Manutenção na "Galo Borralheira"
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- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 29 Jan 2016 - 21:50
A oficina está lotada
Mais uma vez estou aqui para compartilhar as experiências de mais uma galoterapia. De tanto mexer em Galo, me apelidatam de "Doutor Galo" hehehehe.
Agora vamos ajudar o nosso amigo Joaquim de Natal, dono de uma 89.
Estou com ela na oficina ha mais de um mês na fila, como não sou mecânico profissional só tenho tempo nas horas de folga.
Coloquei o apelido de galo borralheira pois ela tem vários vazamentos e alguns improvisos que foi herdada do dono anterior.
Vamos aos problemas apresentados:
1- vazamento pela junta do cilindro
2- vazamento pelo retentor do alternador
3- vazamento pela mangueira de óleo do quadro
4- torneira de combustível inoperante
5- revisar os carburadores (marcha lenta muito alta)
6- tuchos batendo
Fora isso ele deve ter mais vazamentos que só vou conseguir identificar a origem depois de resolver os maiores.
Quando o Joaquim deixou a galo aqui pediu que eu verificasse a caixa de direção, pois ele achava algo estranho que não soube explicar.
Assim que eu sentei na moto pela primeira vez já identifiquei o problema: rolamentos com folga. Na verdade não era uma folga e sim uma liberdade! Quando eu retirei o eixo da roda as esferas enferrujadas caíram! Na mesma hora eu liguei pra ele e disse para ele agradece a Deus por não ter acontecido nada.
Custaram 52 reais os dois rolamentos e os dois retentores.
O Joaquim já trouxe junto com a moto um jogo de juntas, os discos de embreagem e dois kits de pastilhas de freio da dianteira, então aproveitei e fiz a troca das pastilhas.
Antes de começar a desmontar, os registros dos problemas:
A torneira de combustível foi entupida de silicone. Essa peça azul à direita da torneira é um registro elétrico que libera a passagem de combustível quando a ignição é ligada.
Retiraram a mangueira de vácuo, mas deixaram a passagem aberta! Resultado? Marcha lenta irregular por causa da entrada de ar, também não tem como regular a mistura e equalizar.
Vazamento pela junta do cilindro.
Na mangueira de óleo do quadro tem durepox e fita isolante! Tem como vazar?! Isso não é um vazamento, é um dreno. Mesmo com a moto desligada ela continua vazando todos os dias desde que ele a deixou aqui.
Em alguns pontos a carenagem foi presa com durepox.
Já desmontei o cabeçote e qual o surpresa?
Durante a montagem eu pensei: será que o cabeçote esta folgado e por isso esta vazando pela junta do cilindro?
E realmente estava! Ou seja, possivelmente não vai ser necessário trocar a junta do cabeçote. Eu reapertei todos os parafusos, vou montar e retirar todos os outros vazamentos e ver se resolveu. Eu prefiro ter que desmontar novamente o cabeçote do que tirar os cilindros sem necessidade.
Havia uma rosca espanada de um came do comando, deixei hoje no torneiro e amanha já estará pronta.
Mais uma vez estou aqui para compartilhar as experiências de mais uma galoterapia. De tanto mexer em Galo, me apelidatam de "Doutor Galo" hehehehe.
Agora vamos ajudar o nosso amigo Joaquim de Natal, dono de uma 89.
Estou com ela na oficina ha mais de um mês na fila, como não sou mecânico profissional só tenho tempo nas horas de folga.
Coloquei o apelido de galo borralheira pois ela tem vários vazamentos e alguns improvisos que foi herdada do dono anterior.
Vamos aos problemas apresentados:
1- vazamento pela junta do cilindro
2- vazamento pelo retentor do alternador
3- vazamento pela mangueira de óleo do quadro
4- torneira de combustível inoperante
5- revisar os carburadores (marcha lenta muito alta)
6- tuchos batendo
Fora isso ele deve ter mais vazamentos que só vou conseguir identificar a origem depois de resolver os maiores.
Quando o Joaquim deixou a galo aqui pediu que eu verificasse a caixa de direção, pois ele achava algo estranho que não soube explicar.
Assim que eu sentei na moto pela primeira vez já identifiquei o problema: rolamentos com folga. Na verdade não era uma folga e sim uma liberdade! Quando eu retirei o eixo da roda as esferas enferrujadas caíram! Na mesma hora eu liguei pra ele e disse para ele agradece a Deus por não ter acontecido nada.
Custaram 52 reais os dois rolamentos e os dois retentores.
O Joaquim já trouxe junto com a moto um jogo de juntas, os discos de embreagem e dois kits de pastilhas de freio da dianteira, então aproveitei e fiz a troca das pastilhas.
Antes de começar a desmontar, os registros dos problemas:
A torneira de combustível foi entupida de silicone. Essa peça azul à direita da torneira é um registro elétrico que libera a passagem de combustível quando a ignição é ligada.
Retiraram a mangueira de vácuo, mas deixaram a passagem aberta! Resultado? Marcha lenta irregular por causa da entrada de ar, também não tem como regular a mistura e equalizar.
Vazamento pela junta do cilindro.
Na mangueira de óleo do quadro tem durepox e fita isolante! Tem como vazar?! Isso não é um vazamento, é um dreno. Mesmo com a moto desligada ela continua vazando todos os dias desde que ele a deixou aqui.
Em alguns pontos a carenagem foi presa com durepox.
Já desmontei o cabeçote e qual o surpresa?
Durante a montagem eu pensei: será que o cabeçote esta folgado e por isso esta vazando pela junta do cilindro?
E realmente estava! Ou seja, possivelmente não vai ser necessário trocar a junta do cabeçote. Eu reapertei todos os parafusos, vou montar e retirar todos os outros vazamentos e ver se resolveu. Eu prefiro ter que desmontar novamente o cabeçote do que tirar os cilindros sem necessidade.
Havia uma rosca espanada de um came do comando, deixei hoje no torneiro e amanha já estará pronta.
- Enio de Lima Moyses"CBX 750F a moto do século"
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Dr. galo do nordeste tirando a galera do sufoco
Sáb 30 Jan 2016 - 0:28
se não fosse Dr. galo do nordeste estavamos em apuros kkkk
Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sáb 30 Jan 2016 - 9:41
Rapaz...confesso que nunca havia visto uma torneira nesse estado..
Vai ter muito trampo!!!!
Boa sorte aew!!!!
Vai ter muito trampo!!!!
Boa sorte aew!!!!
- Jaime Cardoso"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sáb 30 Jan 2016 - 15:02
Parabens pelo trabalho
- Valverde"CBX 750F - Absolut"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Dom 31 Jan 2016 - 11:18
Caramba, com durepoxi ainda não tinha visto. Kkk
Vamos acompanhar.
Vamos acompanhar.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Ter 2 Fev 2016 - 20:15
Obrigado a todos que estão acompanhando.
Hoje terminei de montar os comandos. Antes limpei os cames e passei um fio de aço no orifícios menores para retirar qualquer possibilidade de entupimento.
Na hora de desmontar eu tinha colocado todos os balancins em sequência para por todos no mesmo lugar na montagem.
Mas eu tinha esquecido de mostrar mais uma particularidade da galo borralheira. O inédito respiro do motor feito de alumínio (também chamado de anti-chamas).
Me parece que foi feito artesanalmente. Não faço a menor ideia do que tenha dentro!
Hoje terminei de montar os comandos. Antes limpei os cames e passei um fio de aço no orifícios menores para retirar qualquer possibilidade de entupimento.
Na hora de desmontar eu tinha colocado todos os balancins em sequência para por todos no mesmo lugar na montagem.
Mas eu tinha esquecido de mostrar mais uma particularidade da galo borralheira. O inédito respiro do motor feito de alumínio (também chamado de anti-chamas).
Me parece que foi feito artesanalmente. Não faço a menor ideia do que tenha dentro!
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Ter 2 Fev 2016 - 20:24
Acredito que essa seja a causa do maior vazamento da galo borralheira.
A mangueira de óleo do lado esquerdo, que vai do motor ao quadro.
Do lado esquerdo uma original usada e do lado direito o que sobrou da mangueira da galo borralheira. Uma mistura de fita isolante, durepox e cola de junta. Gruda na mão de quem tocar! hehehehe
Os respectivos orings também foram improvisados, vamos substituí-los.
A mangueira de óleo do lado esquerdo, que vai do motor ao quadro.
Do lado esquerdo uma original usada e do lado direito o que sobrou da mangueira da galo borralheira. Uma mistura de fita isolante, durepox e cola de junta. Gruda na mão de quem tocar! hehehehe
Os respectivos orings também foram improvisados, vamos substituí-los.
- Aragon"Já tenho uma 4 Cilindros"
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Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 53
Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qua 3 Fev 2016 - 9:21
Rapaz !!!! já vi Galo com gambiarra ,mas essa é a formula 1 das gambi.. boa sorte Anderson
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 12 Fev 2016 - 0:20
Obrigado a todos que estão acompanhando.
Hoje dei uma boa adiantada no serviço.
Retirei a tampa lateral esquerda para ver onde tinha mais vazamento e vejam só:
Vazamento de óleo pela haste da embreagem.
Alguém já tinha visto isto e talvez por preguiça de desmontar a tampa esquerda interna para trocar o retentor, colocaram um retentor pelo lado de fora com muito silicone! Como era de se esperar, não resolveu.
Notaram algo de errado?
Estava faltando um parafuso que prende a tampa interna a árvore secundária.
Além disso quase todos os parafusos estavam folgados!
Antes de retirar a tampa interna, foi necessário afastar o cano de óleo para que fosse possível folgar um dos parafusos da tampa. Para afastar o cano de óleo tive que folgar o parafuso com a fave 12 mm que o fixa na carcaça do motor.
O parafuso estava tão apertado que empenou a chave. Aí eu pergunto: um parafuso vazado que é rosqueado numa carcaça de alumínio e ainda com arruelas de alumínio para vedar, necessita de um aperto tão grande?.
Mês passado o Ênio de Natal trouxe a sua Hollywood aqui para retirar um vazamento justamente do parafuso do cano de óleo. Quando ele mandou fazer a retífica do motor o mecânico viu que a rosca deste parafuso estava espanada, então mandou fazer o embuchamento. Só que sempre vazava, era só ligar o motor que pingava. Depois de algumas tentativas vi que o vazamento era entre a bucha e a carcaça do motor, ao retirar a bucha verifiquei que além da rosca estar desalinhada, havia veda rosca! A solução foi usar trava rosca e duas arruelas de alumínio para compensar o desalinhamento.
Contei isso só para uma pequena reflexão: Apertar demais os parafusos em uma carcaça de alumínio gera muitos problemas!!!! Além disso, fazer gambiarra para recuperar rosca nem sempre dá certo!!!!
Mas voltando ao assunto...
Após retirar a tampa interna esquerda mais uma surpresa, a junta era de papelão!!! Tem como não vazar?!
Este retentor estava pelo lado de fora.
Retirando o retentor velho.
Eu tinha o retentor novo no estoque.
Depois de tudo limpo, junta nova instalada e os parafusos recolocados.
O verificador de nível de óleo também não estava em condições de uso, substitui por um usado em boas condições.
Hoje dei uma boa adiantada no serviço.
Retirei a tampa lateral esquerda para ver onde tinha mais vazamento e vejam só:
Vazamento de óleo pela haste da embreagem.
Alguém já tinha visto isto e talvez por preguiça de desmontar a tampa esquerda interna para trocar o retentor, colocaram um retentor pelo lado de fora com muito silicone! Como era de se esperar, não resolveu.
Notaram algo de errado?
Estava faltando um parafuso que prende a tampa interna a árvore secundária.
Além disso quase todos os parafusos estavam folgados!
Antes de retirar a tampa interna, foi necessário afastar o cano de óleo para que fosse possível folgar um dos parafusos da tampa. Para afastar o cano de óleo tive que folgar o parafuso com a fave 12 mm que o fixa na carcaça do motor.
O parafuso estava tão apertado que empenou a chave. Aí eu pergunto: um parafuso vazado que é rosqueado numa carcaça de alumínio e ainda com arruelas de alumínio para vedar, necessita de um aperto tão grande?.
Mês passado o Ênio de Natal trouxe a sua Hollywood aqui para retirar um vazamento justamente do parafuso do cano de óleo. Quando ele mandou fazer a retífica do motor o mecânico viu que a rosca deste parafuso estava espanada, então mandou fazer o embuchamento. Só que sempre vazava, era só ligar o motor que pingava. Depois de algumas tentativas vi que o vazamento era entre a bucha e a carcaça do motor, ao retirar a bucha verifiquei que além da rosca estar desalinhada, havia veda rosca! A solução foi usar trava rosca e duas arruelas de alumínio para compensar o desalinhamento.
Contei isso só para uma pequena reflexão: Apertar demais os parafusos em uma carcaça de alumínio gera muitos problemas!!!! Além disso, fazer gambiarra para recuperar rosca nem sempre dá certo!!!!
Mas voltando ao assunto...
Após retirar a tampa interna esquerda mais uma surpresa, a junta era de papelão!!! Tem como não vazar?!
Este retentor estava pelo lado de fora.
Retirando o retentor velho.
Eu tinha o retentor novo no estoque.
Depois de tudo limpo, junta nova instalada e os parafusos recolocados.
O verificador de nível de óleo também não estava em condições de uso, substitui por um usado em boas condições.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 12 Fev 2016 - 0:29
Aproveitei que o motor ainda esta sem óleo e fiz a troca dos discos de embreagem.
Os discos usados estavam em média com 3,7 mm, um pouco abaixo dos 3,72 que é o valor correto mínimo.
O Joaquim já tinha mando um kit com os discos Flyn, pois já deslizava um pouco.
Estava tudo muito limpo, só fiz a substituição dos discos. Antes de por os discos novo no lugar, deixei alguns minutos imersos em óleo lubrificante novo.
Os discos usados estavam em média com 3,7 mm, um pouco abaixo dos 3,72 que é o valor correto mínimo.
O Joaquim já tinha mando um kit com os discos Flyn, pois já deslizava um pouco.
Estava tudo muito limpo, só fiz a substituição dos discos. Antes de por os discos novo no lugar, deixei alguns minutos imersos em óleo lubrificante novo.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 12 Fev 2016 - 0:37
Depois de montar tudo retirei o motor de arranque, pois há um vazamento de óleo.
Ao desmontar mais uma surpresa:
Havia um "chiclete" formado por cola de junta e silicone.
Eu me pergunto, não seria bem mais fácil fazer o correto e trocar o oring? Por que colocar um monte de cola sabendo que não vai funcionar? Um oring desses deve custar no máximo 3 reais!
O oring estava "petrificado", vou levar amanha para comprar um novo.
Ao desmontar mais uma surpresa:
Havia um "chiclete" formado por cola de junta e silicone.
Eu me pergunto, não seria bem mais fácil fazer o correto e trocar o oring? Por que colocar um monte de cola sabendo que não vai funcionar? Um oring desses deve custar no máximo 3 reais!
O oring estava "petrificado", vou levar amanha para comprar um novo.
- Valverde"CBX 750F - Absolut"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 12 Fev 2016 - 9:27
Inacreditável, só vendo pra crer.
- MarcosHolanda"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 12 Fev 2016 - 10:15
Essa e a rainha das Gambiarras o mexânico que fez isso não pode ser chamado de mecânico
Em breve mais uma galo rodando de novo.
Em breve mais uma galo rodando de novo.
- Enio de Lima Moyses"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 12 Fev 2016 - 19:54
Dr galo está dando vida nova a essa sofredora parabéns Dr. pelo empenho
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Sex 12 Fev 2016 - 22:23
Obrigado Marcos, Valverde, Guinavarro e Enio. A luta continua.
Hoje eu tenho que começar agradecendo ao Joel Hatotal por ter postado o vídeo e as fotos que quando ele foi trocar o retentor e o oring do alternador. Ele teve o maior trabalho e eu aprendi muito com a "odisseia" dele.
Havia um vazamento de óleo pelo alternador, então já tinha em mente a troca do retentor e do oring. Desde que assisti o vídeo do Hatotal fiquei imaginando uma maneira de fazer o serviço sem ter maiores problemas.
O primeiro passo foi retirar a tampa do alternador e a primeira parte do rotor, não tirei fotos pois é bem simples.
Agora para retirar o rotor central é necessário usar um parafuso de rosca fina 16 mm como extrator. O parafuso eu já tinha comprado no centro, nem lembro quanto foi.
Após apertar o parafuso com a chave adequada é só dar umas pancadas no parafuso para soltar o rotor, já que o encaixe é cônico.
Depois de soltar já fica visível o eixo e o retentor.
Aí vem o problema, se a carcaça do gerador for retirada da carcaça do motor o eixo ficará sem suporte e será desalinhado pela esticador da corrente do alternador, sé isso acontecer é um problema pois terá de destravar o esticador para que o eixo volte para a posição normal e isso seria bem complicado.
Então eu pensei numa maneira de deixar o eixo no mesmo lugar depois de retirar a carcaça do gerador.
A ideia foi prolongar o eixo e fazer uma amarração esticando no sentido oposta ao virabrequim
Por sorte eu tinha aqui na oficina um eixo da mesma medida do eixo do alternador, então foi só encaixar. Usei um banco de madeira para apoiar e uma corda como segurança.
Depois foi só puxar a carcaça do alternador. O eixo nem se mexeu!
Aí veio a segunda parte, retirar o eixo improvisado sem deixar o eixo do alternador desalinhar...
Antes de retirar o eixo bolei algo para preencher o espaço.
Então para garantir fiz logo três cunhas de madeira sob medida que ficaram entre o rolamento do eixo do alternador e a carcaça do motor.
Pra variar, o que tinha na carcaça do alternador? Veda rosca!! Ou seja, o vazamento já existia e para tentar resolver o problema alguém colocou veda roscar por baixo do oring. Tinha como não vazar??
Oring trocado, agora a vez do retentor.
Pra que não sabia o olha a compatibilidade.
Exatamente a mesma medida do retentor do virabrequim do corsa! Alguém já havia postado isso aqui no fórum.
Depois foi só montar no lugar novamente no sentido inverso.
Recolocando o eixo de apoio antes de retirar as cunhas e depois achar a posição na hora de instalar a carcaça do alternador.
Hoje eu tenho que começar agradecendo ao Joel Hatotal por ter postado o vídeo e as fotos que quando ele foi trocar o retentor e o oring do alternador. Ele teve o maior trabalho e eu aprendi muito com a "odisseia" dele.
Havia um vazamento de óleo pelo alternador, então já tinha em mente a troca do retentor e do oring. Desde que assisti o vídeo do Hatotal fiquei imaginando uma maneira de fazer o serviço sem ter maiores problemas.
O primeiro passo foi retirar a tampa do alternador e a primeira parte do rotor, não tirei fotos pois é bem simples.
Agora para retirar o rotor central é necessário usar um parafuso de rosca fina 16 mm como extrator. O parafuso eu já tinha comprado no centro, nem lembro quanto foi.
Após apertar o parafuso com a chave adequada é só dar umas pancadas no parafuso para soltar o rotor, já que o encaixe é cônico.
Depois de soltar já fica visível o eixo e o retentor.
Aí vem o problema, se a carcaça do gerador for retirada da carcaça do motor o eixo ficará sem suporte e será desalinhado pela esticador da corrente do alternador, sé isso acontecer é um problema pois terá de destravar o esticador para que o eixo volte para a posição normal e isso seria bem complicado.
Então eu pensei numa maneira de deixar o eixo no mesmo lugar depois de retirar a carcaça do gerador.
A ideia foi prolongar o eixo e fazer uma amarração esticando no sentido oposta ao virabrequim
Por sorte eu tinha aqui na oficina um eixo da mesma medida do eixo do alternador, então foi só encaixar. Usei um banco de madeira para apoiar e uma corda como segurança.
Depois foi só puxar a carcaça do alternador. O eixo nem se mexeu!
Aí veio a segunda parte, retirar o eixo improvisado sem deixar o eixo do alternador desalinhar...
Antes de retirar o eixo bolei algo para preencher o espaço.
Então para garantir fiz logo três cunhas de madeira sob medida que ficaram entre o rolamento do eixo do alternador e a carcaça do motor.
Pra variar, o que tinha na carcaça do alternador? Veda rosca!! Ou seja, o vazamento já existia e para tentar resolver o problema alguém colocou veda roscar por baixo do oring. Tinha como não vazar??
Oring trocado, agora a vez do retentor.
Pra que não sabia o olha a compatibilidade.
Exatamente a mesma medida do retentor do virabrequim do corsa! Alguém já havia postado isso aqui no fórum.
Depois foi só montar no lugar novamente no sentido inverso.
Recolocando o eixo de apoio antes de retirar as cunhas e depois achar a posição na hora de instalar a carcaça do alternador.
- Eduardo NC"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Ter 16 Fev 2016 - 23:38
Sensacional Dr Galo. Parabens pela dedicação à Galo Borralheira.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qua 17 Fev 2016 - 9:18
Quando a galo chegou aqui na oficina batia muito tucho.
Depois de desmontar, reapertar e limpar tudo ainda continuou batendo tucho. Então fui inspecionar um por um todos os tuchos.
Para verificar, é só deixar em uma posição que os ressaltos do comando não esteja "empurrando" os balancins. Com uma chave de fenda deve-se forçar tentando empurrar balancin para baixo. O correto é que o tucho não ceder quase nada. Segundo o manual de serviço, testando o tucho com um relógio comparador o curso máximo deveria ser de 0,2 mm, como eu não tenho relógio comparador improvisei desta maneira.
Resultado? Três tucho não estava segurando pressão.
Então desmontei novamente, substituí os três defeituosos. Problema resolvido.
Depois de desmontar, reapertar e limpar tudo ainda continuou batendo tucho. Então fui inspecionar um por um todos os tuchos.
Para verificar, é só deixar em uma posição que os ressaltos do comando não esteja "empurrando" os balancins. Com uma chave de fenda deve-se forçar tentando empurrar balancin para baixo. O correto é que o tucho não ceder quase nada. Segundo o manual de serviço, testando o tucho com um relógio comparador o curso máximo deveria ser de 0,2 mm, como eu não tenho relógio comparador improvisei desta maneira.
Resultado? Três tucho não estava segurando pressão.
Então desmontei novamente, substituí os três defeituosos. Problema resolvido.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qua 17 Fev 2016 - 9:27
Cabeçote fechado, vazamentos resolvidos. Agora vamos aos burras.
Até que não estavam tão sujos internamente. Giclês corretos e em condições de uso, todas as boias no nível.
Só que os diafragmas...
Não escapou um!
Eu tinha 4 pistonetes completos da twister. Já instalei.
Também faltava alguns orings e arruelas dos parafusos da mistura. Também já instalei uns novos que eu tinha aqui.
Agora só falta instalar, regular a mistura e equalizar. Pretendo fazer isso hoje.
Até que não estavam tão sujos internamente. Giclês corretos e em condições de uso, todas as boias no nível.
Só que os diafragmas...
Não escapou um!
Eu tinha 4 pistonetes completos da twister. Já instalei.
Também faltava alguns orings e arruelas dos parafusos da mistura. Também já instalei uns novos que eu tinha aqui.
Agora só falta instalar, regular a mistura e equalizar. Pretendo fazer isso hoje.
- Edison Mello"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qua 17 Fev 2016 - 12:04
Olá Anderson,
Que tal você fazer um vídeo mostrando a equalização e a regulagem dos
parafusos de mistura de gasolina ???
Que tal você fazer um vídeo mostrando a equalização e a regulagem dos
parafusos de mistura de gasolina ???
- Enio de Lima Moyses"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qua 17 Fev 2016 - 15:35
Ai nao tem como ficar boa kkkk
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qui 18 Fev 2016 - 9:35
Eduardo NC escreveu:Sensacional Dr Galo. Parabens pela dedicação à Galo Borralheira.
Obrigado Eduardo. Rumo Taquaritinga!
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qui 18 Fev 2016 - 9:57
Edison Mello escreveu:Olá Anderson,
Que tal você fazer um vídeo mostrando a equalização e a regulagem dos
parafusos de mistura de gasolina ???
Promessa é dívida Edson!
Vou fazer sim o vídeo. Não é fácil explicar para quem nunca fez. Também é complicado filmar sozinho, vou procurar um ajudante.
Lembrando que para equalizar é necessário um kit com vacuômetros. O correto é usar um para cada carburador. Porém um dos meus deu defeito e ontem que dei uma queda em outro. Ou seja, tive que improvisar para equalizar a borralheira ontem usando apenas dois.
Inclusive o carburador número 4 da borralheira não pegou equalização, pois ele já foi desmontando algum dia e quando montaram não colocaram uma mola que fica entre os eixos das borboletas. Consequência? Sem a mola a borboleta fica "roçando" no corpo do carburador, provocando desgaste na borboleta e no corpo do carburador. Por conta disso foi criado um espaço entre as duas peças e isso impede a equalização correta, pois o carburador não fica em marcha lenta devido a grande passagem de ar provocada pelo desgaste das peças. Vou explicar o que fiz para deixar da melhor maneira possível. Ainda consegui deixar a marcha lenta em 1.000 rmp.
Lembrando ainda que para fazer a regulagem da mistura é necessário o uso de uma chave de fenda apropriada que tem a extremidade em ângulo (90 º).
Vou fazer o vídeo explicando com os carburadores fora da galo.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
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Re: Manutenção na "Galo Borralheira"
Qui 18 Fev 2016 - 9:59
Enio de Lima Moyses escreveu:Ai nao tem como ficar boa kkkk
Deixe de conversa e venha me ajudar, to precisando de mão de obra escrava e desqualificada!
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