Tempo e Temperatura
Quem está conectado
3 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 3 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
andersonsilva
"CBX 750F a moto do século"

Re: Restauração Indy Grená - Iniciante

em Sex 6 Nov 2015 - 23:22
@MarcosHolanda escreveu:Bacana Andersnon o trabalho foi minucioso mas acredito que vai resolver.

Valeu Marcos, mas eu ainda continuei...
andersonsilva

em Sex 6 Nov 2015 - 23:31
Raciocinei mais um pouco e descobri o seguinte:

No furo onde vai o eixo da borboleta, há uma bucha de metal externamente e internamente um anel de vedação que eu não consegui descobrir do que é feito.

Com uma chave de fenda eu fiz a remoção.

A função deste conjunto é fazer a vedação do eixo, para que não passe ar.

Então eu tive a ideia de no lugar da bucha e do anel, usar um oring.

Levei o carburador e o eixo em uma loja especializada e comprei os orings na medida certa.

Fiz o teste somente no eixo.

Depois fiz o teste com tudo no lugar. Serviu como uma luva.

Da mesma forma do outro lado.

Na hora de montar usei muita graxa em tudo.

Última edição por andersonsilva em Sex 6 Nov 2015 - 23:58, editado 1 vez(es)
andersonsilva

em Sex 6 Nov 2015 - 23:57
Cada oring de silicone custou 3 reais! Infelizmente aqui só é vendido em uma única loja e por isso foi tão caro.

Para um conjunto de carburadores usei 6 orings, pois nos carburadores 1 e 4 só há a necessidade de 1 oring em cada.

Lembrando que isso que eu fiz só resolveu um problema que foi a entrada de ar externa, com isso pude regular a mistura.

Com o motor quente a marcha lenta não fica abaixo dos 1200 rpm, isso ocorre por que não há o fechamento total da passagem de ar pela borboleta devido ao desgaste.

O único inconveniente de usar os orings é o fato do eixo ficar um pouco mais pesado por conta do atrito, logo ele não retorna na mesma velocidade. Acredito que com o uso deverá folgar e voltar ao normal.

Amanhã vou dar uma volta e ver como ficou. Também quero ver como vai ficar a partida com o motor frio.

Depois do teste eu posto o resultado.
AdiCosta

em Sab 7 Nov 2015 - 10:55
Bacana Anderson, como sempre seus posts são repletos de detalhes e explicações, que para gente leiga como eu, auxilia no entendimento do que foi feito.
Parabéns!!!
andersonsilva

em Seg 9 Nov 2015 - 1:17
@AdiCosta escreveu:Bacana Anderson, como sempre seus posts são repletos de detalhes e explicações, que para gente leiga como eu, auxilia no entendimento do que foi feito.
Parabéns!!!

Muito obrigado por acompanhar e incentivar!!
andersonsilva

em Qui 26 Nov 2015 - 12:49
A saga dos carburadores continua, mas ainda não estão prontos! Estou fazendo um reparo do corpo dos burras para compensar o desgaste devido ao atrito da borboleta.
Acredito de semana que vem eu termine de montar e posto todo o processo e o resultado.
Estou fazendo tudo sem pressa para que funcione bem.

Os burras que estão na galo agora ficaram muito bons. A galo pela de manhã sem afogador, sem acelerar e fica contando em 1000 rpm. O único problema é que quando o motor esta quente não baixa de 1500 rpm, devido ao desgaste na borboleta.

Enquanto isso, vamos as novidades.

Encontrei no mercado livre a chave de punho do lado direito com três posições do farol. Infelizmente era a ultima que o vendedor tinha.
Na embalagem diz que é da CB450 DX e é da Magnetron. Custou 89 reais.

A mesma chave é quase idêntica a da twister, a unica diferença é a chave do farol que tem duas posições.

andersonsilva

em Qui 26 Nov 2015 - 13:04
No site moto moura eu comprei esse parafuso que serviu direitinho na carenagem lateral.

No site ele está como sendo:
Parafuso Tampa Lateral Today/Titan-125/CBX-150/200/NX-150 Cemopar

Custa R$ 1,44 cada.
andersonsilva

em Seg 7 Dez 2015 - 21:34
Muitas coisas aconteceram nesses dias.
Descobri um cemitério que tinha uma galo quase enterrada! hehehe

Comprei até um motor completo desmontado.

Ai esta apenas metade, ainda comprei o sistema de freio completo, um par de bacalhau, suporte das sinaleiras, carenagem da four, chicote de fiação, bobina, balança. O motor está completo, vou vender em partes.

Ainda descobri através do Jomar uma loja que comprou um estoque que peças antigas da honda. O que o Jomar não comprou eu fui olhar e acabei comprando.

A tão famosa, cara e difícil de achar junção superior da four.
E várias outras coisas como a junção inferior, pedal do câmbio, borrachas do painel, etc.
Mas isso é assunto para um tópico nos classificados, depois vou postar tudo o que eu não for usar para venda.
andersonsilva

em Seg 7 Dez 2015 - 22:30
Mas voltando a restauração...

Andei fazendo alguns testes nos burras, depois de acertar e errar várias vezes...
Mas antes preciso alertar a todos!!!
Não sou mecânico profissional, não vivo disso sou apenas um curioso.
Isso é uma experiência, um passatempo.
Não tentem fazer isso em casa! kkkk
O mais correto seria colocar os burras da hornet, no futuro farei isso.

Aprendi com um senhor de 70 anos pai de um amigo como recuperar um carburador com desgaste.

Ainda não terminei completamente, mas vou mostrar o que já fiz.

O que usar para compensar o desgaste? Durepox!
Isso mesmo.

Mas até chegar no ponto da foto eu apanhei muito. Então vamos as lições:

Os grandes problemas dos carburadores são:

1 - A entrada de ar pelo eixo da borboleta. Para "corrigir" eu usei os orings, como ja postei anteriormente. Deu certo, porém ainda devo fazer alguns ajustes pois o oring deixa o eixo mais preso e ele não volta completamente quando desacelera, tem que ajudar. Talvez um ajuste no oring resolva o problema, vou resolver isso depois.

2 - O desgaste causado pelo atrito entre as borboletas e o corpo do carburador. Ou seja, o desgaste faz com que a borboleta não feche completamente a passagem de ar quando está totalmente desacelerado. Além disso o desgaste não é igual em todos os carburadores. E o que isso causa? Primeiro a moto não baixa a rotação completamente mesmo diminuindo o curso do parafuso da marcha lenta. O burras que estão na minha galo agora estão equalizados, porém quando o motor esta quente a marcha lenta fica em 1500 RPM.
Outro problema é que como o desgaste não  é igual a passagem de ar fica desigual entre os burras, ou seja, enquanto um está com a mistura rica, o outro ficar com a mistura pobre e mesmo que você regule a mistura um vai deixar passar mais mistura do que o outro. Resumindo um vai tender a acelerar a moto enquanto outro vai tender a desacelerar, resultado? o motor não vai ficar equalizado.

A ideia do durepox parece que vai dar certo, mas não é tão fácil.
Vou explicar a maneira mais fácil para que for tentar.
Primeiramente, não se deve colocar durepox nos furos de progressão. O que é isso? Os furos de progressão são quatro furinhos que ficam no corpo do carburador, eles ficam bem próximos da borboleta quando ela está fechada. Infelizmente não tirei foto, mas depois eu posto. Por estes furos passam combustível/ar dependendo da posição da borboleta. Então a durepox deve passar longe deles para que os obstruam. Então eu fiz o seguinte, a borboleta pode ser movida um pouco, para isso é só folgar os parafusos de fixação, empurra-la para que fique tocando na parte interior (justamente onde estão os furos de progressão). Fazendo isso não será preciso usar durepox próximo aos furos. Lembrando que para folgar os parafusos da borboleta é necessário limar a extremidade da rosca para libera-lo, pois eles são punçados por segurança.
Agora foi só colocar durepox somente onde há desgaste. Para visualizar, feche completamente a borboleta e ponha  contra a luz. Onde a luz passar será necessário usar a massa.
Fiz pequenas misturas da massa, usei um pouco de água para deixar mais maleável. Antes de por a massa limpei bem a superfície para retirar toda sujeira, se não a massa não fixa bem.
Fiz uma tira bem fina de durepox e pus exatamente onde a borboleta "descansa" sobre o carburador e depois fechei completamente a borboleta, devagar e várias vezes até tomar o formato certo e quando ela ficou complemente fechada retirei o excesso. Outro detalhe importante, a massa vai tender a grudar na borboleta, então eu passei óleo vegetal na borboleta para evitar isso. Ajudou bastante.
andersonsilva

em Seg 7 Dez 2015 - 22:41
É uma maneira de exercitar a paciência! hehehehe

Depois de deixar secar por 24 horas, eu retirei as rebarbas com uma palha de aço, bem de leve.

Fazer isso bem feito nos 4 burras não é fácil! Passei vários dias.

Não mencionei, mas é claro que eu separei todos os burras e retirei os pistonetes para facilitar o trabalho.

Também passei palha de aço de leve no local onde a massa deveria grudar, para retirar qualquer sujeira. Pois imagine depois de tudo isso a massa depois de seca soltar? kkkk

Depois de pronto eu fui testar, porém eu fiz isso na moto do Bacurim (abri outro tópico só para essa hollywood), mas não ficou 100% pois há uma entrada falsa de ar pelos coletores ,então não consegui nem regular a mistura. Vou tentar achar a entrada de ar esse semana, ou então vou por os burras na minha pra testar.
andersonsilva

em Seg 7 Dez 2015 - 22:50
Não lembro se postei anteriormente, mas algumas válvulas do afogador estavam ruins. A borracha de vedação se desmanchou, então levei para uma loja especializada em juntas o olha o que o cara fez.

Ele fez um anel de vedação de cortiça, usando um vazador. Por que eu não pensei nisso antes?? Por que eu não sabia de cortiça é resistente a gasolina!

Como há uma mola que impulsiona a válvula, com o tempo ela se molda e faz a vedação. Quanto custou? O cara não cobrou nada! Foi fácil de fazer e ele não usou quase nada de material.
andersonsilva

em Seg 7 Dez 2015 - 23:02
Mais uma lição. Fui comprar os gicles de lenta, pedi o número 38 e o cara me trouxe o da Strada. Testei e não deu certo, quando acelera a moto fica encharcando. Eu também tinha pedido pela internet o gicle da cbx-150, que pelo código é o mesmo da galo. Chegou mas eu ainda não testei.
Ambos são 38, o furo central tem o mesmo diâmetro, porem os furos laterais são diferentes.

Pela foto dá pra perceber a diferença.

O da esquerda é da CBX-200 Strada, da direita CBX-150 Aero.

Assim que testar digo como ficou.
Humberto_750_Cbá
Moderador

em Ter 8 Dez 2015 - 11:42
Anderson, a Honda ainda fornece os giclês de baixa da Galo. É o código das Indys. E é barato, coisa de R$30,00 a R$40,00 cada. Detalhe, eles são feitos de inox e não de latão como esses das fotos e os antigos das Galos (das 86 a 90).

Abs.

andersonsilva

em Ter 8 Dez 2015 - 20:57
@Humberto_750_Cbá escreveu:Anderson, a Honda ainda fornece os giclês de baixa da Galo. É o código das Indys. E é barato, coisa de R$30,00 a R$40,00 cada. Detalhe, eles são feitos de inox e não de latão como esses das fotos e os antigos das Galos (das 86 a 90).

Abs.

Obrigado pela informação Humberto, não sabia disso. O problema é que aqui na minha cidade praticamente não tem nada para galo na honda!
Humberto_750_Cbá
Moderador

em Ter 8 Dez 2015 - 22:06
Peças da Galo em estoque ? Pode esquecer. Só sob pedido. É assim que faço.

Abs.

eguti tattoo

em Ter 8 Dez 2015 - 23:23
parabens anderson pelo trampo e postagens detalhadas....tanto na compra local e valor..e na montagem e desmontagens.....
andersonsilva

em Sab 26 Dez 2015 - 23:50
@eguti tattoo escreveu:parabens anderson pelo trampo e postagens detalhadas....tanto na compra local e valor..e na montagem e desmontagens.....

Obrigado Eguiti
andersonsilva

em Dom 27 Dez 2015 - 0:22
Só compartilhando o conhecimento, vou mostrar como trocar o reparo da torneira de combustível.

Para desmontar basta retirar os 4 parafusos que prendem os diafragmas.

Ao retirar a primeira parte, temos a mola e uma especie de arruela de plástico.
A função da mola é pressionar todo o sistema fazendo com que o diafragma interno menor que faça a vedação do combustível. A função da arruela é distribuir a força fazendo com que a pressão da mola não danifique o diafragma maior.

Os dois diafragmas ficam ligado por meio de uma pistão de metal. Entre os dois há ainda um separador com uma especie de respiro.

A função do diafragma maior é puxar o diafragma menor quando houver vácuo no sistema. A função da mola é pressionar o diafragma interno menor que faz a vedação do combustível.

O funcionamento é o seguinte: Quando há vácuo na entrada do sistema, o mesmo faz com que o diafragma maior puxe o pistão de metal, que por sua vez puxa o diafragma menor e este ultimo libera a passagem de combustível.

Se o defeito for falta de combustível, provavelmente o diafragma maior esta furado fazendo com que o vácuo não seja transmitido ao sistema. Para ter certeza é só fazer o vácuo com a boca na entrada no sistema, se o vácuo não for mantido o diafragma maior esta furado. Desta maneira o combustível não é liberado de forma alguma.

Se o defeito for o diafragma menor há duas possibilidades: o combustível continuará liberado mesmo sem o vácuo ou o combustível não será liberado mesmo havendo vácuo.

Há um orifício na arruela de plástico que serve para encaixar o diafragma.

Da mesma maneira há um furo de cada lado do pistão de metal para serem encaixados o diafragmar maior de um lado e o diafragma menor do outro. Para que tudo encaixe com maior facilidade é importante que os locais de encaixe dos diafragmas sejam lubrificados (com graxa por exemplo).

Na foto mostro como ficam interligados os diafragmas.
Humberto_750_Cbá
Moderador

em Seg 28 Dez 2015 - 10:30
Anderson, o diafragma maior que vc colocou novo é original ou paralelo ? O velho que vc retirou era original ? Pergunto isso pois se o velho for original, dê uma olhada nele contra a luz e me fale o que vc viu. Rsss. Depois analise e explique o porque das coisas.
Por favor, não me entenda mal. É só uma questão de aprendizado para voce e vai mostrar o por que é importante colocar o original.

Abs.

andersonsilva

em Seg 28 Dez 2015 - 21:07
@Humberto_750_Cbá escreveu:Anderson, o diafragma maior que vc colocou novo é original ou paralelo ? O velho que vc retirou era original ? Pergunto isso pois se o velho for original, dê uma olhada nele contra a luz e me fale o que vc viu. Rsss. Depois analise e explique o porque das coisas.
Por favor, não me entenda mal. É só uma questão de aprendizado para voce e vai mostrar o por que é importante colocar o original.

Abs.

Humberto, eu entendi plenamente o que você quis dizer.
No meu caso ambos eram paralelos.
O diafragma maior estava inteiro, contra a luz não dava pra ver nenhum furo, porém estava muito duro, ressecado, logo logo iria furar.
Já o diafragma menor saiu os pedaços, estava completamente ressecado.

Complementando o que você falou, o reparo original tem uma qualidade superior e vai durar muito mais. Eu usei o reparo paralelo da THL, custou 25 reais aqui no centro. Esse torneira vai ficar de reserva, pois já havia comprado uma nova (também paralela) que já está em uso.

Humberto_750_Cbá
Moderador

em Seg 28 Dez 2015 - 21:45
Olá Anderson. O diafragma maior original tem um detalhe que poucas pessoas conhecem. Tenho um aqui usado que substituí da minha Black. Coloquei o kit original.
Este velho que tirei está em bom estado mas já um pouco endurecido. Vou tentar tirar uma foto mostrando este detalhe.

Abs.

andersonsilva

em Ter 12 Jan 2016 - 9:23
Em viagem  até Fortaleza, a caça continua.

A chamada "chave de punho" esquerda custou R$ 55. É idêntica a da CBX-200 Strada, só mudar a cor das letras que é branca em vez  do amarelo original.

Também achei os giclês de lenta, pena que o vendedor só tinha 6. Custou R$ 9 cada.

Humberto_750_Cbá
Moderador

em Ter 12 Jan 2016 - 15:30
Anderson, as serigrafias dos punhos das Indys é branco mesmo.

andersonsilva

em Seg 8 Fev 2016 - 11:29
@Humberto_750_Cbá escreveu:Anderson, as serigrafias dos punhos das Indys é branco mesmo.

Você tem razão, as serigrafias são brancas! Não tinha me atentado a esse detalhe. Que bom, agora vai ficar como original.
andersonsilva

em Seg 8 Fev 2016 - 11:35
Ontem tive o prazer de fazer uma visita ao nosso amigo Marcos Holanda, acho que ele é o autor do tópico mais visto do fórum.

Fiquei impressionado com a determinação dele, já alguns anos fazendo a restauração da sua Hollywood na garagem do prédio onde mora.

Foi muito bom compartilhar o conhecimento em pouco tempo que estive lá.

Hoje ele deve estar finalizando a montagem.

Força Marcos, coloca essa galo pra roncar!
Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: