Forum: GALEIROS DO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Topic'it
Aplicativo para acesso ao Fórum Galeiros do Brasil através do Smartphone.
Para Android e iOS
Clique no link Acesso ao Fórum por Smartphone para detalhes de como instalar.
Últimos assuntos
TROCA CORRENTE DE COMANDOQui 14 Dez 2023 - 12:00Cubas
CARBURADOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTOQui 29 Jun 2023 - 15:16Cristiano Borsoi
Compatibilidade de peças da GaloQui 29 Jun 2023 - 14:27Cristiano Borsoi
Adesivos da CBX 750 - Localizacao exata...Seg 30 maio 2022 - 17:20JoaoPaulo
Kit Pneus GaloDom 13 Fev 2022 - 18:13Rodrigo Souza
Reparo cilindro embreagem Qua 9 Fev 2022 - 0:20Manzara
Pneu TraseiroQua 9 Fev 2022 - 0:17Manzara
Bobina de IgniçaoQui 2 Set 2021 - 15:34okyloid
me apresentando aqui e tambem oferecendo...Dom 16 maio 2021 - 10:53marcão
ajuda para desmontar Seg 25 Jan 2021 - 16:19marcão
Cavalete central.Ter 29 Dez 2020 - 15:42marcão
Lampada philips led modêlo UltimonTer 10 Mar 2020 - 22:39Edison Mello
atuador da Embreagem vazandoSex 21 Fev 2020 - 11:31Alander oliveira
Quem está conectado?
30 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 30 visitantes

Nenhum


Restauração Indy Grená - Iniciante

+16
andersonsilva
junior bacurim
Eduardo NC
Eduardo Cruz
Nannao-Franca-SP
AdiCosta
MarcosHolanda
Cubas
Humberto_750_Cbá
eguti tattoo
daxelis
kart@961
Aragon
Leandro
Tomate750
GuiNavarro
20 participantes
Ir para baixo
Eduardo NC
Eduardo NC
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 96
Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 49

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Qua 22 Jul 2015 - 16:56
Pois o da minha Black é de 240km/h
Segue foto
[img]Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 IMG_4535[/img]

E agora? Tem mais alguma Black aqui para comparar?
GuiNavarro
GuiNavarro
"Já tenho uma 4 Cilindros"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default2
Mensagens : 682
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 44
http://www.passatempohm.com.br

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Qua 22 Jul 2015 - 17:11
Eduardo NC escreveu:Pois o da minha Black é de 240km/h
Segue foto
[img]Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 IMG_4535[/img]

E agora? Tem mais alguma Black aqui para comparar?

É agora azedou mesmo pois o seu é diferente e notei que não tem a luz da sexta marcha como o que está na foto que eu postei que tem a luz speed.

Vamos ver se algum dos mestres das galos nos tiram essa dúvida.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Sáb 25 Jul 2015 - 22:36
Enquanto vocês resolvem as diferenças da black, a restauração continua...

Fiz o pedido semana passada na chaparral em SP de um motor de arranque novo. Tive sorte, pois foi o ultimo no preço de R$ 500. Eles nem tinham mais, tive que esperar ele receberem novamente, mas deu tudo certo.
Chegou hoje e fui logo instalar na moto.
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Besbjr
Muito fácil de instalar, apenas dois parafusos de fixação e um parafuso do cabo positivo. Só tive um pouco de dificuldade para instalar a engrenagem de acionamento que vai no eixo do alternador. No arranque antigo a engrenagem ficava bem folgada, porém no novo só entrou com algumas marteladas.
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2zdzz8x
Após instalar deu pra notar a diferença de cara! O motor gira muito mais rápido e macio. Tudo certo!
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Sáb 25 Jul 2015 - 22:56
Quando fui instalar o chicote de fiação novo, vi que faltava um relé no chicote antigo. Logo percebi que se tratava do relé de luz alta, andei esses dias sem luz alta. Verifiquei no diagrama elétrico que se tratava de um específico pra galo, apesar de ser uma relé com apenas um contato aberto, possui quatro terminais na mesma posição. Ainda procurei o relé original, mas não achei em lugar algum, então tive que improvisar...

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2q0veax

São quatro terminais, dois da bobina e dois do contato aberto.
Então eu retirei os terminais do encaixe e fiz a ligação em um rele comum de carro (pode ser um relé de buzina, farol), usei um que suporta 40 amperes.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 27wx2iq

O fio verde é o negativo, o  azul é o positivo, ambos foram ligado nos terminais da bobina. Terminais 85 e 86 do relé, não há polaridade.


Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2e4xbtd

Os fios branco/azul e branco/vermelho foram ligados nos terminais 30 e 87 (contato aberto), na prática não há polaridade já que é usado apenas um contato aberto (pode ser usado um relé com 5 terminais, é somente esquecer que o contato fechado 87a).
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Sáb 25 Jul 2015 - 23:07
Falta de luz alta resolvida, então aproveitei que a carenagem já estava fora da moto e fui verificar a compatibilidade do painel da bol d"or com o da indy.
Por baixo do painel é tudo igual, os encaixes, fiação, então resolvei instalar e testar.
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2rf3n5y
Funcionou tudo perfeitamente.

Algumas pequenas diferenças, como o indicador de luz alta é azul com uma listra laranja.

Para a curiosidade de todos, não pude testar o velocímetro! Deixei o amortecedor traseiro na oficina, pois não estava legal, ficou macio demais e chegava no fim do curso quando estava com o garupa. Só vou pegar na terça e ai sim vou testar o velocímetro.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Sáb 25 Jul 2015 - 23:24
As carenagens foram recuperadas, principalmente os locais dos parafusos.
Como a minha galo veio sem nenhum coxim das carenagens, tive que pensar em algo para substituir. Fixar as carenagens sem os coxins não é indicado, pois facilmente irá quebrar nas proximidades dos furos dos parafusos por causa do esforço concentrado.
Então eu fiz uma bucha de metal usando um cano de alumínio com o diâmetro um pouco maior que o parafuso. Para evitar mais ainda qualquer esforço desnecessário, alarguei o furo na horizontal para que fosse possível variar um pouco a posição da peça.
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2qu6r1l

Aqui o furo alargado na horizontal.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 T4tqoy

Fiz uma bucha com um pedaço de cano de alumínio, o tamanho foi um pouco maior do que a espessura da carenagem.
Para compensar a folga da bucha, usei um pedaço de borracha macia. A bucha serve para segurar o aperto do parafuso sem apertar a carenagem. O que aperta a carenagem é somente a borracha. Como a borracha é macia, não vai transferir muito esforço para carenagem, somente o necessário para fixar. É um bom substituto para o coxim e a bucha original, sobretudo bem mais barato e fácil de fazer.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 X36104
Usei um vazador para fazer um furo de diâmetro aproximado da bucha de alumínio e encaixei a borracha.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 339ua7c

Aqui já o conjunto instalado.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Sáb 25 Jul 2015 - 23:33
Da mesma maneira eu fiz buchas para aumentar o espaço entre o suporte do carona e a rabeta.
Sendo que como o esforço no suporte do carona é grande, fiz as buchas de aço, usando um tubo com as paredes bem grossas.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2pyam4l
Aqui onde é colocado o parafuso do suporte do carona, fiz um furo na carenagem um pouco mais largo do que a bucha de aço.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2vljlaf

Aqui a bucha já instalada.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2ufghhl

Da mesma maneira, fiz um furo na borracha com um vazador na medida da largura da bucha.

Depois foi só instalar o suporte do carona e deu tudo certo.
MarcosHolanda
MarcosHolanda
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 378
Data de inscrição : 04/02/2014

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Dom 26 Jul 2015 - 8:08
Ta ficando bom Anderson

Coloca essa galo pra rodar.


Última edição por MarcosHolanda em Dom 26 Jul 2015 - 17:18, editado 1 vez(es)
Humberto_750_Cbá
Humberto_750_Cbá
Moderador
Mensagens : 769
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 57

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Dom 26 Jul 2015 - 12:19
Pessoal, os paineis com marcação em 180Km/h são das CBX750F do Japão. Lá a potência das motos são muito limitadas por lei, diminuindo bem a velocidade. As mesmas motos comercializadas fora do Japão são mais potentes. O Kart comprou o painel do Marco Antonio do Japão, por isso esta marcação em 180. Todas as Blacks comercializadas no Brasil marcam 240Km/h. Imagino que só a troca da engrenagem na roda dianteira não resolva, pois a diferença é muito grande. Eu trocaria o velocímetro todo.

Abs.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Dom 26 Jul 2015 - 16:45
MarcosHolanda escreveu:Ta ficando bom Anserson

Coloca essa galo pra rodar.

Valeu Marcos! Meu plano é ir para Santa Cruz - RN sábado que vem na galo.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Dom 26 Jul 2015 - 16:47
Humberto_750_Cbá escreveu:Pessoal, os paineis com marcação em 180Km/h são das CBX750F do Japão. Lá a potência das motos são muito limitadas por lei, diminuindo bem a velocidade. As mesmas motos comercializadas fora do Japão são mais potentes. O Kart comprou o painel do Marco Antonio do Japão, por isso esta marcação em 180. Todas as Blacks comercializadas no Brasil marcam 240Km/h. Imagino que só a troca da engrenagem na roda dianteira não resolva, pois a diferença é muito grande. Eu trocaria o velocímetro todo.

Abs.

Valeu Humberto. Vou tirar a dúvida do velocímetro quando instalar o amortecedor, provavelmente da terça.
GuiNavarro
GuiNavarro
"Já tenho uma 4 Cilindros"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default2
Mensagens : 682
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 44
http://www.passatempohm.com.br

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Seg 27 Jul 2015 - 11:33
Humberto_750_Cbá escreveu:Pessoal, os paineis com marcação em 180Km/h são das CBX750F do Japão. Lá a potência das motos são muito limitadas por lei, diminuindo bem a velocidade. As mesmas motos comercializadas fora do Japão são mais potentes. O Kart comprou o painel do Marco Antonio do Japão, por isso esta marcação em 180. Todas as Blacks comercializadas no Brasil marcam 240Km/h. Imagino que só a troca da engrenagem na roda dianteira não resolva, pois a diferença é muito grande. Eu trocaria o velocímetro todo.

Abs.

Valeu Humberto agora ficou explicada essa parada do painel, me desculpem se por acaso falei de mais.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Ter 4 Ago 2015 - 0:16
Painel testado! O velocímetro funciona normal, ou seja, o desmultiplicador das galos brasileiras são iguais as das japonesas. A diferença está realmente no velocímetro, as engrenagens dentro é que fazem a "adequação" para a velocidade máxima de 180 km/h.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Ter 4 Ago 2015 - 0:36
Neste fim de semana rodei até completar os primeiros 1.000 km.
O motor está 100 %.
Mas tive alguns problemas:
1- Vazamento de óleo pelo motor de arranque. Apesar de ser novo e ja ter vindo com o oring adequado no instalado, ainda vazou um pouco de óleo, mas nada que comprometesse o funcionamento. Assim que puder vou retira-lo e verificar se há algo de errado.
2- Os carburadores estão me dando trabalho. A marcha lenta está muito irregular. E na maioria das vezes parece só estar queimando 3 cilindros. Quando passo dos 5.000 rpm ela queima os 4 cilindro normal. Vou  ter que ajustar a mistura;
3- Quando passo dos 100 km/h falta combustível! Acredito que o problema esteja no vácuo do registo de combustível. Quero comprar essa semana um registro novo e trocar a mangueira do vácuo.
4- O freio dianteiro não está 100%. O cilindro mestre da minha galo foi trocado por um da CBR 1000. Ou eu compro o da galo mesmo ou vou comprar o reparo e deixar o que está.
5- A caixa de direção está com uma boa folga. Eu ja tinha comprado os rolamentos novos, mas ainda não troquei. Então não vou nem ajustar os antigos, vou logo instalar os novos.
6- O serviço de reparo do amortecedor simplesmente não prestou, joguei dinheiro fora! Com o garupa chega no fim do curso fácil! Consegui outro amortecedor com o Marcos de Recife, vou ver como ele está e tentar recuperar.

Apesar de tudo isso:

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2ywetlv

Fui pra Natal na sexta e no sábado fui até Santa Cruz Motofest!
AdiCosta
AdiCosta
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 113
Data de inscrição : 23/09/2014
Idade : 63

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Ter 4 Ago 2015 - 17:17
Anderson,

Voce comentou que fez reparo no amortecedor e não ficou bom.

Onde voce fez o seu? Fiz o meu na Gas Total - https://www.facebook.com/GasTotalMotos ou http://www.gastotalpreparacoes.com.br/

Preservou a carcaça e colocou sistema pressurizado e de acordo com o meu peso e do garupa.

Achei que ficou muito bom, fiz por recomendação de um amigo que tinha feito na dele e havia ficado satisfeito tambem.

Escreve para eles e eles te darão todas as explicações técnicas de como é feito o serviço.

Abraços, espero te ajudado.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Seg 10 Ago 2015 - 23:03
AdiCosta escreveu:Anderson,

Voce comentou que fez reparo no amortecedor e não ficou bom.

Onde voce fez o seu? Fiz o meu na Gas Total - https://www.facebook.com/GasTotalMotos ou http://www.gastotalpreparacoes.com.br/

Preservou a carcaça e colocou sistema pressurizado e de acordo com o meu peso e do garupa.

Achei que ficou muito bom, fiz por recomendação de um amigo que tinha feito na dele e havia ficado satisfeito tambem.

Escreve para eles e eles te darão todas as explicações técnicas de como é feito o serviço.

Abraços, espero te ajudado.

AdiCosta, eu fiz aqui no centro da cidade em uma oficina "especializada" em recuperar amortecedores. Para mandar pra São Paulo acho que não deve valer a pena. Vou tentar fazer por aqui mesmo. Recebi o amortecedor do Marcos, ele está só com um vazamento de ar, vou tentar resolver. Se não der certo, vou comprar um novo da falcon ou hornet e adaptar.

Obrigado pela dica.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Seg 10 Ago 2015 - 23:16
Depois de muitas tentativas de acertar os carburadores "novos", resolvi tentar recuperar os velhos.
Pra quem não viu na época, aí está o estrago que eu fiz no carburador ao tentar trocar a sede.


Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 11jcfic

O trinco foi grande, tinha a certeza de ter perdido o carburador, mas depois de muito refletir e olhar pra ele, eu tive a seguinte ideia:

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2py2vt5

Coloquei um oring na parte inferior, fazendo vedar a passagem de combustível antes do trico. Fiz o teste antes de por na moto e vedou direitinho. O local onde é instalada a sede tem um formato tal que parece que foi feito pra receber o oring. Esse oring é o de menor diâmetro que vem no kit de juntas do carburador da vedamotor.
Funcionou muito bem o motor, agora só falta equalizar, pois não deu tempo hoje.

Os carburadores que eu tinha comprado não deu certo de maneira alguma, marcha lenta irregular, queimava somente 3 cilindros, dava falta de combustível etc. Depois que eu tiver tempo vou tentar descobrir qual o defeito deles.
MarcosHolanda
MarcosHolanda
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 378
Data de inscrição : 04/02/2014

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Ter 11 Ago 2015 - 19:48
Anderson nao é melhor trocar somente este carburador ? Ja pensou em mandar soldar ? Acho arriscado rodar com esta sede trincada
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Seg 17 Ago 2015 - 19:50
Hoje resolvi investigar os carburadores "novos". O vendedor me disse que estavam equalizados, era só instalar, mas nunca funcionaram bem. Sempre com aceleração irregular, as vezes não queimava um cilindro.
Hoje resolvi desmontar mais uma vez, porém retirei todos os parafusos de regulagem da mistura e adivinhem só?
Não tinha nenhum montado adequadamente.

A sequência de montagem é:

1 - o parafuso de regulagem da mistura

2- uma arruela

3 - um oring

O que eu imagino que tenha acontecido é que, quem desmontou esqueceu de retirar a arruela e o oring velho. Simplesmente acrescentam um oring.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 2i9phj6

A maioria estavam assim, uma arruela no meio de dois orings. Pelo estado do oring da frente, ele deve ser bemm antigo.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Qs8i6f

Outro estava assim, o oring deformado por estar entre a mola e o carburador.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 E19d7o

O de cima esta na sequencia correta.

O de baixo falta a arruela.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 34gnd3o

Este aqui o oring se "fundiu" com a arruela.

Essa semana vou montar e tentar equalizar.

Estou tentando fabricar uma chave de fenda com a ponta em ângulo para regular a mistura com os carburadores instalados.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Seg 17 Ago 2015 - 19:53
MarcosHolanda escreveu:Anderson nao é melhor trocar somente este carburador ? Ja pensou em mandar soldar ? Acho arriscado rodar com esta sede trincada
Marcos, eu desconheço como fazer solda em carburador! Existe como??
MarcosHolanda
MarcosHolanda
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 378
Data de inscrição : 04/02/2014

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Seg 17 Ago 2015 - 20:04
andersonsilva escreveu:
MarcosHolanda escreveu:Anderson nao é melhor trocar somente este carburador ? Ja pensou em mandar soldar ? Acho arriscado rodar com esta sede trincada
Marcos, eu desconheço como fazer solda em carburador! Existe como??

Sim pega solda o meu carburador quando o antigo dono foi desmontar quebrou logo o que prende o cabo do acelerador levei em um cara que solda aluminio e ele soldou na hora ta ate hoje.

Material que e feito o carburador e zamac

Quanto aos parafusos da mistura primeiro vai a arruela e depois o oring
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Ter 18 Ago 2015 - 23:04
Hoje comprei os orings dos parafusos da mistura e montei.

Resolvi tirar fotos para explicar como deixar as boias no nível certo.

Para começar, se eu estiver errado que me corrijam, mas o nível deve ser  medido entre a base superior da cuba e o nível inferior da boia. Para isso é necessário colocar os carburadores inclinados, de maneira que as boias fiquem "penduradas". É só apoiar os carburadores em uma mesa e inclinar um pouco para que as boias simplesmente toquem os estiletes (válvulas). As boias não devem ficar voltadas para cima, pois na extremidade do estilete que é apoiada sobre a boia há um pino (dourado na foto a seguir) com uma mola (interna). Pois se todo o peso da boia ficar sobre o estilete a mola será pressionada, resultando em uma leitura errada.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 15n8zkj

Na foto temos três estiletes diferentes: cb 450, cbx 200 strada e da CG.
Notem que todos tem alturas diferentes. Além disso a pressão da mola também é diferente.
Todos servem na galo, porém você deve usar o mais apropriado levando em consideração principalmente a altura.
Se as sedes dos estiletes estão na mesma altura, provavelmente você deverá usar todos iguais. Mas como no meu caso eu troquei todas as sedes, fica um pouco complicado acertar na mesma altura, até por que elas são colocadas sob pressão (marteladas).
Então como eu tinha vários estiletes novos, fui colocando os que se adequaram melhor para obter a altura da boia correta.

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 E87okl

Nível correto é 18,5 mm (com tolerância de +ou- 1 mm, ou seja, a altura pode variar de 17,5 mm até 19,5 mm).
Essa variação toda será corrigida através da regulagem da mistura.  Ou seja, sempre que trocar a sede, é necessário equalizar. A mistura também é diretamente afetada pela resistência que o ar sofre ao entrar no carburador, ou seja, quando o filtro de ar vai ficando velho e sua permeabilidade a passagem do ar vai diminuindo, o que acarretará em uma diferença da proporção de ar/combustível (mistura).
Logo, no meu entendimento, a equalização deve ser feita com os carburadores ligados ao filtro de ar.

Assim que eu tiver tempo essa semana, pretendo instalar os vacuômetros e tentar equalizar seguindo as instruções do manual de serviço.

Outra coisa que eu vi de errado nos carburadores: eu parafusos da mistura vieram selados (marcados com tinta), o que deveriam indicar que já estavam equalizados. Segundo o manual, o parafuso da mistura deve ser instalado e "encostado" na sede, sem força para não danificar, e depois deve ser folgado 1 volta e 3/4. Assim eu fiz e adivinhem só? bateu exatamente onde os parafusos vieram "selados". Ou seja, os carburadores não foram devidamente equalizados, foram somente montados e deixados no ponto de equalizar. Seja por falta de conhecimento ou caráter, o serviço não foi finalizado. E mesmo se tivessem tentado equalizar, talvez não fosse possível por causa dos orings velhos deformados e ainda instalados de maneira incorreta.
MarcosHolanda
MarcosHolanda
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 378
Data de inscrição : 04/02/2014

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Ter 18 Ago 2015 - 23:44
Para min equalizar e a parte mais fácil onde as borboletas devem abrir sincronizadas. Bastando deixar o aparecer o furo abaixo da borboleta

O difícil e acertar a mistura onde devemos seguir o procedimento do manual e ficar de olho no rpm
Humberto_750_Cbá
Humberto_750_Cbá
Moderador
Mensagens : 769
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 57

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Qua 19 Ago 2015 - 10:20
Anderson, muito boas as suas explicações e fotos. Quem poderá dar um aval melhor é o Cubas que mexe com isso todo dia.
Mas eu acho que vc tem que atentar para o que é equalização e o que é ajuste de mistura. Isso para não gerar dúvidas em outros amigos Galeiros que leiam este tópico.
Observe que equalização é o ajuste das borboletas dos carburadores para os 4 abrirem por igual. Sem deixar que passe menos ou mais ar para os cilindros.
Ajuste da mistura, como o próprio nome diz, é para que a mistura ar/combustível seja a mais adequada a cada cilindro, proporcionando a melhor queima possível. Nesse aspecto, veja que nem sempre o ajuste de mistura de um cilindro seja rigorosamente igual a outro, diferente da equalização, onde todas as borboletas devem abrir por igual.

A equalização é feita nos parafusos em cima dos carburadores e o ajuste de mistura é feito por baixo dos carburadores, logo nas saídas destes para os coletores de admissão.

Abs.
andersonsilva
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"
Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Default1
Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Sex 21 Ago 2015 - 20:58
Humberto_750_Cbá escreveu:Anderson, muito boas as suas explicações e fotos. Quem poderá dar um aval melhor é o Cubas que mexe com isso todo dia.
Mas eu acho que vc tem que atentar para o que é equalização e o que é ajuste de mistura. Isso para não gerar dúvidas em outros amigos Galeiros que leiam este tópico.
Observe que equalização é o ajuste das borboletas dos carburadores para os 4 abrirem por igual. Sem deixar que passe menos ou mais ar para os cilindros.
Ajuste da mistura, como o próprio nome diz, é para que a mistura ar/combustível seja a mais adequada a cada cilindro, proporcionando a melhor queima possível. Nesse aspecto, veja que nem sempre o ajuste de mistura de um cilindro seja rigorosamente igual a outro, diferente da equalização, onde todas as borboletas devem abrir por igual.

A equalização é feita nos parafusos em cima dos carburadores e o ajuste de mistura é feito por baixo dos carburadores, logo nas saídas destes para os coletores de admissão.

Abs.

Muito bom Cubas!
Eu tinha me dado conta exatamente disso que você falou depois de ter lido a postagem, deixei confundir regular a mistura e equalizar. Vou tentar fazer um vídeo além de escrever para ficar bem claro para todos.
Conteúdo patrocinado

Restauração Indy Grená - Iniciante - Página 6 Empty Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos