INJEÇÃO ELETRONICA
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Formaciclos
Ataul Luiz de Castro
Tomate750
Cubas
8 participantes
INJEÇÃO ELETRONICA
Ter 10 Jan 2012 - 20:52
A injeção eletrônica é o caminho lógico para atingir o objetivo proposto pela PROMOT 3, porém, muitas montadoras não irão adotar o sistema de imediato.
Mas afinal, o que é a injeção eletrônica?
A injeção eletrônica é o componente responsável por misturar o ar e o combustível e enviar esta mistura ao motor. Antes, este trabalho era feito pelo carburador.
O carburador recebe o vácuo do motor, e este vácuo puxa o ar da caixa de filtro de ar para dentro dele, ao mesmo tempo em que puxa o combustível do reservatório inferior.
O combustível passa pelo giglê, este tem um tamanho fixo e que permite apenas a passagem de uma pequena quantidade de combustível. Então, dependendo do vácuo gerado e do tamanho do giglê, mais ou menos combustível é enviado para a mistura.
A injeção eletrônica não tem giglê, tem um (ou mais) bico injetor de combustível, e uma central eletrônica que controla quanto combustível será liberado pelo(s) bico(s) injetor(es) para que seja misturado ao ar. É ai que está a mágica.
Em um carburador, o tamanho do giglê é sempre fixo, portanto, a quantidade de combustível usado na mistura também é fixa, e é proporcional apenas ao vácuo gerado. Muito vácuo, muito combustível, pouco vácuo, pouco combustível.
Quem determina quanto vácuo será usado é o piloto ao acelerar a moto. Se ele acelera pouco, a borboleta se abre pouco e permite apenas uma pequena passagem do vácuo ao carburador.
O contrário acontece quando o piloto acelera tudo, abrindo completamente a borboleta e permitindo que o motor puxe todo o gás que puder para dentro de si.
Já na injeção eletrônica, o controlador eletrônico determina qual a melhor proporção de combustível para cada situação, independente de qualquer vácuo, e por isso normalmente é mais econômico e menos poluente que o carburador, pois não há desperdício de combustível.
Existem muitos tipos de sistemas de Injeção eletrônica, mas em todos eles, existe pelo menos um controlador eletrônico, um bico injetor e uma bomba de combustível.
O controlador possui em sua memória um mapeamento que determina a quantidade de combustível que deve ser usada para cada faixa de RPM do motor.
Este é o sistema mais simples, pois o mapeamento é fixo e não muda nunca. É como um carburador, porém, com a vantagem de ter um mapeamento mais eficiente do que o obtido por meio de um giglê.
Mas afinal, o que é a injeção eletrônica?
A injeção eletrônica é o componente responsável por misturar o ar e o combustível e enviar esta mistura ao motor. Antes, este trabalho era feito pelo carburador.
O carburador recebe o vácuo do motor, e este vácuo puxa o ar da caixa de filtro de ar para dentro dele, ao mesmo tempo em que puxa o combustível do reservatório inferior.
O combustível passa pelo giglê, este tem um tamanho fixo e que permite apenas a passagem de uma pequena quantidade de combustível. Então, dependendo do vácuo gerado e do tamanho do giglê, mais ou menos combustível é enviado para a mistura.
A injeção eletrônica não tem giglê, tem um (ou mais) bico injetor de combustível, e uma central eletrônica que controla quanto combustível será liberado pelo(s) bico(s) injetor(es) para que seja misturado ao ar. É ai que está a mágica.
Em um carburador, o tamanho do giglê é sempre fixo, portanto, a quantidade de combustível usado na mistura também é fixa, e é proporcional apenas ao vácuo gerado. Muito vácuo, muito combustível, pouco vácuo, pouco combustível.
Quem determina quanto vácuo será usado é o piloto ao acelerar a moto. Se ele acelera pouco, a borboleta se abre pouco e permite apenas uma pequena passagem do vácuo ao carburador.
O contrário acontece quando o piloto acelera tudo, abrindo completamente a borboleta e permitindo que o motor puxe todo o gás que puder para dentro de si.
Já na injeção eletrônica, o controlador eletrônico determina qual a melhor proporção de combustível para cada situação, independente de qualquer vácuo, e por isso normalmente é mais econômico e menos poluente que o carburador, pois não há desperdício de combustível.
Existem muitos tipos de sistemas de Injeção eletrônica, mas em todos eles, existe pelo menos um controlador eletrônico, um bico injetor e uma bomba de combustível.
O controlador possui em sua memória um mapeamento que determina a quantidade de combustível que deve ser usada para cada faixa de RPM do motor.
Este é o sistema mais simples, pois o mapeamento é fixo e não muda nunca. É como um carburador, porém, com a vantagem de ter um mapeamento mais eficiente do que o obtido por meio de um giglê.
- Ataul Luiz de Castro"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/04/2013
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 17:36
da para colocar na rainha
- ConvidadoConvidado
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 19:12
Cubanakan patrocine uma injeção eletronica de hornet com cdi e tudo que instalo na minha galo pra nóis ver se é possivel ou não........
- Formaciclos"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/03/2013
Idade : 33
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 19:24
boa noite giuliano
- Formaciclos"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/03/2013
Idade : 33
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 19:27
gostaria de marca com vc se tinha como eu ta indo até ai com a minha gallo pra vc ta dano uma olhada nella
- ConvidadoConvidado
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 19:59
amigão me liga....
res 12 3887 5440
tim 12 8117 2583
abs
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abs
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 22:03
hahaha
as msgs desse "Formaciclos" tem que traduzir no google...
kkkkkkk
as msgs desse "Formaciclos" tem que traduzir no google...
kkkkkkk
- LeandroModerador
- Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 22:15
Pessoal, o amigo Formaciclos não está abituado com o Forum, vamos dar um desconto e tentar ajuda-lo.
- WalterMoto"Fantastic Horse Steel"
- Mensagens : 3518
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 60
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Seg 13 maio 2013 - 22:17
Coisas da net contemporanea
- Ataul Luiz de Castro"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/04/2013
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Qui 23 maio 2013 - 0:14
galera levei a minha galo, (quero dizer velinha né, que eu peguei ela a menos de um mes, o engraçado e que nao tenho altura hehehehehe) ele conseguiu dar uma regulada no carbura que ela tava acelerando sozinha que nem fantasma, mais eu acho, euacho que ela ainda ta, pois fica no 2 de giro, o certo e que regulagem e no um de giro, ai desculpem aterminologia e que sou mais cego que o cego em tirotei, kkkkkkkkkkkkkkkkkk me ajudem, pois se eu nao conseguir resolver vou atras de um bura da hornet, como tenho visto geral postando e so tirar um e colocar o outro, eu acho né
Re: INJEÇÃO ELETRONICA
Qui 23 maio 2013 - 1:14
Ataul,
No punho esquerdo de sua moto, veja se a alavanquinha do afogador está para baixo. Se estiver puxada para o lado do piloto, empurre-a para frente.
Verifique, nos carburadores se os braços do afogador, que são presos ao eixo do afogador, estão acionando as válvulas do afogador e se a mola de alívio está cumprindo com sua função.
As válvulas são presas com porcas plásticas na cor preta, geralmente. Debaixo de cada porca existe uma mola que pressiona a válvula para sua posição original. Portanto, se o afogador não estiver acionado as válvulas devem estar na posição original. Ou seja, para baixo.
Outra coisa que pode fazer é tentar regular a marcha lenta com o parafuso de aceleração que fica no centro na parte debaixo dos carburadores.
Se isso não solucionar o seu problema, você terá que partir para outra etapa que é a desmontagem dos carburadores para verificação dos gicleur (giclê).
Mas se você não tiver conhecimento em mecânica, não se arrisque.
Converse com um profissional da área.
Aqui mesmo no fórum tem um que manja muito: o Giuliano da Toca das Galos.
Espero que seja coisa simples como o que eu descrevi aí em cima.
Boa sorte e vai postando os resultados pra gente ver.
Abraço
No punho esquerdo de sua moto, veja se a alavanquinha do afogador está para baixo. Se estiver puxada para o lado do piloto, empurre-a para frente.
Verifique, nos carburadores se os braços do afogador, que são presos ao eixo do afogador, estão acionando as válvulas do afogador e se a mola de alívio está cumprindo com sua função.
As válvulas são presas com porcas plásticas na cor preta, geralmente. Debaixo de cada porca existe uma mola que pressiona a válvula para sua posição original. Portanto, se o afogador não estiver acionado as válvulas devem estar na posição original. Ou seja, para baixo.
Outra coisa que pode fazer é tentar regular a marcha lenta com o parafuso de aceleração que fica no centro na parte debaixo dos carburadores.
Se isso não solucionar o seu problema, você terá que partir para outra etapa que é a desmontagem dos carburadores para verificação dos gicleur (giclê).
Mas se você não tiver conhecimento em mecânica, não se arrisque.
Converse com um profissional da área.
Aqui mesmo no fórum tem um que manja muito: o Giuliano da Toca das Galos.
Espero que seja coisa simples como o que eu descrevi aí em cima.
Boa sorte e vai postando os resultados pra gente ver.
Abraço
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