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Cuidado com Pneus!! Empty Cuidado com Pneus!!

Seg 9 Jan 2012 - 20:24
Os pneus são itens essenciais para se pilotar com segurança e até mesmo para o bom funcionamento de toda a motocicleta. Porém, são lembrados apenas quando sua substituição passa a ser a única solução. E aí está o perigo. Pneumáticos em bom estado são fundamentais para a segurança do piloto. Fique atento às dicas e cuidados básicos com os pneus.


Na hora da compra


Ao escolher pneus novos para sua moto, é importante ficar atento às especificações técnicas para saber se estão de acordo com os requisitos do equipamento de duas rodas, o tipo de terreno e a forma de utilização. Existem os compostos mais duros, que sofrem menos com o desgaste; e os mais macios, que oferecem maior aderência. Procure escolher aquele mais adequado às suas necessidades para não ter nenhuma dor de cabeça no futuro.

Uma dúvida comum entre os motociclistas na hora da compra é não saber interpretar os pequenos números dispostos na lateral de cada pneu. Lá estão descritos os códigos com as principais características estruturais do composto e suas limitações de uso.


Em um pneu com medida 150/70 17 69H, por exemplo, temos no primeiro número (150) a largura da banda de rodagem em milímetros, e logo após a indicação de sua altura lateral (70) expressa em porcentagem. No caso, esse pneumático tem 150 mm de largura e 105 mm de altura.

Na seqüência, vem a medida do aro (17 polegadas) e mais adiante (69) o índice de capacidade de carga (325 kg). Por último está o código de limite de velocidade (“H” = 210 km/h, neste caso). Vale lembrar que essas medidas geralmente variam entre marcas e modelos. Em caso de dúvidas consulte o manual do proprietário de sua motocicleta e veja as indicações do fabricante. Para sua segurança, respeite essas limitações.


Outra dica importante é fugir dos pneus remodelados. O preço é atraente, mas sua qualidade ainda é duvidosa e já teve seu uso proibido pelos órgãos de trânsito. Não se engane. Prefira os novos e de marcas mais conhecidas do mercado. Opções são o que não faltam.


Reparos


Hoje em dia existem dezenas de produtos tidos como “milagrosos” que prometem resolver pequenos furos e vazamentos. Apesar de tentadores, os chamados “tapa-buracos” servem apenas como uma solução paliativa do problema. Durante as viagens pode ser uma boa opção carregá-los por serem ótimos “quebra-galhos”. No entanto, rode poucos quilômetros após sua aplicação.


No caso de furos em pneus com câmara, nunca faça o reparo. A melhor alternativa é trocar a câmara e pedir para que um especialista inspecione os aros em busca de possíveis danos à sua carcaça. Caso o reparo tenha que ser feito na hora, evite utilizar ferramentas pontiagudas ou cortantes para tirar o pneu do aro. Sem perceber, você pode danificar a estrutura e provocar futuros vazamentos.
Os fabricantes alertam também para o fato de alguns pneus terem uma indicação pintada em sua lateral. Esses pequenos pontos mostram exatamente onde o pneu é mais leve em sua estrutura. Quando estiver fazendo a reposição, procure posicionar esta parte próxima à válvula de ar para não prejudicar o desbalanceamento. Outro ponto interessante é sempre que trocar um composto velho por um novo, substitua também a câmara. Invista em sua segurança.


Manutenção


Os compostos utilizados nos pneus para motos são diferentes dos usados em automóveis. Nas motocicletas, eles são mais macios e fabricados com uma camada mais fina de borracha. Em outras palavras são mais sensíveis, e, conseqüentemente, sofrem mais com o desgaste. Neste caso, a atenção do motociclista com a manutenção deve ser redobrada.

A média de vida de um pneu está na casa dos 15.000 km. No entanto, alguns fatores como tipo do desenho, tipo da pista, condições atmosféricas, características da motocicleta e estilo de pilotagem podem aumentar ou diminuir sua vida útil. Fique atento para o desgaste excessivo ou desalinhado na banda de rodagem. Na dúvida, peça para um profissional realizar o alinhamento das rodas.


Verifique a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana e respeite os valores indicados pelo manual do proprietário. Vale lembrar que a alteração de qualquer componente da roda ou pneu que não esteja de acordo com as indicações fornecidas pelo fabricante, ou mesmo a utilização de produtos com especificações diferentes (rodas e pneus com medidas distintas, por exemplo) pode resultar em uma grande dor de cabeça para o motociclista. Problemas com o consumo exagerado de combustível, falta de aderência e o desbalanceamento do conjunto (trepidação) são os mais comuns.

Antes de sair de casa, procure por bolhas ou pequenas deformações de estrutura. Pneu careca deve ser trocado, sempre! Para saber até onde se pode rodar com segurança, procure pela sigla TWI (Tread Wear Indicator, que significa marca indicadora de desgaste dos sulcos) na lateral do pneu. O TWI mostra onde estão os filetes de borracha entre os sulcos, que servem como referência do limite de uso. Pode-se também levar como base a profundidade dos sulcos, pela legislação brasileira não pode ser inferior a 1,0 mm em motos.

Na chuva, os sulcos são de vital importância, pois têm o papel de fazer o escoamento da água, evitando assim o efeito aquaplanagem. Por último, nunca passe nenhum produto para deixar brilho na borracha. Estes são feitos à base de óleos e ceras que podem escorrer para a banda de rodagem e provocar uma queda
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Cuidado com Pneus!! Empty Re: Cuidado com Pneus!!

Seg 9 Jan 2012 - 20:28
Entendendo as especificações de pneus.


•180 : Largura da banda de rodagem do pneu, é a largura da parte do pneu que toca o solo;
•60 : Nesse caso, informa que a altura do pneu é 60% da largura do pneu (180, nesse caso)
•R14 : É o aro do pneu, nesse caso o pneu é para rodas aro 14;
•82 : É o índice de carga do pneu, basicamente é o peso que o pneu suporta sem sofrer alterações ou perda de desempenho, nesse caso este pneu suporta 475 quilos (tabela completa abaixo);


Índice de carga Peso em Kg Índice de carga Peso em Kg
5521879437

5823680450

5924381462

6025082475

6125783487

6226584500

6327285515

6428286530

6529087545

6630088560

6730789580

6932591615

7033592630

7134593650

7235594670

7336595690

7437596710

7538797730

7640098750

7741299775

78425100 800

•H : É o índice de velocidade do pneu, esta informação nos dá a velocidade máxima que o pneu suporta sem sofrer alterações físicas, essa informação nunca deve ser excedida, sob pena de acidentes.


Índice de velocidade Velocidade em km/h Índice de velocidade Velocidade em km/h
D 65 Q 160
E 70 R 170
F 80 S 180
G 90 T 190
J 100 U 200
K 110 H 210
L 120 V 240
M 130 ZR >240
N 140 W 270
P 150 Y 300



Última edição por Tomate750 em Sex 13 Jan 2012 - 18:12, editado 1 vez(es)
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Cuidado com Pneus!! Empty Re: Cuidado com Pneus!!

Seg 9 Jan 2012 - 22:20
No mais, sempre importante a manutenção dos pneus.....realmente há diferenças entre os diversos tipos de pneus que existem no nosso mercado, desde pneus de turismo, pneus de usos intermediários e pneus de alto desempenho...

tudo depende da escolha do cliente, para qual uso ele vai dar para o pneu....

um exemplo: Um pneu de turismo (PR2 da michellin por exemplo), é um pneu duro, que também tem uma maior durabilidade porém, menos aderência caso usado de forma extrema...porém, pelos seus sulcos, é um pneu ótimo para chuva....

Um pneu duro também pode prolongar a frenagem, porque o mesmo por ser mais duro, tem maior probabilidade de deslizar.

Ja um pneu de alto desempenho, por ter uma borracha mais macia, ele aumenta o grip tanto nas bordas como um todo, tendo melhor desempenho em todos os aspectos, porém, por serem pneus esportivos, possuem menos sulcos o que diminui o escoamento da água em pisos molhados.....

ja usei pneus duros, intermediários e macio (atual)......e a diferença entre eles é bem perceptível!!!

Lógico, que vc só percebe uma deficiência do pneu quando colocado ele a prova....para uso normal, é dificil ter tanta percepção das diferenças existentes!

Espero ter colaborado um pouco também!!!


Abs
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Cuidado com Pneus!! Empty Re: Cuidado com Pneus!!

Seg 9 Jan 2012 - 23:00
Valeu pelas Dicas Paradex...
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Cuidado com Pneus!! Empty Re: Cuidado com Pneus!!

Qua 11 Jan 2012 - 14:16
ainda quanto ao tema, mais situações ja vivenciadas:

Furo no pneu!!!!

Essa é uma coisa que acontece com todo mundo, mas não significa que vc precisa trocar o pneu por causa de um furo!!!O reparo mais conhecido e utilizado é o "macarrão"......eu particularmente ja usei algumas vezes e nunca tive problema, mesmo utilizando o pneu em altas velocidades!!!

O correto mesmo seria fazer uma vulcanização (que é um remendo interno e de forma quente) que utiliza borracha e malha de aço....porém, após fazer um remendo desses, como é aplicado mais borracha em uma parte do pneu, altamente recomendável fazer o balanceamento!!!

Quanto ao balanceamento.....totalmente imprescindível......trocou o pneu, remontou, etc.....faça o balanceamento....assim vc evita trepidações entre outros problemas!!!

Quanto a calibragem dos pneus....bom...é uma coisa meio complicada......a fábrica indica quais são os valores de uma calibragem ideal, porém, a mesma pode variar de acordo com vários fatores, tais como: tempo, temperatura da pista, peso sobre a moto, uso da moto, etc...

Por exemplo, a minha moto atual (FZ6), ela vem com duas calibragens indicadas: 33/42 para uso normal e com garupa e 33/36 para altas velocidades...

Porém.....eu uso a calibragem de acordo com o uso que dou para a moto: em trechos de curvas em que preciso de mais aderência, eu baixo mais a pressão, para 31/34, por exemplo....em interlagos. uso 28/30, com a Gi na garupa, 33/40......com a Gi mais bagagem 33/42.....portanto, depende sempre de vários fatores.......

Por mais que pareça frescura, essas calibragens dão diferença na hora da pilotagem......eu sinto quando o pneu esta muito cheio, pois o mesmo tende, no uso extremo em curvas, de dar umas escapadas......

Lógico que tudo isso vai depender também de como esta regulada sua suspensão......uma suspensão bem calibrada ja é meio caminha andado para uma calibragem boa dos pneus!!!

Vou tentar disponibilizar um vídeo em que é ensinado a fazer o SAG da moto (regulagem das suspensões de acordo com o peso do piloto)....vou tentar achar!!!

Abs
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