Tempo e Temperatura
Quem está conectado
3 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 3 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"

Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

em Sab 27 Jun 2015 - 23:32
Finalmente chegaram os carburadores que comprei ao nosso amigo Fernando Nannao de Franca - SP. Ele já mandou os carburadores com as válvulas do afogador, sedes e estiletes novos e ainda mandou tudo equalizado. É só instalar e sair andando. Tudo me custou R$ 500 mais o frete. Obrigado Nannao!
andersonsilva

em Sab 27 Jun 2015 - 23:36
A bomba de óleo chegou, comprei do partzilla por 100 dólares mais o frete. Só que paguei o imposto da receita federal, o ICMS e ainda a taxa dos correios, no final saiu mais caro do que se eu tivesse comprado aqui no Brasil... fazer o que?!
andersonsilva

em Sab 27 Jun 2015 - 23:39
Essa bomba de óleo substitui a original com uma pequena diferença: tem que substituir um dos parafusos de fixação por um maior. São três parafusos que a fixam, é necessário substituir somente o parafuso maior, os outros dois servem normalmente.
andersonsilva

em Sab 27 Jun 2015 - 23:50
Comecei a preparar as carcaças.
Tirei os restos de juntas e cola de juntas anteriores.
Para a cola de junta eu usei um pano com solvente e esfreguei bastante, o que não saia fui passando um estilete bem de leve. Nada de sair riscando a carcaça com o estilete!
Para as juntas velhas, primeiro eu passei o estilete, o que não saia eu fazia a mesma coisa com o solvente e um pano, quando necessário passava o estilete novamente bem de leve.
Qualquer deformação onde as carcaças de unem, pode gerar um vazamento de óleo.

Vejam que a inclinação do da lamina de estilete deve ser a mínima possível, para evitar arranhões nas faces.
Depois disso, vou lavar com desengraxante para tirar restos de óleo e carbonização e evitar que fique qualquer tipo de sujeira. Antes de montar ainda merece passar um jato de ar para retirar qualquer poeira. Imagine o estrago que alguns grãos de areia podem fazer junto a uma bronzina.
MarcosHolanda

em Sex 3 Jul 2015 - 20:08
Esta chegando a hora de sua maquina roncar !!!

andersonsilva

em Sex 3 Jul 2015 - 22:54
Sim Marcos, estou na reta final.
Se Deus permitir amanha eu fecho o motor. Se der tudo certo, no domingo devo funcionar o motor.
Com a Graça de Deus espero ter meu diploma de galoterapêuta assinado! kkkk

Essa semana eu preparei as bronzinas de mancal de CB, amanha vou fechar e medir a folga com plastigage.
Como os origs originais ainda não chegaram, eu comprei outro não originais. Também comprei o parafuso da bomba de óleo (o de 6 x 60 deve ser substituído por um maior).

Como o rolamento do eixo do alternador estava entrando com uma certa facilidade, comprei dois tipo de trava rolamento (R$ 10,00 no centro da cidade), achei a melhor solução, pois mexer na carcaça? Nem pensar!

Comprei as arruelas de inox para por no tucho hidráulico, tendo em vista que vou usar os do gol power, pela experiência dos colegas do fórum,  acho que apenas uma em cada tucho será o bastante.

Bronzinas de mancal já prontas.

Amanhã após torquear, deve girar tudo livremente com a mão.
Cubas
Admin
http://galeirosdosudeste.com.br

em Sab 4 Jul 2015 - 7:42
que óleo vc vai usar?
MarcosHolanda

em Sab 4 Jul 2015 - 14:06
Você já preparou as bronzinas de biela ?

Quando for fechar a carcaça fique atento a posição do cambio se não depois não da para fechar a tampa do pinhão
andersonsilva

em Sab 4 Jul 2015 - 23:25
@Cubas escreveu:que óleo vc vai usar?

Vou usar o 20w50, comprei hoje o da elaion. Esse primeiro óleo devo rodar uns 100, no máximo 200 km e troco novamente.
andersonsilva

em Sab 4 Jul 2015 - 23:27
@MarcosHolanda escreveu:Você já preparou as bronzinas de biela ?

Quando for fechar a carcaça fique atento a posição do cambio se não depois não da para fechar a tampa do pinhão

As bronzinas de biela vou usar as anteriores, pois ainda estão na medida.

Obrigado pela dica do câmbio, vou ficar atento amanhã!
andersonsilva

em Sab 4 Jul 2015 - 23:42
As bronzinas de mancal já então instaladas.
Após torquear a carcaça para conferir, fiz um vídeo curto para demonstrar, da mesma maneira que o marcos fez.

Depois disto, ainda medi as folgas com o plastigage. Graças a Deus deu tudo dentro do limite.

O limite de uso é 0,05, todas as medidas deram abaixo disto. Só que eu medi com 2.1 Kg.m, mas na hora de fechar vou aplicar 2.5 Kg.m (que é o limite conforme o manual), então a folga ainda pode diminuir um pouco.
andersonsilva

em Sab 4 Jul 2015 - 23:48

Hoje parei aqui, amanha vou torquear as bielas, instalar o esticador da corrente do alternador.... e o resto....  bomba de óleo, cilindros cabeçote.....
A noite posto o resultado.
MarcosHolanda

em Dom 5 Jul 2015 - 11:04
O limite de uso é 0,05, todas as medidas deram abaixo disto. Só que eu medi com 2.1 Kg.m, mas na hora de fechar vou aplicar 2.5 Kg.m (que é o limite conforme o manual), então a folga ainda pode diminuir um pouco

Anderson bacana de primeira rodando macio.

Se vai fechar com 2,5kg feche novamente só com o virabrequim e verifique se ainda vai rodar macio, se não fizer este procedimento e depois com 2,5kg ficar muito justo já era seu motor, as bronzinas não devem ter marca nenhuma após este procedimento
andersonsilva

em Dom 5 Jul 2015 - 22:02
@MarcosHolanda escreveu:
O limite de uso é 0,05, todas as medidas deram abaixo disto. Só que eu medi com 2.1 Kg.m, mas na hora de fechar vou aplicar 2.5 Kg.m (que é o limite conforme o manual), então a folga ainda pode diminuir um pouco

Anderson bacana de primeira rodando macio.

Se vai fechar com 2,5kg feche novamente só com o virabrequim e verifique se ainda vai rodar macio, se não fizer este procedimento e depois com 2,5kg ficar muito justo já era seu motor, as bronzinas não devem ter marca nenhuma após este procedimento

Sim Marcos, refiz o teste e deu certo, rodou macio mesmo com 2,5 kg.m
andersonsilva

em Dom 5 Jul 2015 - 23:22
Hoje passei o dia montando o motor. Como foi a primeira vez fiz tudo sem pressa, procurando errar menos.
Limpei as faces da carcaça várias vezes, usei selante da orbi química e apliquei 2,5 kg.m de torque, deu tudo certo. Apanhei um pouco com o câmbio até conseguir colocar em neutro e encaixar tudo. Primeiro fiz o teste sem o selante e só depois de ter certeza fechei de vez.

Seguindo o que o Marcos fez, no cárter eu passei graxa em uma das faces da junta, para facilitar caso eu necessite abrir. Também fiz o mesmo na tampa do pinhão e a tampa do câmbio.
Aproveitei e troquei o retentor do interruptor do neutro, ja fazia algum tempo que eu tinha comprado no site motomoura, custou R$4,13 da RTO. Isso mesmo, quase de graça, porém lá consta como Retentor Pedal Marcha , quando na verdade é o do interruptor do neutro.

Perdi muito tempo para instalar os pistões nos cilindros. Eu só tinha uma cinta para apertar os anéis e tentei fazer como no manual, mas sem condições sem usar ferramenta especial. Tive que colocar manualmente mesmo.
Aconselho quem for fazer, instalar primeiros os pistões nos cilindro já com as bielas e só depois colocar as capas das bielas no virabrequim.
Ainda perdi tempo, pois esqueci de colocar um pano para evitar que caísse alguma coisa do motor, adivinha o que aconteceu? Caiu uma trava do pino do pistão! Mas foi só retirar o cárter e recuperar a trava.
Na hora de instalar o cabeçote valeu a dica do marcos com relação ao guia da corrente de comando, primeiro tem que colocar a parte inferior no encaixe e só depois que o cabeçote estiver bem próximo dos cilindro se deve alinhar a parte de cima.

Foi fácil instalar os anéis nos pistões. Ficou tudo bem justo, bem diferente dos anéis antigos.
Só mandei brunir os cilindros e troquei os anéis. Os pistões estavam na medida 0,25 e ainda dentro do limite.

Instalei a bomba de óleo nova, além dos orings dos dosadores de óleo, os orings dos canos de óleo e da válvula reguladora de pressão de óleo.

Aqui a comparação entre o tucho hidráulico antigo e o novo com uma arruela de aço, troquei os 16 pelos do gol power novos. Para  compensar a altura menor usei a arruela. Ficou quase a mesma altura.

Aqui os tuchos já instalados. Antes de colocar no lugar, é necessário encher o alojamento de óleo. Também é necessário encher as câmaras dos separadores de óleo após instalar as cames dos comandos de válvulas. Segundo o manual não se deve girar os comando antes disso.

Estava dando tudo certo até colocar no tempo. Depois disso quando giro o motor e os cilindros dois e três estão no ponto morto superior, o motor fica pesado. É como se uma válvula topasse no cilindro. Eu posso ter empenado uma válvula na hora de colocar  no tempo, mas acho que não, pois não coloquei tanta força assim... Ainda pode ser um tucho defeituoso. Amanhã vou tirar os comandos para descobrir o erro. Antes disso vou conferir o tempo mais uma vez.
Só tenho certeza que tem haver com os comandos, pois a parte de baixo está tudo certinho.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser??
MarcosHolanda

em Seg 6 Jul 2015 - 9:50
Como tudo começou após colocar os tuchos e os comandos

Você sangrou os tuchos antes de colocar ?

Os comandos tem posição Exaustão e admissão

Os cames do 4 cilindro lado direito do motor devem esta apontando para dentro

As marcas In e Ex das engrenagem do comando devem esta rente ao cabeçote

A marca T de tempo NÃO O T E SIM O TRACINHO A SEU LADO deve esta alinhado com a seta

Quando rodar o motor na mão pelo orifício da vela da para ver o pistão se ele esta chegando até o topo do cabeçote
andersonsilva

em Seg 6 Jul 2015 - 19:41
Graças a Deus descobri logo o problema. O problema fui eu com pressa!

Na hora da montagem do comado de escapamento, um braço oscilante saiu do lugar, então quando o ressalto do comando passava por ele, comprimia o mesmo contra a carcaça. Empenou um pouco a placa guia do braços oscilante, mas foi resolvido rapidamente no torno.

Fiquei tão empolgado que esqueci de tirar mais fotos.

Alinhando a marca "T" com a seta da carcaça.

Marca EX no comando de exaustão alinhado com o cabeçote.

Marca IN no comando de admissão alinhada com o cabeçote.

Ainda montei os canos de lubrificação, tampas laterais, coletores de admissão.

Amanhã é instalar na moto, ligar as mangueiras de óleo, instalar os carburadores e ligar o motor.

Se Deus permitir, amanhã o motor vai roncar!
Eduardo Cruz

em Ter 7 Jul 2015 - 12:28
parabens esta ficando zero
AdiCosta

em Ter 7 Jul 2015 - 12:36
Tá ficando 10

Parabéns!!!
daxelis

em Qua 8 Jul 2015 - 10:52
Quando Roncar pista um vídeo né!
Parabéns, tá ficando show.
andersonsilva

em Qua 8 Jul 2015 - 22:46
Obrigado a todos que estão acompanhando e torcendo!!!
Muito bom saber que o conhecimento está sento útil para vocês.
andersonsilva

em Qua 8 Jul 2015 - 23:12
Vamos as novidades.

Motor fechado, hora de instalar na moto. Detalhe, tive que retirar o filtro de óleo para que fosse possível instalar o motor.

Ontem finalmente instalei o motor na moto. Descobri um método muito fácil de colocar o motor na moto em um único movimento!!
Um cara da Alemanha trocou o tensor da correia do alternador da galo dele, filmou tudo e postou no youtube. O vídeo que mostra ele colocando o motor no lugar é esse: https://www.youtube.com/watch?v=5yWCjMeZ4uo aos 43 minutos ele instala o motor. Se alguém tiver que abrir o motor da galo pela primeira vez é bom assistir tudo, apesar de não entender nada do que ele fala, o aprendizado foi bom.

Fiz da mesma maneira que o alemão, porém eu soltei a aranha e ficou todo o painel solto, para dar espaço para o motor girar. Usei um banco com um pedaço de compensado para ficar da mesma altura do quadro e diminuir o esforço.

andersonsilva

em Qua 8 Jul 2015 - 23:31
Motor instalado, hora de preparar tudo para o funcionamento.

Escapamento, carburadores, embreagem, condutores e filtro de ar, mangueiras de óleo, etc.

andersonsilva

em Qua 8 Jul 2015 - 23:48
Aqui vai uma dica importante que eu aprendi assistindo os vídeos do Marcelo Tonella, que filmou a retífica do motor de uma fusca do início ao fim. Que gosta de mecânica vale a pena ver, pois é um ótimo aprendizado.

Após a desmontagem de um motor, seja qual for, é importante fazer circular o óleo por todo o sistema sem que o motor tenha compressão. Após encher o cárter com óleo, é só acionar o motor de arranque antes de instalar as velas. Assim todas as peças móveis vão girar e a bomba de óleo vai preencher todo o sistema sem que as bronzinas peguem o "peso" da compressão. Depois de fazer isto, quando for funcionar o motor, já vai estar tudo preenchido de óleo, evitando assim o desgaste prematuro das bronzinas.
Detalhe: O motor de arranque deve ser acionado até que a luz de pressão de óleo se apague. Isso só irá acontecer depois que todo o ar tiver saído do sistema.
Eu ainda fiz mais, acionei o motor de arranque antes de instalar os carburadores, as velas e o coletor de escape, assim o motor girou mais livremente.

Depois de ter certeza que o óleo estava circulando normalmente, vamos ao primeiro funcionamento.

Primeira partida, dá pra o ouvir o barulho? kkk foi o coletor de escape que    não vedou. Uma osca espanada do parafuso prisioneiro! Deu o maior trabalho!! E se não fosse um amigo que é ferramenteiro eu teria terminado de espanar o resto da rosca. Eu eu esqueci de tirar foto do que ele fez, vou tentar lembrar amanhã.
MarcosHolanda

em Qui 9 Jul 2015 - 0:05
Parabens ta quase na reta final para o 1 passeio

A sensação de montar você mesmo um motor de uma galo e funcionar e indescritível para quem gosta e uma alegria imensa.
Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: