Tempo e Temperatura
Quem está conectado
13 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 13 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Azeitona750
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 209
Data de inscrição : 13/04/2013
Idade : 29

Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 19:35
Amigos,

Estarei transferindo o primeiro tópico de empreitadas que fiz na minha CBX.

É sabido que eu postara noutro Fórum, e como na época foi uma surpresa para muita gente, acho válido eu compartilhar aqui também.

Espero que Gostem!!

Azeitona


Última edição por Azeitona750 em Seg 12 Ago 2013 - 19:40, editado 1 vez(es)
avatar
Azeitona750
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 209
Data de inscrição : 13/04/2013
Idade : 29

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 19:36
por Azeitona750 em 14, Fevereiro, 11 12:11 am


Turma,

   É o seguinte, comprei minha galo em Novembro passado, desde então venho realizando pequenos reparos na parte estética. A convite do Galeiro Tomate eu entrei no fórum. Ao "adentrar por essas bandas" percebi que aqui as coisas funcionam da mesma forma que os outros fóruns que participo, com dicas, truques, DIY - Do it yourself(faça você mesmo).
   Pois bem, eu, deste os 13 anos de idade(hoje com 22), trabalho no ramo da eletrônica(mantenções) e quando tinha uns 16 anos, começei a dedicar-me as restaurações de equipamentos antigos também. Quando digo restauração, é porque lido com equipamentos da década de vinte até o final da década de 90, isso mesmo, 70 anos. E restaurar mesmo(não reformar) é complicado. E nesses seis anos dediquei-me em tudo e mais um pouco a este ramo. Reparação eletrônica, Manufaturamento de peças e placas eletrônicas(hoje extintas do mercado), reparação mecânica, fabricação de gabinetes, Silk-Screen(Serigrafia), pinturas(em qualquer base), beneficiamento e tratamento do alumínio, galvanização, anodização e etc...isso tudo para mim não é nenhum bixo de sete cabeças mais.
   Desde os 13 anos de idade, me tornei colecionador de equipamentos, possuo quase trezentos deles, e por um motivo ignorado, tive de antecipar o sonho de comprar a galo. Graças ao meu bom Deus, achei uma realmente inteira, e a velha mania de querer deixar as coisas originais de fábrica não fora diferente com a Galo...hehehehe...Particularmente não gosto de de personalizações, mudanças, adaptações e etc, entretanto, respeito o gosto de cada um. No meu caso, o negócio tem que ficar NOVO e com o máximo das características originais.
    Hoje em dia, NADA mais me assusta no sentido de reparos que tenham que dar resultados no minímo 90% igual ao que era de fábrica...Já passei por cada uma...hehehehe
     Enfim, problemas vem para encontrarmos soluções, e a cada solução dada, nos fortalecemos e nos tornamos maiores!
  

É por isso, que inauguro aqui, um tópico de TODAS as restaurações, manutênções e reparos que eu for fazer em minha Galo. Sempre que possível, com fotos e explicações para quem queira fazer igual em casa e ter um sucesso no reparo 100% certo

    Pois bem, uma das coisas que estavam na lista de reparos, era o painél e seus instrumentos. Eu não tirei uma foto do antes, mas o painél da minha galo estava bom. Sem trincos, rachados, quebrados nem nada. Mas tinha três coisas que me incomodavam:

 1 - Serigrafias indicativas das funções um pouco gastas(Inadimissível para quem trabalha com isso). A sensação que me dava de ver ela assim, é imaginar dentro da cabeça de que foi uma moto que foi lavada demais e etc, por isso de estar apagado, fora que, deprecia o painél(na minha opinião).
 2 - Aquele aro bege aluminidizado encardido em com um pequeno risco.
 3 - Acrílicos um pouco riscado e não tão transparente.

 Nesse final de semana, eu já resolvi os problemas dois e três.

Comecei pelo problema 2, estava decidido em fazer a cor idêntica do aro para pintar e deixar novo. Comecei então por uma base em prata, só que em Laca Nitrocelulose(popular duco), uma vez que o aro original é fosco, porém com leve polimento para dar um "ar" de brilho e um acabamento mais liso, refinado.
Aqui em casa eu já tinha todas as tintas e pigmentos necessários.

Iniciei fazendo a deposição sobre papel para ir comparando as tonalidades. O papel que usei foi um fotográfico mesmo:




Preferi começar a partir da base prata(em laca):



Pigmentei com amarelo:





Apliquei com pistola sobre o papel para ver o resultado:



Adicionei vermelho para escurecer:



Resultado:




Depois de umas 10 tentativas adicionando branco, preto, prata, amarelo e vermelho, decidi fazer aplicação agora sobre a régua base. O resultado foi bom para mim, bem próximo!



Depois disso, adicionado o controlador universal de efeitos, uma vez que as proporções da base da tinta foram mudadas:




Com a tinta pronta em mãos, decidi então dar um leve polimento, uma vez que se danificar a pintura original, eu já tenho a cor igual em mãos. Para minha surpresa, com o polimento, a peça ficou praticamente nova denovo, então, se tornou desnecessário a pintura completa, e sim pequenos retoques com o micro pincel:



E o resultado:




Resultado final acima dos 90% esperados sem precisar tirar a cor original da peça. Tempo total de serviço: aprox 4 horas.




E acabou "sobrando" a tinta...fica para reparos futuros...hehehehe




Problema três, acrílicos:

Antes, todos riscados e não tão brilhantes:



Removi a pasta de calafetação, lixei com lixa 1200 da 3M até que removesse todos os riscos, eles ficaram opacos assim:



Depois de polidos com ALGODÃO e massa de polir número dois da ACS Coral, todos ficaram assim:





Os acrílicos ficaram ÓTIMOS, como novos mesmo. Fique satisfeitíssimo com o resultado. O tempo de serviço, aprox. 3 horas.

Por este domingo é só por enquanto, assim que resolver a serigrafia do painél, eu posto novidades.
Aliás, assim que for fazendo novas "empreitadas" eu vou postado, claro, se vocês quiserem..

Espero que os amigos gostem das fotos e da explicação, e recomendo fazerem, afinal, não é todo mundo que tem uma galo, e para quem tem, nada melhor do que deixa-las como novas!!!

Abração a todos!
avatar
Azeitona750
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 209
Data de inscrição : 13/04/2013
Idade : 29

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 19:38
por Azeitona750 em 17, Fevereiro, 11 11:18 pm


Bom Pessoal,

Fico contente com as mensagens recebidas e sempre que possível, vou respondendo a todas perguntas. As vezes posso não responder no dia ou logo, mas prometo que respondo.

Hoje foi um dia importante. Aproveitando os últimos dias de férias da faculdade, fiz hoje a serigrafia nos acrílicos indicativos. Esta parte não entrarei em detalhes pois é um "segredo" de profissão meu, mas postarei algumas fotos do processo para que todos entendam.

Nas fotos à seguir, uma visão de como eles estavam, bem apagados. Tinham sem dúvidas que ser restaurados.





À partir dos moldes originais, em software adequado de computador, confeccionei os negativos, popularmente conhecidos como arte ou fotolito.



Como podem ver, em escala 1:1, feito conforme o original.



Conferindo o alinhamento e se tudo "bate". Parece que ficou bom.



Como tudo esta certinho, hora de gravar a tela em silk-scrren(Quem quiser saber mais sobre, basta digitar "Silk-Screen" no google). Esta é a parte mais complicada, chata, cansativa, custuosa etc etc e etc. Esta é a parte que determina se o serviço ficará bom ou não. Como eu precisava já gravar telas para uns painéis que precisava fazer, aproveitei um "cantinho" e fiz.
Cada tela dessas, de alta definição, custa em média R$280,00. Lembrando que este serviços, apenas um serigráfico habilitado consegue fazer sem problema algum.



O desenho gravado  na matriz:



Aqui, a tinta utilizada: Epóxi bi-componete. Esta tinta, depois de seca por completo(14 dias), se torna dura e resistente a solvente e intempérie:




Iniciando a Impressão:





Depois de muito tempo, a obra de arte pronta:








Considerações finais:
Gostei bastante mesmo do resultado final, digamos que 110% pois a impressão ficou bem legal, e a tinta que usei possui um grau de resistência muito maior, ou seja, o painél da minha galo vai ficar por muito tempo igual a quando saiu de fábrica, uma imagem rara de se ver, uma galo com o painél indicativo legível....

Espero que gostem...

Logo logo tem mais Azeitona e suas Galoterapias...hehehe

Abração,

Azeitona
avatar
Azeitona750
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 209
Data de inscrição : 13/04/2013
Idade : 29

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 19:38
por Azeitona750 em 21, Fevereiro, 11 12:01 am


Amigos!!!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todas as palavras de elogios que recebi nos últimos dias. Fico contente que minha iniciativa tenha agradado a vocês.

Finalmente terminei as restaurações que eu gostaria de fazer no painél da minha galo.

Como todos puderam acompanhar, eu fiz um passo-a-passo de tudo que eu gostaria de ter feito no painél, e hoje, posto os resultados finais, bem como as considerações no final do tópico.

A seguir, as imagens de finalização.

Bom, antes de começar o processo de montagem eu precisaria antes dar uma limpadinha nos instrumentos. Tive uma "agradável" surpresa no dia em que desmontei o painél. O que eu achava que antes era pequenas manchas do desbotamento natural do painél, era apenas poeira e ciscos, vejam:








Então, passei(de leve e em baixa pressão) ar comprimido aqui em casa.
(Tem de ser feito com muito cuidado para não danificar os istrumentos).





Agora, todos os instrumentos limpos.




Bom, agora, vamos ao dito cujo painél.

Antes de montar, dei um belo banho, pois embaixo do aro bege aluminidizado, tinha uma camada de terra misturado com a calafetação antiga e um pouco de óleo que dera origem a uma sujeira nojenta e grudenta, então, já pro banho tudo!







Depois de limpo e seco, um tratamento com "Grand Prix proteção U.V. para plásticos", apicado com algodão.




Bom, de última hora decidi renovar a calafetação temendo possíveis infiltrações. Já que tudo estava desmontado, comprei silicone próprio da Pulvitec.




Não deve-se exagerar na aplicação, uma vez que o excesso saia pelos lados, e ou o acrílico não fique perfeitamente encaixado no fundo, devido ao excesso. Uma quantidade razoável, foi essa aqui:




Aqui, o Azeitona em operação. Concentrado para não errar.




Depois de tudo pronto.....Tcharammm! Nem parece que há acrilicos ali, e sim, vidros...hehehe  Excelente!





Hora de motar a Bub. Azeitona em operação.





E o painél ficou assim:











Montada a carenagem, ai sim a Rainha volta a imperar:






Depois de tudo pronto, lógico fui dar um passeio, afinal, fiquei três semanas sem ela...hehehehe

Então, depois de tudo pronto, eu consegui fazer uma de muitas galoterapias que eu tenho em mente. Essa talvez era uma das mais chatas, agora, virou realidade.
Ter o painél daquela forma, sem dúvidas dá um novo charme a uma moto de 23 anos. Os acrílicos transparentes e a serigrafia dos indicativos totalmente legível dá um ar de moto nova...eu gostei muito muito muito mesmo!
Sou dos Galeiros chatos. Tudo que eu puder fazer em casa e quanto menos depender dos outros, vou fazer, pois ninguém melhor que nós para ter esse carinho todo!

Essa primeira galoterapia está concluída!!! Logo logo tem mais!

Valeu galera!

Azeitona
avatar
Azeitona750
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 209
Data de inscrição : 13/04/2013
Idade : 29

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 19:49
Rsrsrsrsrs..


Re li o tópico....

Me lembro como se fosse ontem fazendo isso! Mal sabia eu o quanto de coisas boas essa moto me agregaria...

Pensa num cara que estava feliz nessa época!! Com 21 anos de idade, consegui comprar e pagar minha Galo...que felicidade!!!

Muita nostalgia mesmo!!!

Obrigado meus amigos!
avatar
Azeitona750
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 209
Data de inscrição : 13/04/2013
Idade : 29

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 19:53
O cara que me vendeu a moto me encontrou alguns anos depois e me disse assim: "Cara, eu achei que você iria acabar com ela! Eu achava que era cuidadoso, mas eu era nada perto de você! Tenho uma felicidade em vê-la com você, foi para uma pessoa muito mais caprichosa do que eu!"

Quando postei este tópico no CBX, a galera ficou assim: "Caraca, você faz isso tudo??"

hehehehehe

Muito bom ter visto este tópico antigo, nostalgia pura!!
avatar
Humberto_750_Cbá
Moderador
Mensagens : 757
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 50

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 21:01
Muito bom Azeitona. Eu sempre acompanho sua "obras de arte".

Abs.

_________________
HUMBERTO FERRACIN
CBX750F 1986
Cuiabá - MT
avatar
Cubas
Admin
Mensagens : 4062
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 56
http://galeirosdosudeste.com.br

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 21:27
é ficou mais ou menos
avatar
Tomate750
Admin
Mensagens : 11788
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 45
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 21:31
participei dessa empreitada..espetacular o trabalho do Azeite..posso garantir que em breve farei uma "geralzinha" na minha Nega com ele..hehhe

_________________
A liberdade é o sonho mais antigo do homem, demorou... mas somente milhões de anos depois alguns homens especiais podem ter este dom e privilégio... os Motociclistas!
avatar
Michell
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 426
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 30

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Seg 12 Ago 2013 - 22:37
@Tomate750 escreveu:participei dessa empreitada..espetacular o trabalho do Azeite..posso garantir que em breve farei uma "geralzinha" na minha Nega com ele..hehhe
 

faz isso naum thumas ...... essa bicheira sua ele vai condenar 90% dela ...... kkkkkkk ...... ow prepara 20 pilas pro azeite da o telento .
avatar
Tomate750
Admin
Mensagens : 11788
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 45
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Ter 13 Ago 2013 - 7:33
@Michell escreveu:
@Tomate750 escreveu:participei dessa empreitada..espetacular o trabalho do Azeite..posso garantir que em breve farei uma "geralzinha" na minha Nega com ele..hehhe
 

faz isso naum thumas ...... essa bicheira sua ele vai condenar 90% dela ...... kkkkkkk ...... ow prepara 20 pilas pro azeite da o telento .

Ele já condena diariamente...hehehe



_________________
A liberdade é o sonho mais antigo do homem, demorou... mas somente milhões de anos depois alguns homens especiais podem ter este dom e privilégio... os Motociclistas!
avatar
Gilberto Rocha
"Viajando em duas Rodas"

Mensagens : 2193
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 58

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Ter 13 Ago 2013 - 9:20
Puuuuuuuuuuuta que pariu, ficou show...
avatar
Valverde
Admin
Mensagens : 1488
Data de inscrição : 16/02/2011

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Ter 13 Ago 2013 - 9:33
Teve também a do Kabunda e a do Albert, que você fez também e ficaram em estado de ZERO.
Foi a galoterapia de painel mais bem detalhada e com um resultado impressionante.
Parabéns.

_________________
Valverde Alves - (11) 9-8224-0250 TIM  - valverde@zipmail.com.br
avatar
Danilo_Galega
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 106
Data de inscrição : 03/09/2012
Idade : 34

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Ter 13 Ago 2013 - 14:32
Parabéns pelo trabalho, e me fala quanto vc cobra pra fazer isso na minha? Pois não tenho ferramentas, condições, nem habilidade para tanto.
Obrigado.
Danilo.
Seliodias
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 73
Data de inscrição : 28/04/2013
Idade : 42

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Ter 13 Ago 2013 - 17:45
[b style="margin: 0px; padding: 0px;"]Azeitona, tudo ok? [/b]
[b style="margin: 0px; padding: 0px;"]parabéns pelo capricho...[/b]
[b style="margin: 0px; padding: 0px;"]vc chegou a pintar a parte preta da carcaça? que tipo [/b]
[b style="margin: 0px; padding: 0px;"]de tinta vc recomenda?  muito grato...[/b]
Chicao da Sul
"Viajando em duas Rodas"

Mensagens : 2057
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 58

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Ter 13 Ago 2013 - 21:01
Vou mandar o meu para o Azeite dar um trato,o menino é muito bom.
avatar
Bueno
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 81
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 48

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Ter 13 Ago 2013 - 22:55
Pô Azeite, ficou show! Também prefiro mais pro original. Eu não tenho essa manha. Quanto vc cobra prá fazer meu painel?
avatar
ANDRE BARROS
"CBX 750F a moto do século"

Mensagens : 191
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 45

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Sex 23 Ago 2013 - 12:58
Ficou show heim Azeitona, eu comprei a carcaça de baixo nova e de cima usada muito boa só preciso dar um trato, mas não vai ficar igual ao seu Parabéns
avatar
WalterMoto
"Fantastic Horse Steel"

Mensagens : 3546
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 54

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

em Sex 23 Ago 2013 - 15:05
Coisa caprichada hein !!!! ficou show , parabens Azeite.
Conteúdo patrocinado

Re: Restauração Painél da Galo do Azeitona

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum