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Restauração Indy Grená - Iniciante

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Ter 28 Abr 2015 - 10:04
Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos que fazem suas restaurações, manutenções e postam aqui no fórum pois graças a todas essas pessoas eu senti confiança em realizar todos os serviços possíveis em minha moto. Uma coisa é você fazer um serviço as "cegas", outra coisa é você dedicar um bom tempo lendo, vendo fotos, assistindo vídeos e aprendendo com o erro dos outros antes de meter a chave no motor da galo!

Inclusive peço a ajuda e opinião de todos, pois não sou nenhum profissional e com certeza cometi muitos erros. Fico feliz se alguém me corrigir e mais ainda por alguém poder aprender com meu erro.

Vou procurar explicar tudo o que venho fazendo, dizendo os valores e onde fiz as compras.
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Ter 28 Abr 2015 - 10:12
Anderson, bem vindo.

Com certeza aqui você vai encontrar muita solução e respostas para as suas dúvidas pois essa é a ideia desse fórum, use e abuse e sempre quiser faça a sua pergunta pois sempre tem alguém que saberá responder.

Abraço.
andersonsilva
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Ter 28 Abr 2015 - 10:17
Comprei esta moto em setembro de 2014, o antigo dono tinha a mais de 10 anos. Ele andava nela uma vez por mês, mas pelo visto dava pau nela e a manutenção era bem precária.
A primeira vez que andei na moto já vi que tinha algo de errado no motor, ouvia um baralho bem característico da corrente de comando quando desacelerava.
Então a primeira providência foi trocar a corrente de Comando.
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Ter 28 Abr 2015 - 10:18
GuiNavarro escreveu:Anderson, bem vindo.

Com certeza aqui você vai encontrar muita solução e respostas para as suas dúvidas pois essa é a ideia desse fórum, use e abuse e sempre quiser faça a sua pergunta pois sempre tem alguém que saberá responder.

Abraço.
Obrigado Amigo.
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Ter 28 Abr 2015 - 10:19
Tamu acompanhando...

qualquer zica de um alô!!!
Leandro
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Ter 28 Abr 2015 - 11:37
É
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Ter 28 Abr 2015 - 12:43
Passei 5 tardes pra conseguir colocar o motor no tempo certo, algum mecânico anterior que desmontou os comando de válvulas colocou as engrenagens com as posições invertidas. Só consegui depois de ver uma foto de alguém aqui no fórum com as engrenagens invertidas. No final foi somente alinhar as marcações IN e EX com a carcaça do motor na parte interna (próximo ao local de instalação das velas). Depois de trocar a corrente de comando o barulho parou.
Depois de ter instalado e andado alguns dias na moto, percebi um barulho estranho assim que ligava com o motor frio. TEC TEC TEC, somente na baixa rotação. O barulho era na parte de baixo do motor, dava pra perceber que não tinha nada haver com tuchos.
Comecei a pesquisar e vi um vídeo postado no youtube por "Guapira Motos", onde o mecânico mostrava que dava pra ver uma folga excessiva no virabrequim através da tampa do gerador de pulsos. Assim eu desmontei a tampa e pude ver que realmente a folga era muito grande, próxima de 1 mm.
Já tive a certeza que logo logo eu deveria fazer a retífica do motor, mas mesmo assim continuei andando na motor normalmente e apareceu outro barulho...
Quando saia em baixa rotação bem devagar, dava pra ouvir um chacoalhado. Em alta não ouvia nada. Mesmo assim continuei andando e apareceu outro sintoma, fumaça com o motor frio. Depois que esquentava sumia, mas com os dias foi só aumentando, aumentando até que eu pedi ajudar aqui no fórum. MarcosHolanda me aconselhou a nem ligar mais o motor e mandar logo fazer a retífica.
Assim eu parei de andar e comecei a pesquisar os passos para fazer a retífica. Mas antes eu comprei um manômetro para verificar a compressão do motor. Custou algo em tordo de R$ 130 no site "loja do mecânico".
Então lá fui eu aferir:
1º cilindo 4,5;
2º cilindro 4,5;
3º cilindro 0 isso mesmo, zero;
4º cilindo 5,0.
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Ter 28 Abr 2015 - 12:54
Então não tive dúvidas, comecei a desmontar o motor.
Na ansiedade de abrir tudo logo já comecei errando... tirei logo o motor antes de desmontar o alternador e a embreagem. Mas tudo bem, principiante é assim mesmo!
Ao desmontar os comando de válvulas já tive a primeira surpresa, alguns ressaltos já estavam bem gastos, como também alguns balancins. Já comecei a ver os preços dos balancins e dos comandos, achei de todo preço... balancim de 40 a 150 reais, comando de 250 a 600 reais...
Até que eu achei no mercado livre um cara de SP vendendo dois comandos e 16 balancins por R$ 980, pelas fotos estavam praticamente sem uso. Então comprei e quando chegou estavam realmente zerados, segundo o vendedor foi retirado de uma moto da Europa com baixa quilometragem.
Postarei fotos dos comandos e balancins novos e usados.
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Ter 28 Abr 2015 - 16:44
Boas Anderson ..bem vindo ao forum e aos inconvenientes que a galo as vezes da ..rsrs.. acho que nenhum de nos nunca teve uma zebrinha sequer com as rainhas .. e ainda bem que isso ocorre .. pq isso so aumenta a vontade de andar com ela depois que fica pronta ... Vc é conterrâneo do meu irmão ai em JP qualquer dia vô de galo ai fazer uma visita .. boa sorte e paciencia na empreitada .. abs
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Ter 28 Abr 2015 - 22:57
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Balancin desgastado
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Ter 28 Abr 2015 - 23:01
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Não sei se está muito visível, mas alguns ressaltos do comando estavam gastos bem no centro, isso com certeza ajudou a desgastar os balancins.
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Ter 28 Abr 2015 - 23:04
Restauração Indy Grená - Iniciante 30veku9
Restauração Indy Grená - Iniciante Smgei9

Os comandos e balacins novos estão em ótimo estado.
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Ter 28 Abr 2015 - 23:09
Restauração Indy Grená - Iniciante 343rx4x
Restauração Indy Grená - Iniciante Opvifl

Vejam o estado das bronzinas, bem desgastadas, já com alguns pontos escuros.
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Ter 28 Abr 2015 - 23:22
Aos poucos fui descobrindo alguns problemas que contribuíram para o estrago no motor da galo.
Assim que tirei o cárter observei que tinha um anel de vedação deformado e fora do lugar.
Restauração Indy Grená - Iniciante Nuvjm
Restauração Indy Grená - Iniciante 2r5uan6
Pode ter sido resultado de muito tempo sem manutenção ou foi substituído por um anel de vedação normal. Todos os anéis de vedação que entram em contato com óleo ou gasolina devem ser feitos de silicone, viton, ou de outro material próprio para tal situação. Por isso fiz questão de comprar todo as borrachas originais honda. Mais adiante demonstrarei como e por quanto adquiri todas as borrachas.

Da mesma forma estava o anel de vedação que fica na tampa lateral esquerda (tampa do pinhão).

Restauração Indy Grená - Iniciante Mih37r
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Qua 29 Abr 2015 - 9:28
Show mostra mais.
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Qua 29 Abr 2015 - 9:38
Lindo trabalho Anderson..., palmas palmas palmas
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Qui 30 Abr 2015 - 21:31
Mandei o cabeçote para a retífica. Ao desmontar vejam o resultado:
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Todas as válvulas de admissão estavam similares, completamente carbonizadas e desgastadas. Só foram aproveitadas as de exaustão.
Comprei as válvulas novas no mercado livre, R$ 45 cada. No mesmo dia deixei na retífica e hoje já estava tudo pronto.
Válvulas novas
Restauração Indy Grená - Iniciante 1y216b
Restauração Indy Grená - Iniciante 97r79g

Cabeçote faceado, recebeu um banho químico e as válvulas novas de admissão instaladas e a válvulas velhas de exaustão esmerilhadas.

Restauração Indy Grená - Iniciante 14t80ap
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Qui 30 Abr 2015 - 21:45
Essa semana eu fiz o pedido das bronzinas e os anéis de vedação pelo site
partzilla.com. Cada bronzina de biela custou 9 dólares (aproximadamente 30 reais), já as de mancal custaram 6,67 dólares (aproximadamente 22 reais). Aqui no Brasil o valor mais barato das bronzinas que achei foi 55 reais cada. Já tinha feito outro pedido pelo mesmo site e demorou uns 20 dias para chegar, mas vale a pena pois é tudo original honda.
Também fiz o pedido no mesmo site dos anéis de vedação, um pino guia do cabeçote que foi perdido na retífica e mais algumas coisas. Vou postar a tabela de tudo que comprei. Usando o catálogo de peças fica fácil de pedir qualquer peça disponível. Tinha esquecido de contabilizar o frete, aproximadamente 50 dólares.
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Qui 30 Abr 2015 - 21:49
13216-MJ0-013 BEARING C, CONN ROD (American Honda) $9.00
Available Thursday, April 30, 2015
8 $72.00
13317-MJ0-010 BRG C, MAIN (17MM) (American Honda) $6.67
Available Thursday, April 30, 2015
8 $53.36
15154-MJ0-000 GASKET, OIL STRAINER (American Honda) $4.61
Available Thursday, April 30, 2015
1 $4.61
90607-ME5-000 PIN (6MM) (American Honda) $1.76
Available Thursday, April 30, 2015
2 $3.52
91203-MJ0-005 OIL SEAL (26X42X8) (American Honda) $6.72
Available Thursday, April 30, 2015
2 $13.44
91206-MJ0-005 OIL SEAL (40X58X9) (American Honda) $7.56
In Stock
1 $7.56
91207-MJ0-005 OIL SEAL (40X62X6) (American Honda) $8.03
In Stock
1 $8.03
91301-MJ0-003 O-RING (7.8X1.9) (American Honda) $1.39
Available Thursday, April 30, 2015
8 $11.12
91302-KF0-003 O-RING (54X2.4) (American Honda) $2.46
In Stock
2 $4.92
91307-425-003 O-RING (21.5X3.2) (American Honda) $1.61
In Stock
1 $1.61
91308-MA6-005 O-RING (14.6X3.6) (American Honda) $2.75
Available Thursday, April 30, 2015
4 $11.00
91309-MJ0-005 O-RING (9.8X2.7) (American Honda) $2.86
Available Thursday, April 30, 2015
4 $11.44
91316-MJ0-003 O-RING (50X2.5) (American Honda) $5.20
Available Monday, May 04, 2015
2 $10.40
91318-ME5-003 O-RING (5.6X1.9) (American Honda) $2.45
In Stock
2 $4.90
91356-MA6-005 O-RING (14.8X2.4) (American Honda) $1.10
Available Thursday, April 30, 2015
6 $6.60
94301-12200 PIN, DOWEL (12X20) (American Honda) $1.27
In Stock
2 $2.54
94601-17000 CLIP (17MM) (American Honda) $0.86
In Stock
8 $6.88
Subtotal: $233.93
Shipping & Handling: $57.99
Tax: $0.00
Order Total: $291.92
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Qui 30 Abr 2015 - 21:52
Enquanto as peças não chegam é tempo de revisar os carburadores.
Faz uns 6 meses que mandei um mecânico fazer uma limpeza nos carburadores, mas pelo visto joguei dinheiro fora...
Vejam o que tinha nas cubas:
Restauração Indy Grená - Iniciante 2hole8j
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Qui 30 Abr 2015 - 22:10
Antes de parar a moto para desmontar os carburadores já vinham me dando trabalho. Quando a moto passava algum tempo parada eu novata que a gasolina da mangueira de alimentação dos carburadores ficava fazia. Dava pra ver pelo filtro de combustível que é transparante (eis aqui a grande importância de um registro de combustível que utiliza o vácuo para liberar o combustível, pois ao contrário a gasolina do tanque iria parar toda dentro do cilindro gerando um calço hidráulico, aí no mínimo eu iria perder um(as) biela). As vezes pra ela pegar eu tinha que fazer um vácuo na torneira de combustível e esperar encher todo o sistema antes de funcionar. Andei pesquisando aqui no fórum e li alguém comentando que deveria ser a válvula estilete. E realmente seria a causa mais provável. Então eu pensei numa maneira de como tirar a prova:
Restauração Indy Grená - Iniciante M8isrs
Retirei todas as bubas, e coloquei gasolina pela mangueira de alimentação utilizando um pequeno reservatório. Aí foi só apertar o reservatório e olhar de saía gasolina por alguma das válvulas estiletes.
Para a minha surpresa saiu gasolina por 3. Ou seja, vou trocar todas.
Restauração Indy Grená - Iniciante 18norq
Procurei por aqui e só achei em uma loja, 20 reais o kit completo similar de guarnições da CG antiga que contém a válvula estilete e a sede. Vou passar na autorizada para ver se acho a original.
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Qui 30 Abr 2015 - 22:34
Ainda tinham dois diafragmas furados. Comprei logo os 4 por 100 reais no mercado livre. São os mesmos da CBR450.

Restauração Indy Grená - Iniciante 2yjtpa8
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Dom 3 maio 2015 - 16:07
Em pleno domingo, os correios então trabalhando. Acabaram de chegar os anéis de segmento, guarnição da cuba do carburador e mais algumas coisas que pedi no site moto atacado.

Anel Motor CBX 750 0,25 (RIK-100236) | 4 | R$ 62,04
Kit Guarnição CUBA Carburador CBX150 / CBX-200 / CBX-750 / CBR-450 | 4 | R$ 7,73
Corrente Comando CBX-750 146L (VINI-10110256) | 1 | R$ 32,61
Maçaneta Freio CBX-150/CB-400 II/CB-450 DX/CBX-750F (A3010) | 1 | R$ 7,68

A corrente de comando eu não vou usar, comprei por pura curiosidade. Recentemente eu coloquei uma DID, custou R$ 280 em uma loja em Recife. Em todo lugar que pesquisei a corrente DID fica ente 230 e 280. Fiquei curioso para saber por que a corrente Vini custa apenas R$ 32? então comprei junto com os anéis.
Quando eu for montar o motor vou comprar as 3 ( a original, a DID e a Vini) e faço um resumo da minha opinião.
Restauração Indy Grená - Iniciante 2vcgwph
Restauração Indy Grená - Iniciante Msku3l
Restauração Indy Grená - Iniciante 2i8gmm1
Restauração Indy Grená - Iniciante Dwch79
Restauração Indy Grená - Iniciante 9fwrqu
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Dom 3 maio 2015 - 16:25
Falando em corrente de comando, eu tinha feito um pequeno vídeo pouco tempo depois de comprar a moto por estar ouvindo um barulho característico da corrente folgada. No vídeo dá para perceber o pino do esticador da corrente de comando subindo e descendo. Este é um sinal de que a corrente já tem um comprimento acima do recomendado, estando o esticador já no limite.
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Dom 3 maio 2015 - 21:49
Resumo da ópera até agora:
Gastei R$ 400 na retífica de mão de obra:
Plainar o cabeçote;
Substituir 8 válvulas de admissão;
Assentar as 16 válvulas;
Banho químico no cabeçote;
Brunir os cilindros;

As 16 válvulas de admissão custaram R$ 45 cada, R$ 360 no total.
Os 16 retentores de válvulas originais custaram R$ 150.

Os pistões e cilindros ainda estão na medida 0,25, somente vou substituir os anéis.
Os anéis RIK na medida 0,25 custaram R$ 248,16 no total.
O Jogo Juntas Com Tampa Válvulas Vedamotors R$ 49,23 ( muito bom o preço no site moto moura).
Bronzinas de bielas R$30 cada e as do mancal R$ 22, no total R$ 460  (no site partzilla).
Borrachas, anéis de vedação e retentores originais aproximadamente R$ 300 (por precaução comprei várias unidades a mais pra guardar, foi tudo no partzilla).

Ainda faltar mandar fazer o embuchamento das bielas, há uma pequena folga entre elas e os pinos do pistão.
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