22:57
As bronzinas de biela eu tinha pedido as originais, mas como demorou a chegar eu pedi as paralelas da galo mesmo e no final usei as antigas pois ainda estavam na medida. Resultado, tenho um conjunto com 8 unidades originais honda na cor amarela e ainda tenho um conjunto importado que eu comprei no mercado livre.Junior1022 escreveu:e as bronzinas de biela, vc usou também de cb??
As bronzinas de mancal eu pedi junto com as de biela originais e como demorou eu comprei as de CB e fiz a adaptação. Ou seja, tenho 8 de mancal originais honda na cor rosa.
Se alguém tiver interesse eu posso repassar no preço. Também tenho quase todos os orings do motor anunciado aqui no fórum, alguns já foram vendidos.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 22 Ago 2015 - 23:04
Junior1022 escreveu:Parceiro, muito bom seu tópico... me responde uma dúvida que não quer calara..rsrsrs.. vc colocou bronzinas de cb no mancal correto?? qual a marca que usou e vc teve que fazer algum desbaste ou colocou direto??
No final eu acabei usando as de CB. Comprei um conjunto com 10 originais de CB e eu mesmo fiz a adaptação. Você esta pensando em usar as de CB?
Comprei no mercado livre. Olha a foto aqui.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 24 Ago 2015 - 16:21
andersonsilva escreveu:Junior1022 escreveu:Parceiro, muito bom seu tópico... me responde uma dúvida que não quer calar..rsrsrs.. vc colocou bronzinas de cb no mancal correto?? qual a marca que usou e vc teve que fazer algum desbaste ou colocou direto??
sim estou pensando em colocar de cb, mas vc colocou direto ou desbastou elas..??
No final eu acabei usando as de CB. Comprei um conjunto com 10 originais de CB e eu mesmo fiz a adaptação. Você esta pensando em usar as de CB?
Comprei no mercado livre. Olha a foto aqui.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 24 Ago 2015 - 23:25
[quote="Junior1022"][quote="andersonsilva"]
Júnior, eu tive que retifica-las. As da cb são mais largas do que as da galo. Não foi fácil!
Eu desbastei usando primeiro uma micro retífica pneumática e depois usei um vidro plano com uma lixa d'agua 400. Eu nunca tinha feito nada parecido, mas usei a paciência como principal técnica. Fiz primeiro usando a carcaça inferior, coloquei uma bronzina antiga no mancal 1 e coloquei uma de cb no mancal 5. Usando óleo lubrificante, fiquei girando e vendo onde onde necessitava desbastar, foi na tentativa e erro, até o virabrequim girar livremente. Daí eu passava para outra bronzina de cb, girando, vendo onde necessitava desbastar, colocando óleo e assim fui. Depois de ter certeza que a bronzina não encostava nas laterais eu já deixava no lugar e não mexia mais e passava para outra. Depois fiz o mesmo com a carcaça superior.
Lembrando que antes de tudo você tem que determinar quais as cores das bronzinas que você vai precisar de acordo com a folga existente.
Pense bem antes de fazer qualquer coisa, alguns centésimos de milímetros fazem uma grande diferença.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar.
Junior1022 escreveu:Parceiro, muito bom seu tópico... me responde uma dúvida que não quer calar..rsrsrs.. vc colocou bronzinas de cb no mancal correto?? qual a marca que usou e vc teve que fazer algum desbaste ou colocou direto??
sim estou pensando em colocar de cb, mas vc colocou direto ou desbastou elas..??
Júnior, eu tive que retifica-las. As da cb são mais largas do que as da galo. Não foi fácil!
Eu desbastei usando primeiro uma micro retífica pneumática e depois usei um vidro plano com uma lixa d'agua 400. Eu nunca tinha feito nada parecido, mas usei a paciência como principal técnica. Fiz primeiro usando a carcaça inferior, coloquei uma bronzina antiga no mancal 1 e coloquei uma de cb no mancal 5. Usando óleo lubrificante, fiquei girando e vendo onde onde necessitava desbastar, foi na tentativa e erro, até o virabrequim girar livremente. Daí eu passava para outra bronzina de cb, girando, vendo onde necessitava desbastar, colocando óleo e assim fui. Depois de ter certeza que a bronzina não encostava nas laterais eu já deixava no lugar e não mexia mais e passava para outra. Depois fiz o mesmo com a carcaça superior.
Lembrando que antes de tudo você tem que determinar quais as cores das bronzinas que você vai precisar de acordo com a folga existente.
Pense bem antes de fazer qualquer coisa, alguns centésimos de milímetros fazem uma grande diferença.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 15 Set 2015 - 8:16
Depois de aproximadamente 2 mil KM rodados, hora de fazer uma revisão.
Desde que troquei o rolamento da caixa de direção, notei que ficou pesado e sempre abria folga. Eu ajustava e abria folga. Então não teve outra, tive que abrir e olhar o que havia.
O rolamento inferior simplesmente quebrou. Comprei o kit novo da Silverst no mercado livre. Por mais que eu tivesse abusado de força, não justificaria isso.
Como eu não tinha outro, acabei colocando o rolamento velho, que ainda tem condições de uso.
Desde que troquei o rolamento da caixa de direção, notei que ficou pesado e sempre abria folga. Eu ajustava e abria folga. Então não teve outra, tive que abrir e olhar o que havia.
O rolamento inferior simplesmente quebrou. Comprei o kit novo da Silverst no mercado livre. Por mais que eu tivesse abusado de força, não justificaria isso.
Como eu não tinha outro, acabei colocando o rolamento velho, que ainda tem condições de uso.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 15 Set 2015 - 12:24
Antes de fazer a retífica já existia um vazamento de óleo pelo pedal seletor de marcha, mas eu não tinha achado para comprar.
Recentemente comprei o original no mercado livre, custou 15 reais.
Retentor novo.
Para efetuar a troca, desmontei apenas a tampa do cambio. Lembrando que antes é necessário retirar a tampa do lado esquerdo do motor (tampa do pinhão).
Retentor velho retirado.
Ao lado do retentor existem um rolamento tipo agulha, me pareceu em condições de uso então não troquei.
Rolamento agulha.
Na mesma tampa existe outro retentor, aproveitei pra tirar foto.
Quando eu estava montando o motor, toquei o famoso retentor do sensor de neutro.
Retento do sensor de neutro.
Vamos ver se o vazamento vai ser sanado.
Recentemente comprei o original no mercado livre, custou 15 reais.
Retentor novo.
Para efetuar a troca, desmontei apenas a tampa do cambio. Lembrando que antes é necessário retirar a tampa do lado esquerdo do motor (tampa do pinhão).
Retentor velho retirado.
Ao lado do retentor existem um rolamento tipo agulha, me pareceu em condições de uso então não troquei.
Rolamento agulha.
Na mesma tampa existe outro retentor, aproveitei pra tirar foto.
Quando eu estava montando o motor, toquei o famoso retentor do sensor de neutro.
Retento do sensor de neutro.
Vamos ver se o vazamento vai ser sanado.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 15 Set 2015 - 12:33
A noite eu achava o painel com pouca luminosidade. Aproveitei para dar uma olhada nas lâmpadas, já que a carenagem esta desmontada.
As lampadas do painel ficam pressas na parte inferior do painel por soquetes que borracha é somente puxar com cuidado que eles desencaixam.
Isso pode ser feito com o painel no lugar, mas como o painel antigo esta fora da moto, fiz uso dele para tirar as fotos.
Lampadas do painel já desencaixadas.
São três lâmpadas de 3,4 ou 3 w e uma de 1,7w.
Duas estavam queimadas e uma estava muito escura, apesar de ainda funcionar.
Lampada velha apresentava pouca luminosidade por estar muito escura.
As lampadas do painel ficam pressas na parte inferior do painel por soquetes que borracha é somente puxar com cuidado que eles desencaixam.
Isso pode ser feito com o painel no lugar, mas como o painel antigo esta fora da moto, fiz uso dele para tirar as fotos.
Lampadas do painel já desencaixadas.
São três lâmpadas de 3,4 ou 3 w e uma de 1,7w.
Duas estavam queimadas e uma estava muito escura, apesar de ainda funcionar.
Lampada velha apresentava pouca luminosidade por estar muito escura.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 15 Set 2015 - 12:41
Somente por curiosidade, desmontei o hodômetro.
O painel da bol dor que eu instalei as vezes fica com o ponteiro de velocidade irregular, então desmontei o painel antigo para ter uma noção do funcionamento e no futuro tentar descobrir o defeito do novo painel.
Primeiro tirei os dois parafusos que prende a tampa das engrenagens.
Aparentemente tudo certo com as engrenagens.
Os mostradores estavam todos sujos resultado de um pó que sai do hodômetro com o tempo de uso.
Foi só passar um pano e tudo ficou como novo.
hodometro
O painel da bol dor que eu instalei as vezes fica com o ponteiro de velocidade irregular, então desmontei o painel antigo para ter uma noção do funcionamento e no futuro tentar descobrir o defeito do novo painel.
Primeiro tirei os dois parafusos que prende a tampa das engrenagens.
Aparentemente tudo certo com as engrenagens.
Os mostradores estavam todos sujos resultado de um pó que sai do hodômetro com o tempo de uso.
Foi só passar um pano e tudo ficou como novo.
hodometro
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 15 Set 2015 - 12:52
Em outubro teremos o Campina Grande MotoFest e o Rota do Sol MotoFest e o combinado foi chegar bem de galo, então resolvi recolocar o escape 4x1.
Aproveitei a retirada do escape para remover o cárter, seguindo o conselho do Marcos Holanda.
O cárter estava mais limpo do que eu esperava.
Muito pouca sujeira, nada de cola e nem limalha de ferro.
A peneira estava suja.
A sujeira deve ter sido durante a montagem.
Lavei bem e depois apliquei um jato de ar para secar bem antes de montar.
Aproveitei a retirada do escape para remover o cárter, seguindo o conselho do Marcos Holanda.
O cárter estava mais limpo do que eu esperava.
Muito pouca sujeira, nada de cola e nem limalha de ferro.
A peneira estava suja.
A sujeira deve ter sido durante a montagem.
Lavei bem e depois apliquei um jato de ar para secar bem antes de montar.
- Eduardo NC"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 15 Set 2015 - 15:54
Muito bom Anderson. Vamos que vamos
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 21 Set 2015 - 7:38
Eduardo NC escreveu:Muito bom Anderson. Vamos que vamos
Vamos equalizar os carburadores da black!
A minha esta sando a cobaia! Na black não pode haver erros! kkkk
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 21 Set 2015 - 7:52
Em postagens anteriores eu mostrei como trocar os orings dos parafusos da mistura, isso eu fiz nos carburadores "novos". Agora eu fiz a mesma coisa nos que vieram com a moto, porém eu fiz uma pequena experiência.
Quando eu tinha comprado os orings, não perguntei ao vendedor se eles eram resistentes à gasolina, então fiquei na dúvida.
Então eu peguei os orings que eu comprei no centro e os orings do kit, coloquei 4 de cada na gasolina e deixei por alguns dias.
Eu tinha comprado um kit de orings na loja do mecânico. Muito bom o preço e muito útil.
Não tem todas as medidas, mas já quebrou muito galho.
Deixei todos os orings na gasolina por uns 5 dias.
Resultado?
Todos saíram inteiros, porém eu puxei um por um para ver a flexibilidade e resistência.
Os quatros que eu comprei no centro quebraram, ja os quatro do kit ficaram intactos.
Ou seja, vou ter que trocar os que tinha colocado nos carburadores "novos", pois não são resistentes à gasolina.
Quando eu tinha comprado os orings, não perguntei ao vendedor se eles eram resistentes à gasolina, então fiquei na dúvida.
Então eu peguei os orings que eu comprei no centro e os orings do kit, coloquei 4 de cada na gasolina e deixei por alguns dias.
Eu tinha comprado um kit de orings na loja do mecânico. Muito bom o preço e muito útil.
Não tem todas as medidas, mas já quebrou muito galho.
Deixei todos os orings na gasolina por uns 5 dias.
Resultado?
Todos saíram inteiros, porém eu puxei um por um para ver a flexibilidade e resistência.
Os quatros que eu comprei no centro quebraram, ja os quatro do kit ficaram intactos.
Ou seja, vou ter que trocar os que tinha colocado nos carburadores "novos", pois não são resistentes à gasolina.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 21 Set 2015 - 8:00
Pintei o 4x1 com preto fosco vinílico, pois, até onde sei não precisa de base e é indicado para altas temperaturas.
Já coloquei no lugar.
Já tinha tido problemas com os prisioneiros que ficam no cabeçote para prender o escape. Eles são de rosca de 8mm no cabeçote e 7mm nos flanges do escapamento. Eu comprei um varão roscado de inox para substituir todos por rosca de 8mm em ambos os lados (e não ter mais problemas relacionados a ferrugem), mas acabei desistindo. Não tive espaço suficiente para remove-los com o motor no lugar, então vou guardar. Se um dia precisar remover o motor, faço a troca.
Já coloquei no lugar.
Já tinha tido problemas com os prisioneiros que ficam no cabeçote para prender o escape. Eles são de rosca de 8mm no cabeçote e 7mm nos flanges do escapamento. Eu comprei um varão roscado de inox para substituir todos por rosca de 8mm em ambos os lados (e não ter mais problemas relacionados a ferrugem), mas acabei desistindo. Não tive espaço suficiente para remove-los com o motor no lugar, então vou guardar. Se um dia precisar remover o motor, faço a troca.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 21 Set 2015 - 8:22
Retirei os diafragmas dos carburadores para verificar e encontrei alguns micro-furos em dois. Os furos eram tão pequenos que não tive como tirar fotos. Só consegui ver os furos esticando o diafragma contra a luz.
Por sorte eu tinha dois diafragmas novos guardados, mas nunca tinha trocado, nem tinha ideia. Pesquisei na internet e achei dois videos no youtube explicando como fazer a troca. Porém, só explicava como remove-lo inteiro. O meu já estava muito surrado e só saiu aos pedaços.
Resumindo a história, você tem que fazer uma ferramenta para retirar os pedaços que ficam presos no pistonete.
Quando puxei já foi se desmanchando.
Peguei uma chapa de inos bem fina, fiz uma ponta quase em forma de gancho e prendi no torno de bancada.
Depois foi só usar um pouco de força para retirar a borracha que ficou no pistonete.
Depois é só conferir se saiu realmente toda a borracha do pistonete.
Agora que se foi a parte mais fácil, vem a mais difícil!
Coloquei o diafragma novo no local a ser instalado.
O pistonete tem o formato cilíndrico, mas como esta já estava "viciado", achei melhor coloca-lo na mesma posição. Coloquei o pistonete no lugar, pelas marcas de desgaste dá pra ver qual era a posição original, segurei no lugar e fui girando o diafragma até a "orelhinha" encaixar o orifício corretamente.
O problema agora, foi encaixar a parte interna do diafragma no pistonete!
Usei um calibre de folgas para empurrar o diafragma. Mesmo com todo cuidado acabei rasgando o diafragma novo. Então tentei novamente com o segundo diafragma, usei um pouco de graxa para deslizar melhor e adivinhem só? Rasguei o outro também!! kkkk Agora vou comprar mais dois e tentar novamente com mais cuidado!
Alguém conhece uma técnica melhor???
Por sorte eu tinha dois diafragmas novos guardados, mas nunca tinha trocado, nem tinha ideia. Pesquisei na internet e achei dois videos no youtube explicando como fazer a troca. Porém, só explicava como remove-lo inteiro. O meu já estava muito surrado e só saiu aos pedaços.
Resumindo a história, você tem que fazer uma ferramenta para retirar os pedaços que ficam presos no pistonete.
Quando puxei já foi se desmanchando.
Peguei uma chapa de inos bem fina, fiz uma ponta quase em forma de gancho e prendi no torno de bancada.
Depois foi só usar um pouco de força para retirar a borracha que ficou no pistonete.
Depois é só conferir se saiu realmente toda a borracha do pistonete.
Agora que se foi a parte mais fácil, vem a mais difícil!
Coloquei o diafragma novo no local a ser instalado.
O pistonete tem o formato cilíndrico, mas como esta já estava "viciado", achei melhor coloca-lo na mesma posição. Coloquei o pistonete no lugar, pelas marcas de desgaste dá pra ver qual era a posição original, segurei no lugar e fui girando o diafragma até a "orelhinha" encaixar o orifício corretamente.
O problema agora, foi encaixar a parte interna do diafragma no pistonete!
Usei um calibre de folgas para empurrar o diafragma. Mesmo com todo cuidado acabei rasgando o diafragma novo. Então tentei novamente com o segundo diafragma, usei um pouco de graxa para deslizar melhor e adivinhem só? Rasguei o outro também!! kkkk Agora vou comprar mais dois e tentar novamente com mais cuidado!
Alguém conhece uma técnica melhor???
- MarcosHolanda"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 21 Set 2015 - 9:59
E ae Andersnon bom que descobriu a bronca do carburador.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 21 Set 2015 - 10:15
MarcosHolanda escreveu:E ae Andersnon bom que descobriu a bronca do carburador.
Ainda esqueci de mencionar, todas as boias estavam fora de nível.
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 21 Set 2015 - 10:29
Tinha esquecido de contar o início na história.
Na ultima viagem que eu fiz depois de recolocar os carburadores antigos notei um baixo rendimento e não conseguia passar dos 140 km/h.
O motor também fazia muito barulho na marcha lenta, perecia um chacoalhado. Alguns diziam ser a campana da embreagem.
Depois de fazer a equalização melhorou, mas não estava 100%. Então comprei a chave para regulagem na mistura, mas como a chave ainda é um pouco grande só consegui regular a mistura dois carburadores 1 e 4. Depois disso o funcionamento melhorou 80% em marcha lenta. Pegava com o motor frio sem afogador e ficava contando entre 1000 e 800 rpm sem barulho algum. Mas quando eu mexi nos parafusos da mistura, pingou um pouco de gasolina, então tive que abrir para fazer a troca dos orings.
Como não passava dos 140 km/h então conforme orientações dos colegas, os níveis de combustível da cuba também poderia estar fora e realmente estavam.
Hoje vou por os diafragmas dos carburadores novos no conjunto antigo e regular a mistura.
Depois vou fazer uma passo-a-passo mais explicado de como equalizar e regular a mistura.
Na ultima viagem que eu fiz depois de recolocar os carburadores antigos notei um baixo rendimento e não conseguia passar dos 140 km/h.
O motor também fazia muito barulho na marcha lenta, perecia um chacoalhado. Alguns diziam ser a campana da embreagem.
Depois de fazer a equalização melhorou, mas não estava 100%. Então comprei a chave para regulagem na mistura, mas como a chave ainda é um pouco grande só consegui regular a mistura dois carburadores 1 e 4. Depois disso o funcionamento melhorou 80% em marcha lenta. Pegava com o motor frio sem afogador e ficava contando entre 1000 e 800 rpm sem barulho algum. Mas quando eu mexi nos parafusos da mistura, pingou um pouco de gasolina, então tive que abrir para fazer a troca dos orings.
Como não passava dos 140 km/h então conforme orientações dos colegas, os níveis de combustível da cuba também poderia estar fora e realmente estavam.
Hoje vou por os diafragmas dos carburadores novos no conjunto antigo e regular a mistura.
Depois vou fazer uma passo-a-passo mais explicado de como equalizar e regular a mistura.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Qua 23 Set 2015 - 23:26
Hoje finalmente coloquei o escape 4 x 1 e regulei a mistura. O funcionamento ficou bom, mas não tive tempo nem de tirar foto, amanha faço isso.
Hoje aprendi mais uma compatibilidade de peças. O anel de vedação do escapamento é igual ao da twister/tornado. Quem me passou a informação foi o meu amigo Ênio de Natal. Fui no centro hoje e comprei logo 8 unidades a 5 reais cada. Lembrando que elas só servem apenas uma vez, depois que instalou se precisar retirar o escapamento tem que colocar outra nova. Depois que ela receber aperto não deve ser reutilizada.
De baixo pra cima: o anel novo, o anel que veio no jogo de juntar vedamotor (usei com o escapamento original depois da retífica do motor) e por ultimo o anel que veio na galo com o 4 x 1 instalado.
O mais diferente é o da twister, pois tem o formato circular e é um pouco mais largo, achei melhor pois vedou bem fácil. Os outros eram achatados e mais finos.
Aqui o anel já instalado na saída do cabeçote.
Hoje aprendi mais uma compatibilidade de peças. O anel de vedação do escapamento é igual ao da twister/tornado. Quem me passou a informação foi o meu amigo Ênio de Natal. Fui no centro hoje e comprei logo 8 unidades a 5 reais cada. Lembrando que elas só servem apenas uma vez, depois que instalou se precisar retirar o escapamento tem que colocar outra nova. Depois que ela receber aperto não deve ser reutilizada.
De baixo pra cima: o anel novo, o anel que veio no jogo de juntar vedamotor (usei com o escapamento original depois da retífica do motor) e por ultimo o anel que veio na galo com o 4 x 1 instalado.
O mais diferente é o da twister, pois tem o formato circular e é um pouco mais largo, achei melhor pois vedou bem fácil. Os outros eram achatados e mais finos.
Aqui o anel já instalado na saída do cabeçote.
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