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Partida Pesada Motor quente.

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Ter 16 Abr 2013 - 20:29
Minha motoca esta com o seguinte sintoma: quando fria é só triscar que ela pega que pega macia, mas quando o motor esquenta já era,a partida fica pesada, não sei se é porque força muito mas as vezes o rele da partida trava e tenho que arrancar o conector dele senão pega fogo. "não sei se ele pode estar causando este problema na partida" como não estava fazendo nada e em Brasilia os caras não querem mexer com sete galo, resolvi brincar de mecânico.

- Retirei o motor de partida as escovas deram um role e não voltaram, também não encontrei para comprar em Bsb então lixa nas do fusca e solda pra cima.
-Notei uma folga nas duas engrenagens que ficam na ponta e também nas buchas do induzido
-os contatos do induzidos ondem as escovitas fazem contato parece que esta meio ovalizado

limpei tudo troquei as escovas, coloquei as buchas velhas mesmo ( torneiro cobrou R$40,00 por cada bucha x 4 = R$160,00)

se tivesse a certeza que seria mesmo esta folga compensaria fazer as buchas apesar de estar um pouco puxado ( motor novo magnetrom R$375,00)

conclusão ficou do mesmo jeito kkkkkkkkkk, não pega com motor quente, ouvi comentários que me fizeram chorar dizendo que pode ser virabrequim. me disseram que quando é problema no virabrequim a moto não pega nem no tranco, resolvi fazer o teste e a minha quando quente pega com apenas um tranco de leve.

estou no RJ a trabalho esta semana e encontrei o porta escova novo magnetrom de R$25,00

vou fazer o ultimo teste no final de semana trocar o porta escova e dar uma lixada nos contatos do induzido, e ir preparando o psicológico $$$$$$$$$.

aos mestres que puderem contribuir com dicas, meu muito obrigado.





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Ter 16 Abr 2013 - 20:31
Gilvan blz, mais esses sintomas aparentemente pode ser sim o vira e as bronzinas, espere que logo o Giu vai te dar um parecer melhor.

Abs
Leandro
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Ter 16 Abr 2013 - 21:08
Muito parecido com o q estava acontecendo comigo Gilvan...., no meu caso era relé de partida ruim e mal contato nos fios , fazendo com q roubasse energia da bateria e ainda travava o Retificador..., aliás observe se o ponteiro da bateria no painel sobe próximo aos 16 volts, caso fique entre 12 e 16 está bom seu retificador, senão é um dos motivos............

Outra coisa..., quanto tempo tem sua bateria, a solução está no nível, com q frequência liga a Galo..., bateria à fria é uma coisa, com a moto quente é outra e lógico procure sempre ligar ela com os faróis desligados, assim como também quando for desligar.......

boa sorte amigo!!!!
Gilvan
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Ter 16 Abr 2013 - 21:16
valeu kart@961 , o pior de tudo é que por aqui não temos mecânico que querem mexer numa galo, por isso vou brincando e se eu pirar eu arranco esse motor e vou brincar com ele qualquer coisa jogo as peças num saco e mando para essas bandas ai.
Gilvan
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Ter 16 Abr 2013 - 21:22
Leandro escreveu:Muito parecido com o q estava acontecendo comigo Gilvan...., no meu caso era relé de partida ruim e mal contato nos fios , fazendo com q roubasse energia da bateria e ainda travava o Retificador..., aliás observe se o ponteiro da bateria no painel sobe próximo aos 16 volts, caso fique entre 12 e 16 está bom seu retificador, senão é um dos motivos............

Outra coisa..., quanto tempo tem sua bateria, a solução está no nível, com q frequência liga a Galo..., bateria à fria é uma coisa, com a moto quente é outra e lógico procure sempre ligar ela com os faróis desligados, assim como também quando for desligar.......

boa sorte amigo!!!!

seguinte Leandro, no painel marca media 12v na lenta e 14v na alta a bateria só na minha mão tem um ano, obrigado pela dica
vou colocar o porta escova e o rele porque o meu anda dando umas travadas as vezes , vou aquecer a maquina e dar uma chupeta pra ver se é bateria.

obrigado.
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Ter 16 Abr 2013 - 23:12
Gilvan escreveu:valeu kart@961 , o pior de tudo é que por aqui não temos mecânico que querem mexer numa galo, por isso vou brincando e se eu pirar eu arranco esse motor e vou brincar com ele qualquer coisa jogo as peças num saco e mando para essas bandas ai.



Kkkkkkkkkkkkkkk,

Gilvan e bom vc preparar não um saco mais um tambor de 200 lts, um saco não cabe kkkkkk, mais relaxa já já o GIu da um salve aí.

Abs
Danilo_Galega
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Qua 17 Abr 2013 - 9:42
POIS É, MINHA MOTO TB TEM ACONTECIDO ISSO, PIOR QUE FRIA OU QUENTE, DO NADA EU BATO A PARTIDA E ELA NÃO DÁ SINAL NENHUM, SÓ SE OUVE UM PEQUENO BARAULHO DE ESTRALO E MAIS NADA.

DAÍ DESLIGO TUDO, DOU UM TEMPO E TENTO DE NOVO, DAÍ ELA RESOLVE PEGAR.

BATERIA NÃO É POIS JÁ LEVEI PRA VER E ATÉ CARGA LENTA JÁ DEI, ESTÁ PERFEITA.

REF. MOTOR DE PARTIDA, NÃO MANJO MEXER MAS FALARAM PRA TROCA RO KIT DAS ESCOVINHAS, ETC., AINDA NÃO TIVE TEMPO DE ENCOSTAR EM MECÂNICO PRA VER, QUERIA LEVAR PRO GIU QUE MANJA LEGAL PRA NÃO CORRER RISCO DE TOMAR BICA DOS MECÂNICOS DESONESTOS AQUI DE SP.

ABRAÇOS!
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Qua 17 Abr 2013 - 10:12
Danilo isso dai é mal contato no rele ou no punho



Gilvan pelo que li estás no caminho certo.........abs
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Qua 17 Abr 2013 - 11:31
Pessoal, motor de partida da galo é igual a qualquer motor de partida de um carro , basta levar a alguma auto eletrica que os caras deixam zerados..
Todos os sintomas acima são de motor de partida , escovas curtas , mesa danificada ou mau contato nos terminais ou seja problema eletrico...

abs.
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Qua 17 Abr 2013 - 21:22
Ta clareando cada vez mais, assim ja tem um caminho a ser tomado

Sucesso na empreitada

Abs
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Qua 17 Abr 2013 - 21:47
valeu galera, galera achei aqui no RJ o porta escova por 25 lascas, volto pra casa no final de semana e vou brincar um pouco. Agora pra você Danilo_Galega, te falo a real se em Brasília tivesse um clone do Giulliano eu não ficaria brincando de mecânico.

semana que vem postarei os resultados espero que sejam positivos.

obrigado a todos.
danilemao
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Qui 18 Abr 2013 - 20:03
Gilvan, seu induzido deve estar com baixa isolação. Antes de trocar as escovas, nas laminas de cobre do induzido existe um espaço entre elas. Esse espaço deve estar "rebaixado" para que uma lamina não entre em contato com as outras, ou então tenha uma baixa isolação entre elas.
O material usado entre as laminas de cobre para fazer essa isolação é "mica". Para se rebaixar essa Mica, voce pode usar um estilete, mas com muito cuidado para não riscar a lamina de cobre.
Parece complicado, mas é muito facil.
Caso seu induzido esteja muito sujo, voce pode lava-lo com QUEROSENE, e colocar para secar no sol por umas 2 horas. Caso queira secar um pouco mais rapido(metade do tempo), improvise uma estufa com uma lampada que dá certo também(tem que ser daquelas lampadas que esquentam, as incandescentes).
Nunca lave o induzido com GASOLINA, THINER ou qualquer outro produto, pois esses produtos corroem o Verniz usado na isolação do induzido.
Se fizer tudo isso e mesmo assim não ficar bom, arrume um outro motor de partida para testar e tirar as duvidas se é a parte eletrica ou problemas com virabrequim.
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Qui 18 Abr 2013 - 20:16
Boa Dani, aqui é uma aula atras da outra.

Muito bom

ABS
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Qui 18 Abr 2013 - 21:20
danilemao escreveu:Gilvan, seu induzido deve estar com baixa isolação. Antes de trocar as escovas, nas laminas de cobre do induzido existe um espaço entre elas. Esse espaço deve estar "rebaixado" para que uma lamina não entre em contato com as outras, ou então tenha uma baixa isolação entre elas.
O material usado entre as laminas de cobre para fazer essa isolação é "mica". Para se rebaixar essa Mica, voce pode usar um estilete, mas com muito cuidado para não riscar a lamina de cobre.
Parece complicado, mas é muito facil.
Caso seu induzido esteja muito sujo, voce pode lava-lo com QUEROSENE, e colocar para secar no sol por umas 2 horas. Caso queira secar um pouco mais rapido(metade do tempo), improvise uma estufa com uma lampada que dá certo também(tem que ser daquelas lampadas que esquentam, as incandescentes).
Nunca lave o induzido com GASOLINA, THINER ou qualquer outro produto, pois esses produtos corroem o Verniz usado na isolação do induzido.
Se fizer tudo isso e mesmo assim não ficar bom, arrume um outro motor de partida para testar e tirar as duvidas se é a parte eletrica ou problemas com virabrequim.

obrigado Danilemao, amanhã estarei de volta pra casa e já consegui um porta escovas novo, vamos ver o que vai dar vou aproveitar e tirar umas fotos da situação atual das peças do motor de partida e postar para os especialistas.

obrigado a todos pelas aulas.

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Sex 19 Abr 2013 - 2:56
Gilvan, blz?

Complementando as dicas e orientações do pessoal, verifique também a isolação, os contatos e os cabos.
Mau contato, oxidação e cabos com infiltração podem comprometer todo o sistema. Inclusive o funcionamento do motor de partida.

1 - Contatos
a) Apartir da bateria, verifique os polos e limpe-os.
b) Limpe os terminais dos cabos ligados à bateria. As duas pontas de cada um deles. Uma vai para o relé e a outra para o motor de partida.
c) Limpe o terminal do cabo do relé de partida que vai para o motor de partida.
e) Limpe o elementos que fixam o cabo no motor de partida.
d) Revise os conectores do chicote e contatos dos mesmos.

2 - Isolação (para testar use um multímetro)
a) Coloque a ponta de prova (+) no polo positivo da bateria e a outra ponta de prova (-) na carcaça do motor de partida
b) vire a chave e leia no multimetro. O resultado deve ser 0 (zero).

3 - Cabos
a) Após as tentativas de acionamento do motor de partida verifique se há aquecimento excessivo dos cabos e do chicote.
b) Se ocorrer o aquecimento excessivo verifique o estado dos cabos da bateria. Se estiverem com os filamentos abertos e sujos, limpe-os e de preferência banhe-os em estanho para matê-los unidos ou refaça a conecção com os terminais.

abraço,
Paulo
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Sex 19 Abr 2013 - 9:22
Giuliano, é difícil trocar esse relé eu mesmo?

Uma vez logo que comprei a moto, ficou travada a partida mesmo depois que a moto pegou, desliguei na hora, fiquei apertando o botão várias vezes até sentir que poderia ter destravado, daí liguei de novo e tinha "descolado".

Deveria ter sido o relé mesmo então que colou né?

Valeu, abraços!
Gilvan
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Sex 19 Abr 2013 - 21:42
PBJR escreveu:Gilvan, blz?

Complementando as dicas e orientações do pessoal, verifique também a isolação, os contatos e os cabos.
Mau contato, oxidação e cabos com infiltração podem comprometer todo o sistema. Inclusive o funcionamento do motor de partida.

1 - Contatos
a) Apartir da bateria, verifique os polos e limpe-os.
b) Limpe os terminais dos cabos ligados à bateria. As duas pontas de cada um deles. Uma vai para o relé e a outra para o motor de partida.
c) Limpe o terminal do cabo do relé de partida que vai para o motor de partida.
e) Limpe o elementos que fixam o cabo no motor de partida.
d) Revise os conectores do chicote e contatos dos mesmos.

2 - Isolação (para testar use um multímetro)
a) Coloque a ponta de prova (+) no polo positivo da bateria e a outra ponta de prova (-) na carcaça do motor de partida
b) vire a chave e leia no multimetro. O resultado deve ser 0 (zero).

3 - Cabos
a) Após as tentativas de acionamento do motor de partida verifique se há aquecimento excessivo dos cabos e do chicote.
b) Se ocorrer o aquecimento excessivo verifique o estado dos cabos da bateria. Se estiverem com os filamentos abertos e sujos, limpe-os e de preferência banhe-os em estanho para matê-los unidos ou refaça a conecção com os terminais.

abraço,
Paulo


Valeu Paulo,
domingo vou trabalhar nisso ai.
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Sáb 20 Abr 2013 - 3:44
Danilo_Galega escreveu:Giuliano, é difícil trocar esse relé eu mesmo?

Uma vez logo que comprei a moto, ficou travada a partida mesmo depois que a moto pegou, desliguei na hora, fiquei apertando o botão várias vezes até sentir que poderia ter destravado, daí liguei de novo e tinha "descolado".

Deveria ter sido o relé mesmo então que colou né?

Valeu, abraços!

Danilo,

O relé se não for o original, de tempos em tempos você terá que trocar.
Não é difícil a tarefa.
São duas porcar a serem soltas e um conector.
O relé mais indicado além do original é o relé da Falcon.

Abraço.
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Dom 21 Abr 2013 - 21:23
PBJR, valeu a dica. Não sei onde ele fica pra trocar, mas preciso trocar urgente pois ontém minha moto não queria mais pegar e com bateria cheia, batia na partida e dava um estralo e não pegava, tive que desligar, esperar um tempo (2 minutos) e tentar de novo, daí foi.

E uma outra situação, ontém mesmo, a moto no neutro, também nõa querendo pegar, testei apertar a embreagem e pegou, como se estivesse engatada e o sistema que nãod eixa dar partida com marcha engatada sem apertar a embreagem estava bloqueando.

Valeu, abraços!
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Dom 21 Abr 2013 - 21:33
Danilo_Galega escreveu:PBJR, valeu a dica. Não sei onde ele fica pra trocar, mas preciso trocar urgente pois ontém minha moto não queria mais pegar e com bateria cheia, batia na partida e dava um estralo e não pegava, tive que desligar, esperar um tempo (2 minutos) e tentar de novo, daí foi.

E uma outra situação, ontém mesmo, a moto no neutro, também nõa querendo pegar, testei apertar a embreagem e pegou, como se estivesse engatada e o sistema que nãod eixa dar partida com marcha engatada sem apertar a embreagem estava bloqueando.

Valeu, abraços!

Danilo pode ser interruptor ou sensor de neutro..
abs.
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Seg 22 Abr 2013 - 19:49
boa noite a todos, segue o resultado:

troquei o jogo de escovas, limpei induzido passei uma lixa no coletor lubrifiquei as buchas, ficou rodando macio dei umas voltas na cidade e ficou pegando blz,
fui trabalhar na motoca hoje pra testar a danada porem quando cheguei la desliguei bati na chave e nada, a tarde quando ia voltar pra casa bati e pegou de primeira, chegando em casa desliguei e tentei novamente rodou pesado e não pegou, então para minha tristeza fiz os seguintes testes

Coloquei um cabo de chupeta negativo na bateria do carro e no terra do motor de partida, e o positivo encostei onde entra positivo do motor de partida , ficou pesado da mesma forma, com isso podemos eliminar o problema de bateria e também do rele de partida, então para finalizar retirei o motor de partida ainda quente e dei uma partida esta rodando macio, girei a engrenagem dom motor de partida com as mãos e o mesmo girou leve. então em todo estes testes eu como analista de redes conclui que o problema pode não ser o motor de partida, rele ou bateria, esta parecendo ser o que o Giulliano falou no inicio "virabrequim"

agora pergunto para o mestre Giuliiano sera que meus testes estão corretos ?
se for realmente problema no motor, em média quanto ficaria pra você reanimar a danada ? estou em Brasilia mas se for pra mexer no motor da danada jogo ela em uma caixa de sapato e mando até você.




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Ter 23 Abr 2013 - 1:17
Gilvan,

Para ver se é algum problema interno no motor será necessário tentar virá-lo depois de quente.

Abra a tampa lateral esquerda.
Desengate. Deixe na posição neutra.
Com uma chave na medida da ponta do eixo tente virá-lo.
Se estiver muito difícil para virar pode haver algum problema interno no motor, como empenamento, desgaste de bronzina ou outra coisa.
Para um diagnóstico preciso, neste caso, leve para o Giuliano.
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Ter 23 Abr 2013 - 8:25
PBJR escreveu:Gilvan,

Para ver se é algum problema interno no motor será necessário tentar virá-lo depois de quente.

Abra a tampa lateral esquerda.
Desengate. Deixe na posição neutra.
Com uma chave na medida da ponta do eixo tente virá-lo.
Se estiver muito difícil para virar pode haver algum problema interno no motor, como empenamento, desgaste de bronzina ou outra coisa.
Para um diagnóstico preciso, neste caso, leve para o Giuliano.


vai ser duro de virar deido ao motor ter compressão toda vez que o pistão sobe na camara.......
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Ter 23 Abr 2013 - 8:32
Gilvan escreveu:boa noite a todos, segue o resultado:

troquei o jogo de escovas, limpei induzido passei uma lixa no coletor lubrifiquei as buchas, ficou rodando macio dei umas voltas na cidade e ficou pegando blz,
fui trabalhar na motoca hoje pra testar a danada porem quando cheguei la desliguei bati na chave e nada, a tarde quando ia voltar pra casa bati e pegou de primeira, chegando em casa desliguei e tentei novamente rodou pesado e não pegou, então para minha tristeza fiz os seguintes testes

Coloquei um cabo de chupeta negativo na bateria do carro e no terra do motor de partida, e o positivo encostei onde entra positivo do motor de partida , ficou pesado da mesma forma, com isso podemos eliminar o problema de bateria e também do rele de partida, então para finalizar retirei o motor de partida ainda quente e dei uma partida esta rodando macio, girei a engrenagem dom motor de partida com as mãos e o mesmo girou leve. então em todo estes testes eu como analista de redes conclui que o problema pode não ser o motor de partida, rele ou bateria, esta parecendo ser o que o Giulliano falou no inicio "virabrequim"

agora pergunto para o mestre Giuliiano sera que meus testes estão corretos ?
se for realmente problema no motor, em média quanto ficaria pra você reanimar a danada ? estou em Brasilia mas se for pra mexer no motor da danada jogo ela em uma caixa de sapato e mando até você.





calma amigão


muita hora nessa calma rsrrs


em primeiro lugar:

torno a perguntar,esse induzido foi testado por um profissional???

das vezes não era só o porta escovas que estava com problema

na verdade esse arranque da galo de 4 escovas é uma merda e problematico pacassilda


o melhor que tem é o da indy de 2 escovas


bem,faça o seguinte:


leve esse arranque em uma auto eletrica que qualquer eletrecista deixa ele zerado pra voce e fará os devidos testes

haja a vista que arranque de galo se tiver com bucha ruim

curto no porta escovas

curto no induzido ou na carcaça o lazarento sempre da partida frio e a quente não pega nem f........


caso for enrolar seu induzido mande enrolar com 6 volts


igual a galera fazia no fusca de meter o arranque de 6 volts no 12


parece que vai virar o motor de cabeça pra baixo de tanta força rsrsr


ou um arranque novo e acabe com essa ingrisia


abs


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Ter 23 Abr 2013 - 10:59
Amigos, minha primeira Neon( isso ja faz muiiito tempo) estava assim.
Gilvan,
Pode descartar a parte eletrica.
O problema é virabrequim mesmo, bronzinas e por ai vai.
Veja se conegue um motor de partida emprestado para tirar a duvida final, mas ja se prepare para o pior.
Ja que vc está em Brasilia, acho que aqui no forum mesmo tem um cara vendendo um monte de peças, então pergunte a ele se tem o motor de partida e faça um teste primeiro.
Veja nos classificados o nome da pessoa ai de Brasilia é GUIWS, e le tem o motor de partida. Combine com ele a questão do motor.
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