Forum: GALEIROS DO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Topic'it
Aplicativo para acesso ao Fórum Galeiros do Brasil através do Smartphone.
Para Android e iOS
Clique no link Acesso ao Fórum por Smartphone para detalhes de como instalar.
Últimos assuntos
TROCA CORRENTE DE COMANDOQui 14 Dez 2023 - 12:00Cubas
CARBURADOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTOQui 29 Jun 2023 - 15:16Cristiano Borsoi
Compatibilidade de peças da GaloQui 29 Jun 2023 - 14:27Cristiano Borsoi
Adesivos da CBX 750 - Localizacao exata...Seg 30 maio 2022 - 17:20JoaoPaulo
Kit Pneus GaloDom 13 Fev 2022 - 18:13Rodrigo Souza
Reparo cilindro embreagem Qua 9 Fev 2022 - 0:20Manzara
Pneu TraseiroQua 9 Fev 2022 - 0:17Manzara
Bobina de IgniçaoQui 2 Set 2021 - 15:34okyloid
me apresentando aqui e tambem oferecendo...Dom 16 maio 2021 - 10:53marcão
ajuda para desmontar Seg 25 Jan 2021 - 16:19marcão
Cavalete central.Ter 29 Dez 2020 - 15:42marcão
Lampada philips led modêlo UltimonTer 10 Mar 2020 - 22:39Edison Mello
atuador da Embreagem vazandoSex 21 Fev 2020 - 11:31Alander oliveira
Quem está conectado?
32 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 32 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

+12
Everton
Dagoberto
Humberto_750_Cbá
kart@961
Edú Tiozinho
Gilberto Rocha
Raul
Tomate750
Leandro
Ministro GiLL
Vitaum
Adriano
16 participantes
Ir para baixo
Adriano
Adriano
"CBX 750F a moto do século"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default1
Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2011
Idade : 37

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Contra-Esterço...

Dom 20 Mar 2011 - 13:41
Alguem sabe me falar o que é o tal do contra-esterço?????
Vitaum
Vitaum
"Viajando em duas Rodas"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default4
Mensagens : 2348
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 73

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Dom 20 Mar 2011 - 18:20
Contra-esterço é o seguinte.....
Pra isso não serve curva em baixa velocidade. Tem q ser de média pra cima.
Vc está andando numa reta, aí vem uma curva pra esquerda, Vc tem q tombar a moto pra esquerda pra ela fazer a curva, certo? E pra tombar Vc usa o corpo, normalmente. Agora pra motocicleta fazer a curva com mais facilidade e com um pouco mais de inclinação, Vc puxa o guidão pra direita, mas bem de leve, o mínimo possível. Vc vai perceber q a motocicleta faz a curva com mais facilidade.
O contra-esterço serve tb pra corrigir alguma escapada de traseira da motocicleta, como fazem os pilotos de Moto GP. Se Vc observar nessas corridas, repare q em quase todas as curvas os pilotos estão corrigindo as escapadas e derrapadas, girando o guidão pro lado contrário da curva. Repare na roda dianteira, qdo eles estiverem fazendo a curva. Vc vai ver q eles viram pro outro lado. É igual ao carro, qdo Vc está fazendo uma curva e ele sai de traseira. Instintivamente Vc vai girar o volante pro lado de fora da curva, pra corrigir a trajetória.
Acho q expliquei direito. Deu pra entender? Se não, fala aí.
Ministro GiLL
Ministro GiLL
Admin
Mensagens : 2499
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 62

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Dom 20 Mar 2011 - 19:10
8)
É isso aí Vitaum!!
Mandou bem Pástor!!!!
Grd abrXX
Leandro
Leandro
Moderador
Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Dom 20 Mar 2011 - 21:58
:scratch: ..., vichiiiii, quanta informação Pastôrilon.... Rolling Eyes
Adriano
Adriano
"CBX 750F a moto do século"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default1
Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2011
Idade : 37

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Dom 20 Mar 2011 - 22:06
Vitaum escreveu:Contra-esterço é o seguinte.....
Pra isso não serve curva em baixa velocidade. Tem q ser de média pra cima.
Vc está andando numa reta, aí vem uma curva pra esquerda, Vc tem q tombar a moto pra esquerda pra ela fazer a curva, certo? E pra tombar Vc usa o corpo, normalmente. Agora pra motocicleta fazer a curva com mais facilidade e com um pouco mais de inclinação, Vc puxa o guidão pra direita, mas bem de leve, o mínimo possível. Vc vai perceber q a motocicleta faz a curva com mais facilidade.
O contra-esterço serve tb pra corrigir alguma escapada de traseira da motocicleta, como fazem os pilotos de Moto GP. Se Vc observar nessas corridas, repare q em quase todas as curvas os pilotos estão corrigindo as escapadas e derrapadas, girando o guidão pro lado contrário da curva. Repare na roda dianteira, qdo eles estiverem fazendo a curva. Vc vai ver q eles viram pro outro lado. É igual ao carro, qdo Vc está fazendo uma curva e ele sai de traseira. Instintivamente Vc vai girar o volante pro lado de fora da curva, pra corrigir a trajetória.
Acho q expliquei direito. Deu pra entender? Se não, fala aí.


Valeu Vitaum, ficou bem claro a explicação!!!
O Tomate tentou me explicar no trampo, mas sinceramente, não consegui entende nada q ele me disse!!! Falô, falô, falô e acabou num falando nada...
Abraços
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Seg 21 Mar 2011 - 11:37
Toma aew cabeção...e não foi no Google não!!!!

Fazer uma curva envolve estudos da física. “Duas forças básicas atuam na moto: a da gravidade, que comprime a moto e o piloto contra o chão, e a força centrífuga, que empurra a moto para fora da curva. Essas grandezas agem sobre a suspensão e os pneus, e é do equilíbrio entre elas e da aderência dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita”.

“Quanto maior e mais pesada for a motoca, mais ela sofrerá com a força centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápida, mais se sente o efeito da força centrífuga. E quanto mais fechada for a curva, maior será a ação dessa força”,
“O segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de ‘entrar’ nela. Se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, antes da curva. O ideal é inclinar a moto e o corpo de acordo com a necessidade, manter a aceleração constante e aumentá-la somente depois de terminada a curva”.

Uma manobra que vale à pena conhecer, é a do “contra-esterço”. “Vamos usar a estrada como exemplo: ao fazer uma curva em velocidade alta, é normal se forçar o guidão para o lado de ‘fora’ do traçado. Essa manobra é chamada ‘contra-esterço’, uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas”.

O efeito giroscópico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas. Sua tendência é mantê-las em pé e rodando em linha reta enquanto existir
movimento e velocidade.


“A curvatura externa que existe nos pneus de motos também ajuda quando o piloto realiza o ‘contra-esterço’, eliminando a tendência da moto se manter em linha reta, forçando-a a se inclinar e ‘deitar’ para o lado de dentro da curva. Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o condutor facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o ‘contra-esterço’ serve para ajustar a motocicleta à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la deitar mais ou menos, conforme a necessidade”.

“Quanto mais força de ‘contra-esterço’ o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais”.

Por fim, e não menos importante, entra a perícia e experiência do piloto. “É lógico que isso conta, e muito. Afinal, com o passar dos anos o motociclista desenvolve um estilo próprio de pilotagem e aprende a dominar melhor seu veículo”.

Com essa breve aula em mente, só resta pegar a motocicleta e encarar aventuras. Lembrando, claro, do respeito às velocidades nas ruas e estradas.




Leandro
Leandro
Moderador
Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Seg 21 Mar 2011 - 12:30
Puts q los parius...., affraid
Vitaum
Vitaum
"Viajando em duas Rodas"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default4
Mensagens : 2348
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 73

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Seg 21 Mar 2011 - 13:59
Isso é fácil explicar qdo se faz isso toda hora....hehehehehehe....
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Seg 21 Mar 2011 - 17:46
Vitaum escreveu:Isso é fácil explicar qdo se faz isso toda hora....hehehehehehe....
faço minhas suas palavras mestre Vitaum..
Adriano
Adriano
"CBX 750F a moto do século"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default1
Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2011
Idade : 37

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Seg 21 Mar 2011 - 18:44
Tomate750 escreveu:Toma aew cabeção...e não foi no Google não!!!!

Fazer uma curva envolve estudos da física. “Duas forças básicas atuam na moto: a da gravidade, que comprime a moto e o piloto contra o chão, e a força centrífuga, que empurra a moto para fora da curva. Essas grandezas agem sobre a suspensão e os pneus, e é do equilíbrio entre elas e da aderência dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita”.

“Quanto maior e mais pesada for a motoca, mais ela sofrerá com a força centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápida, mais se sente o efeito da força centrífuga. E quanto mais fechada for a curva, maior será a ação dessa força”,
“O segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de ‘entrar’ nela. Se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, antes da curva. O ideal é inclinar a moto e o corpo de acordo com a necessidade, manter a aceleração constante e aumentá-la somente depois de terminada a curva”.

Uma manobra que vale à pena conhecer, é a do “contra-esterço”. “Vamos usar a estrada como exemplo: ao fazer uma curva em velocidade alta, é normal se forçar o guidão para o lado de ‘fora’ do traçado. Essa manobra é chamada ‘contra-esterço’, uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas”.

O efeito giroscópico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas. Sua tendência é mantê-las em pé e rodando em linha reta enquanto existir
movimento e velocidade.


“A curvatura externa que existe nos pneus de motos também ajuda quando o piloto realiza o ‘contra-esterço’, eliminando a tendência da moto se manter em linha reta, forçando-a a se inclinar e ‘deitar’ para o lado de dentro da curva. Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o condutor facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o ‘contra-esterço’ serve para ajustar a motocicleta à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la deitar mais ou menos, conforme a necessidade”.

“Quanto mais força de ‘contra-esterço’ o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais”.

Por fim, e não menos importante, entra a perícia e experiência do piloto. “É lógico que isso conta, e muito. Afinal, com o passar dos anos o motociclista desenvolve um estilo próprio de pilotagem e aprende a dominar melhor seu veículo”.

Com essa breve aula em mente, só resta pegar a motocicleta e encarar aventuras. Lembrando, claro, do respeito às velocidades nas ruas e estradas.





Tomate toma vergonha em sua cara rapaz...
Essa você não tirou do Google, e sim da revista 2 Rodas!!!
Agora eu sei o que você ficou digitando a manhã inteira enquanto eu estava trabalhando... Brincadeira...

A única coisa que recordo de suas palavras na tentativa de me explicar o contra-esterço, é que você tem um "pouquinho" de receio em fazer curvas em alta velocidade...
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Seg 21 Mar 2011 - 19:57
Adriano escreveu:Tomate toma vergonha em sua cara rapaz...
Essa você não tirou do Google, e sim da revista 2 Rodas!!!
Agora eu sei o que você ficou digitando a manhã inteira enquanto eu estava trabalhando... Brincadeira...

A única coisa que recordo de suas palavras na tentativa de me explicar o contra-esterço, é que você tem um "pouquinho" de receio em fazer curvas em alta velocidade...

Bem lembrado..vou abrir o topico de mentiras e Setegalo..hehe
Raul
Raul
"Viajando em duas Rodas"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default4
Mensagens : 2210
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 56

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Seg 21 Mar 2011 - 21:25
Só um detalhe acima de 25 km hora já é possivel efetuar o contra esterço, porem em velocidade progressiva, e o contra esterço por incrivel que pareça é instintiva, é só o pião estreçar pra dentro da curva que logo, logo ele descobre a forma adequada de entrar na curva Twisted Evil
Gilberto Rocha
Gilberto Rocha
"Viajando em duas Rodas"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default4
Mensagens : 2175
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 65

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Ter 22 Mar 2011 - 10:07
Raul 1.3 escreveu:Só um detalhe acima de 25 km hora já é possivel efetuar o contra esterço, porem em velocidade progressiva, e o contra esterço por incrivel que pareça é instintiva, é só o pião estreçar pra dentro da curva que logo, logo ele descobre a forma adequada de entrar na curva Twisted Evil
Falou o Valentino Rossi das Galos... Laughing
Leandro
Leandro
Moderador
Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Ter 22 Mar 2011 - 10:15
Que isso Gibão..., tanto o Raulitro, quanto o Pastôr......, eles lógico estão se gabando no jogo PlayStation 3..., se acha, Twisted Evil
Vitaum
Vitaum
"Viajando em duas Rodas"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default4
Mensagens : 2348
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 73

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Ter 22 Mar 2011 - 14:40
O Raulitro......

Não dá essa mancada meu....não é estreçar.....kraio......é esterçar porra.....
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Ter 22 Mar 2011 - 15:17
Vitaum escreveu:O Raulitro......

Não dá essa mancada meu....não é estreçar.....kraio......é esterçar porra.....

Aqui num passa nada!!!!!hehehe
Raul
Raul
"Viajando em duas Rodas"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default4
Mensagens : 2210
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 56

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Qua 23 Mar 2011 - 22:38
Bão, tenho como recordes 340 km hrs numa Haya, 235 km hrs numa galo, pelo que me contas vc tem 140 km hrs na CB (atrasando a viagem do povo pro sul) e 30 km hrs passeando de Galo no 1a. Rasga Galo Twisted Evil E como meu negocio é pegada gosto de vento na cara o play station deixo para vc baby :suspect: That's all right :cyclops:

Leandro escreveu:Que isso Gibão..., tanto o Raulitro, quanto o Pastôr......, eles lógico estão se gabando no jogo PlayStation 3..., se acha, Twisted Evil
Leandro
Leandro
Moderador
Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Qui 24 Mar 2011 - 9:02
hehe, Tá certo Raulitro...., logo,logo eu chego lá...., faltam só 9 meses, 8)
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Qui 24 Mar 2011 - 11:44
Leandro escreveu:hehe, Tá certo Raulitro...., logo,logo eu chego lá...., faltam só 9 meses, 8)

Menino ou Menina?????rsrsrs
Leandro
Leandro
Moderador
Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Qui 24 Mar 2011 - 12:41
Menina lógica..., pois será uma Rainha..., What a Face
avatar
Convidado
Convidado

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Qui 24 Mar 2011 - 14:36
Vitaum escreveu:Contra-esterço é o seguinte.....
Pra isso não serve curva em baixa velocidade. Tem q ser de média pra cima.
Vc está andando numa reta, aí vem uma curva pra esquerda, Vc tem q tombar a moto pra esquerda pra ela fazer a curva, certo? E pra tombar Vc usa o corpo, normalmente. Agora pra motocicleta fazer a curva com mais facilidade e com um pouco mais de inclinação, Vc puxa o guidão pra direita, mas bem de leve, o mínimo possível. Vc vai perceber q a motocicleta faz a curva com mais facilidade.
O contra-esterço serve tb pra corrigir alguma escapada de traseira da motocicleta, como fazem os pilotos de Moto GP. Se Vc observar nessas corridas, repare q em quase todas as curvas os pilotos estão corrigindo as escapadas e derrapadas, girando o guidão pro lado contrário da curva. Repare na roda dianteira, qdo eles estiverem fazendo a curva. Vc vai ver q eles viram pro outro lado. É igual ao carro, qdo Vc está fazendo uma curva e ele sai de traseira. Instintivamente Vc vai girar o volante pro lado de fora da curva, pra corrigir a trajetória.
Acho q expliquei direito. Deu pra entender? Se não, fala aí.

Velinho, muito bem falado!! Também cabe ressaltar que, esse é um movimento, para quem não conhece a técnica, que vc faz naturalmente sem perceber!!! E como bem falado pelo velinho, somente em curvas de média e altas velocidades!!! Vc forçar o quidão para o lado oposto da curva, que é o contra-estorço, só e feito para quem tem um pouco mais de técnica e usa a moto em uma tocada mais esportiva!!!! Eu mesmo, em uma tocada mais forte, nunca cheguei a forçar o guidão para o lado oposto, forçando assim o contra-esterço, porém, sei que faço de forma instintiva, caso contrário ja teria levado um chão!!!hehehe
Apenas como ilustração, segue tres fotos minhas da ultima vez que estive em Interlagos:
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Bira-0664

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Bira-0665

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Bira-0666

Se vcs repararem, no percurso da curva, a roda dianteira fica levemente apontada para o sentido oposto da curva, e isso sem eu ter que forçar o guidão....acontece automáticamente!!! Lógico, pilotos mais técnicos forçam propositalmente buscando uma melhor perfomance, mas, no nosso caso, não é tanto necessário, ele esta la....vc faz....só que não percebe!!! Acho que é isso!!!

Abs
Raul
Raul
"Viajando em duas Rodas"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default4
Mensagens : 2210
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 56

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Sex 25 Mar 2011 - 13:27
Metido :suspect:
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Sex 25 Mar 2011 - 17:15
Leandro escreveu:Menina lógica..., pois será uma Rainha..., What a Face

Boa resposta!!!!
Leandro
Leandro
Moderador
Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Sex 25 Mar 2011 - 19:17
Tomas..., próxima parada sua aqui em Sampa é em Guaru em véio..., fica tranquilo que o sofá-cama já tá no esquema Kbção!!!!

Bração!!!
avatar
Edú Tiozinho
"CBX 750F a moto do século"
Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Default1
Mensagens : 170
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 49

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Qua 17 Ago 2011 - 0:38
Vou me lembrar das explicações do Cone, do Aleluia e do Paradex a próxima vez que fizer uma curva acima de 200 km/h.......rsrsrsrsrsrsr
Conteúdo patrocinado

Como fazer uma curva ?   /  O que é CONTRA-ESTERÇO? Empty Re: Como fazer uma curva ? / O que é CONTRA-ESTERÇO?

Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos