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Azeitona750
"CBX 750F a moto do século"

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Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:25
Galera,

Estarei transferindo para o fórum dos Galeiros do Brasil um tópico criado por mim no Fórum dos RDzeiros em meados de Outubro de 2012!

Espero que gostem!!!


Última edição por Azeitona750 em Ter 6 Ago 2013 - 22:20, editado 1 vez(es)
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:26
enviada em 29-10-2012 em 23:51


Trouxa eu? Imagina, são seus olhos....

Sim, me ferrei de novo!

Caí novamente nessa armadilha...Very Happy

Desde a Galo Hollywood, confesso que sou um tanto aficcionado pela combinação de cores vermelho e branco. Mas quando decidi que a hora de ter uma RD havia chegado, decidi que teria uma RD mas teria que ser na cor preto, afinal, RD é conhecida como viúva Negra, bixeira, fedorente e o preto casa bem com estes apelidos, diferente do branco e azul..hehehehe Por sorte, comprei uma RD 1987 com roupa de 1988 preta e como todos sabem, venho lutando com ela...

Pensando por um outro ângulo, o ruim de fazer o que estou fazendo na RD preta, tirando toda a loucura, o fato de que será uma moto nova, que assim como a Galo, ficarei com "dó" de rodar.....putz, duas motos e mesmo assim com dó de rodar...

Enfim....

Muito tempo depois, descobri que um grande RDzeiro, o Rodrigo(RNunes), membro "dinossauro" do fórum era daqui de Ilha Solteira e ainda tinha sua RD(Mundo pequeno)...
Ao procura-lo na faculdade, conversa vai, conversa vem, o Nunes me contou a história da RDR:

Nunes: "...Esta moto, comprei para um amigo, que o pai era dono de oficina de motos, eu a desmontei para reforma. No entanto, alguns contratempos aconteceram e a moto ficou desmontada, por quase dez anos...Meu amigo se casou e RD nunca mais. Estava certo de que me "casaria" com esta moto, já que paguei um tanto caro nela na época, e hoje ela está toda desmontada, ninguém é louco de comprar uma moto neste estado...."

Mas eu era louco a tal ponto....Very Happy

Disse à ele do meu gosto pelas combinações do branco com o vermelho....hehehehe e TALVEZ, compraria uma RDR no futuro....kkkkkkk

Pois bem, o Nunes também tem uma RD Export dele mesmo, que também a desmontou na época para reforma, que desde então ficou parada, precisando iniciar o processo de reforma, sendo que ele não tinha tinha tempo para correr atrás de levar quadro para o jateamento, correr atrás de pintores e.....tcharammmmmm.......eu poderia fazer tudo isso.....
Certo dia, propus a ele, uma troca de serviços pela moto, sendo que o que eu cobrasse, abateríamos no valor da moto e no futuro, voltaria a diferença do valor dela.....e nisso, ele abriu um sorriso e disse: "Eu havia pensado nisso..." E assim foi, me tornei um Trouxa ao quadrado....

E assim foi, uma RDR 1991 branco e vermelho!!!

Sobre os pontos que me chamaram a atenção na moto foram:

*Motor já retificado e pronto para andar, feito pelo Madeira;

*Apesar de aparencia estranha, a moto apresenta ainda vários pontos integros, como o quadro, totalmente livre de soldas;

*Parafusos, mesmo  que oxidados, vários deles originais;

*Tanquel livre de amassados;

*Carenagens frontais com reparos muito pequenos, fáceis de eu deixar totalmente original!!!

*Durante o tempo parada, o Nunes pagou todos os documentos, nada está atrasado, mesmo desmontada, a moto está em dia com a documentação....


Mas para que ter duas RD's?

Simples, uma toda zera e original perfeita, para desfilar. A outra, inteira mecânicamente e estéticamente para rodar no dia-dia, sem dó de acelerar, e quem sabe, uma leve preparação!

Restauração ou Reforma?

Reforma, sem dúvidas. Eu não seria "retardado" ao ponto de trocar tudo(mas tudo mesmo) como fiz na RD preta. Deixa-la sim, apresentável, mas não ao extremo!

Poisé meus caros amigos, eu havia prometido que não mais cairia nesse "golpe", mas por ironia do destino, estou eu aqui, denovo, para vós atormenta-los com minhas fotos e postagens...

Para ser sincero, agora com a RD preta já indo para os finalmentes, comecei a sentir falta de restaurar RD...hehehehe

A ajuda e todos os comentários de vocês, são muito bem vindos, e sinceramente, aqueles que fazem críticas construtivas, idéias e elogios, dão um enorme "UP" em continuar a postar tudo detalhado....

Aí vão fotos de quase 10 anos atrás quando o Nunes a comprou:









Última edição por Azeitona750 em Ter 6 Ago 2013 - 21:33, editado 1 vez(es)
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Humberto_750_Cbá
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:27
Aleluia !!!!!!    Até que enfim ...    KKKKKKKkkkkkk

Essa eu não perco Dom Azeite !!

Abs.

_________________
HUMBERTO FERRACIN
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:27
enviada em 2-11-2012 em 11:39



Galera, peguei uma boa parte de peças da RDR com o Nunes...

E essa aqui é a minha moto!! Very Happy:D (Meu Deus, pirei de vez!!)








Algumas coisas nessa moto me chamam atenção....como a gradinha do radiador inteirinha, e o Radiador alinhadinho!!



Outra coisa, olha esse "dois zóio" Koito inteirinho" Até as lampadinha são origis!!  🍌






"It's A long way to the top!!!"
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:30
enviada em 6-11-2012 em 16:38


Vixi....

E a peregrinação por peças começou para esta aqui....

Dá até medo....eu preciso me controlar...kkkkkk Very Happy

Jogo de piscas zeros!




Lanterna Traseira zera!!!






Tampa de tanque zera Click!!




Reparo e tampa do cilindro mestre dianteiro zeros!!!




Todos os conectores para restaurar o chicote!




Um par de retrovisores, comprados com o André Thomé!




Reparo do kick!



Preciso me controlar...kkkkkk

Abraços!
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:32
enviada em 7-11-2012 em 15:27


O Paulo me mandou algumas coisas!!!!

*Junta do cabeçote(reserva);
*Capa de banco;
*Para-lamas;
*Suporte de placa;
*Amortizador do painél;




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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:35
enviada em 8-11-2012 em 12:16


Hoje chegou isso aqui:

Comprei este kit, contendo os guarda-pós e os retentores das bengalas. Não são originais. Mas antes de comprar, lí em fóruns gringos que utilizam este kit e a resposta era sempre a mesma: "Very good, I like"

Então, não pensei duas vezes, até porque, o preço somente dos guarda-pós originais eram o preço do kit todo com frete....







Olhem a qualidade dos retentores!!!







E vamos que vamos...
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:36
enviada em 9-1-2013 em 12:00

Danis, tirei estas fotos porque lembrei de você...




Mensagem original enviada por danis
o azeite entao nas rdr 91 pra cima parece que é uma cor tipo champagne puxado quase pro amarelo quase um diamantado só vendo :thumb_yellow:


Este "champagne" eu tenho certeza, pelo que analisei o resto de tinta, é a cor diluída no verniz, bem clarinho...

Só que agora não sei se faço ela champagne assim ou se faço polidas e envernizadas.... Estou na dúvida...pois na foto do lançamento que tenho, ela é polida...

Note que é original a cor, pois tirei as fotos de um adesivo colado, que é original....









As fotos de publicidade:






E umas fotos achadas na net, de uma moto original:







Amigos, me deêm a opinião de vocês, e agora, champagne ou polidas e envernizadas???

:(
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:38
enviada em 10-1-2013 em 22:44

Atualizando!!!

Retirei toda a tinta do radiador e o levei para uma revisão. Na revisão, colocaram o produto próprio para limpeza interna e fora colocado na pressão dentro d'água para verificar se há furos, nada!!! Tudo OK. O Radiador está zero! Meu amigo Rodrigo vai acertar todos os filetes das colméias que estão tortos em troca de eu fazer a limpeza na caixa de ar da moto dele...hehehehe. Saí ganhando nessa troca de serviços...Very Happy




Limpando alguns plásticos...

Olha a nojeira antes:




Uma dica, plástico mergulhado em HCl volta a ficar branco(dependendo do caso). Como não pretendo trocar o tanque de óleo, vamos ver como fica após alguns dias mergulhado na mistura com água...




As canelas sujas...




Olha só como os plásticos ficaram depois de limpos!!! Estão ótimos!!!

A caixa do filtro de ar está completinha e inteira!!!









Olhem a grade do radiador, novinha!!










Também o que deu certo trabalho foi soltar os parafusos do punho direito....nem por reza braba.....

Mas nada como ter um amigo como meu amigo Rodrigo!!!

Na freza, ele bloqueou e retirou a cabeça do parafuso sem machucar em nada o punho, depois a rosca saiu na mão...kkkkkk





E vamos que vamos que tem muuuuuuuito serviço pela frente nessa RDR...
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:40
enviada em 13-1-2013 em 01:11


Bom pessoal, este é o início do capítulo "pinças de freio".

O freio traseiro fora guardado por completo pelo Rodrigo, inclusive com óleo no sistema, mas as duas pinças dianteiras foram retiradas e guardadas por mais de 10 anos com restos de óleo dentro das cavidades, que neste tempo virou uma espécie de granulado, que entupiu todos os orifícios e os pistões, bem como as borrachas....

Imagina a tristeza que tive ao desmontar isso e retirar os pistões...:(





Aproveito o tópico para mostrar as soluções que encontrei para retirá-los :thumb_yellow:


Primeiro, a tática do ar comprimido não mexer sequer um milímetro dos seis pistões. A tática que encontrei foi esta, cozinhar as pinças!!!










A água fervendo desobstruiu os canais e dilatou a peça. Montada, com um parafuso(da própria pinça) eu fechei a rosca do óleo e injetei ar. Um dos pistões saia primeiro, o outro eu fazia assim:

Usava uma borracha para vetar a passagem par ao pistão que já havai saído...




Com um pano para amortecer o tiro, ele saia por completo...



 
E no final de quase 4 horas apanhando até chegar nesse esquema que passei para vocês, o resultado foi esse:

:boxing:




Olhem a nojeira dentro dos orificíos....:ewj:








Agora as pinças irão para a pintura, pistões para o polimento, novos reparos, parafusos galvanizados e sangradores novos farão com que as pinças fiquem zeras!!! :thumb_yellow:
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:42
enviada em 13-1-2013 em 12:49


Peguei mais peças da RDR!!!

- Quadro, em excelente estado! Perfeito, sem amassados,  trincados ou soldas....:banana:


















- Carenagens: Estão boas, mas vou retirar todos os reparos feitos com fibra, retirar todas as camadas de tinta velha, massas e etc. Tudo vai ficar como novo, prometo!!




Painél: Tá bem inteiro, preciso comprar um acrílico novo do mostrador de temperatura. Vamos aferir todos os instrumentos, pintar os ponteiros e filetar o alaranjado, galvanizar os aros dos mostrdores e suporte! Zerado vou deixar!




- Banco, bem inteirão, com a capa original ainda....




- Chicote. Vou trocar todos os conectores, limpar os contatos, trocar essa fita isolante ridícula!!




- Plásticos de acabamento. Vieram todos, mas o da esquerda está com um quebradinho, se eu não achar novo, vou restaurar e deixar 10 também!!!




É isso. Logo o capítulo do tanque de combustível...!
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:43
enviada em 14-1-2013 em 18:37


Mensagem original enviada por Delima
Mensagem original enviada por Azeitona350
Mensagem original enviada por Kamikaze_zero
Sei que meio mundo vai discordar porque não é a opção original.
Mas EU prefiro polidas e envernizadas.:thumb_yellow:

EU também prefiro!!!

Mas será que polidas e envernizadas eram originais também ou não?

Azeitona eu acho que vinham original polidas e envernizadas:



Abraco... :thumb_yellow:
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:45
enviada em 15-1-2013 em 20:09


Hoje chegaram algumas coisas que o Marlon mandou para mim!!


Faixas da 91!



Cabo de embreagem original!!



Muito, muito rápidos e tudo conforme eu esperava, nota 10! :thumb_yellow:
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:46
enviada em 15-1-2013 em 20:22


E agora, apresento para vocês, o capítulo "Tanque".

Bom como de praxe, retirei toda a tinta, deixei tudo cru, e para minha surpresa, um tanque zero, novo!!!














E para retirar a ferrugem, apresento para vocês(para quem não conhece), a eletrólise!

Consiste num processo galvânico, semelhante aos banhos de zincagem. No qual, dois eletrodos imersos em solução aquosa ligado a uma fonte DC, fecha um circuito, que estabelece um processo de oxi-redução.

O tanque vira um eletrodo e outro eletrodo é imerso, a corrente circula pela solução, reduzindo no tanque e oxidando o eletrodo. A vantagem do processo é que não há remoção de material(ferro)!

O eletrodo fora feito de um prisioneiro usado de motor de avião. Gentilmente cedido pelo meu amigo Rodrigo.



Sãbão com 02 do mais vagabundo que existe!



Duas xicáras...



Água até o bocal.




Aparato




Início da Oxi-redução




3 minutos de Oxi-redução



1h de Oxi Redução e a sujeira toma conta!




Amanhã cedo vou tirar fotos e posto aqui.

Espero que gostem!

:thumb_yellow:
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:48
enviada em 16-1-2013 em 22:40

Atualizando sobre o tanque.

Após passar a noite inteira na eletrólise, ficou assim:








Teóricamente, aqui no eletrodo que a sujeira é depositada(redução). Reparem como ele aumenta de tamanho.

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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:49
enviada em 16-1-2013 em 22:48


Para quem queira entender mais sobre o processo:

Define-se por eletrólise o processo no qual se induz artificial e forçadamente uma corrente elétrica no sistema afim de se obter uma reação química, convertendo energia elétrica em energia química.[1] De um modo resumido, quando dois compostos entram em contato químico, seus elementos são separados através da corrente elétrica forçada.[2] Em tal processo, occore primeiramente a decomposição (ionização ou dissociacão) do composto em íons. Posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes íons, são obtidos os elementos químicos. O processo da eletrólise é uma reação de oxirredução oposta àquela que ocorre numa célula galvânica (mais conhecida como pilha ou bateria), constituindo um fenômeno físico-químico não espontâneo. É importante frisar que, enquanto a reação que ocorre numa pilha ou bateria é espontânea, a eletrólise é um processo antinatural, isto é, não é espontâneo; sua ocorrência só se dará se garantido que uma corrente elétrica seja aplicada no sistema.[2]

Os processos eletrolíticos são de grande importância na indústria atual e tiveram participação no desenvolvimento de ideias quanto à natureza elétrica da matéria. Entre seus usos está a recarga de baterias e a produção industrial de elementos como o alumínio e o cloro, bem como a confecção de peças extremamente refinadas e de alto rendimento como aquelas usadas na indústria aeronáutica ou aeroespacial.

Esquema de uma Eletrólise

Eletrólise ígnea do Cloreto de Sódio

Como sabemos, precisamos de uma fonte de energia para forçar o fluxo de corrente elétrica, uma vez que a eletrólise não é um processo espontâneo. São usadas fontes de alimentação para fornecer a corrente elétrica do processo, também podemos utilizar uma pilha como fonte de alimentação.

A fonte de alimentação irá forçar os elétrons do polo positivo (ânodo) da cuba eletrolítica (nome dado ao recipiente onde ocorre a eletrólise) e os transfere para o polo negativo (cátodo).

Na primeira semi reação o gerador atrai ânions A- para o polo positivo e retira elétrons. Na segunda semi reação o gerador faz com que os cátions B+ recebam os elétrons. Desse modo existe fluxo de corrente elétrica. Observe a imagem ao lado.

O polo positivo da fonte de alimentação, descrita como Gerador na imagem é chamado, na eletrólise, de Ânodo e o negativo, de Cátodo. Lembrando que o fluxo da corrente é representado como o real, do negativo para o positivo.

Os ânions A- se concentram no polo positivo da bateria, pois a fonte forçará a perda de elétrons. E os cátions B+ se concentram no polo negativo da bateria, pois a fonte os forçará a perder elétrons.

No caso de eletrólise aquosa, participam da reação a substância dissolvida e a água, sendo que apenas um cátion e um ânion sofrerão as descargas do eletrodo. Mais a frente definiremos as prioridades de descarga dos elementos.

No caso da eletrólise ígnea, a passagem de corrente elétrica se dá em uma substância iônica fundida (liquefeita), esse tipo é muito utilizado em indústrias, principalmente para a produção de metais. Na imagem ao lado temos como exemplo a eletrólise ígnea do cloreto de sódio.




Fonte: Wikipedia
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:50
enviada em 20-1-2013 em 10:50


Existe a saga Crepuscúlo, Senhor dos Anéis e o escambal....mas a saga que eu gosto, que é real e saga tanque de combustível! kkkkkk  Very Happy


It's real life!!


Última limpeza eletrolítica ficou assim:
Nota: Apenas sabão com óxido de ferro, não é poluente!






Depois enviei o tanque para o famoso banho de estanho. É o banho que mais resiste ao tempo, ao calor, a água e etc, oxidação externa nem em sonho. No entanto, é o mais caro. Por isso que equipamentos da área de Telecomunicações para serem homologados pela Anatel precisam ter banho de estanho nas peças internas...por isso de ter escolhido este banho.

Olha que coisa bacana!!














Para ir para o banho, precisa  decapar em ácido. E neste processo normalmente surgem furos. Ao inspecionar o tanque, encontrei alguns micro furos que foram eliminados desta forma:

- Comi na fresa as bordas dos furos e preenchi com estanho.




Ficou assim:





E o kit Tank Film chegou aqui. Farei a aplicação ainda hoje!!





E vamos que vamos!
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:53
enviada em 22-1-2013 em 00:05

Ontem chegaram umas coisinhas para a RD91.

Chegou do Rodrigo Lokko da R1 Performance o guarda-pó, em muitissímo bom estado!!!









E também o Motul para as bengalas!!!



Tenho tudo para terminar as bengalas agora, só falta poli-las e enverniza-las.
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:54
enviada em 3-2-2013 em 10:36


Novas:

Tank Film aplicado! E resultado ok!!!

Desculpem as fotos estarem "brancas". Meu avô quebrou minha lâmpada e eu só pude usar a lanterna...

Interior do Tanque. Visto pelo bocal.




Visão da região do orifício da torneirinha. Visto do bocal.





Visão da parte superior do tanque. Visto do orifício da torneirinha




Sempre que aplico o Tank film, eu guardo o excesso como uma "amostra prova", para que eu tenha certeza da secagem da resina e a qualidade da dureza.






E não poderia ser melhor, tudo O.K.!!


E a saga da separação dos parafusos para galvanização. Separação, dos zincados(pratas,), Bicromatizados(Amarelos), Oxidação Negra(pretos) e os cromados. Esse é um ponto crucial, pois depois do quadro pintado e de posse dos parafusos, a montagem pode ser iniciada...é bem chato também.
Nota: Quem for galvanizar parafusos, o ideal é que se mande limpos e livres de graxa, pois se forem sujos, mais tempo eles precisam ficar no banho de decapagem, com isso, é perdido material superficial, que pode ocasionar como perdas de fio de roscas...

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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:56
enviada em 7-2-2013 em 11:53

Meus amigos perfumados óleo 2t....

Envernizei as bengalas. Fiz um polimento brando à mão e envernizei com uma camada bem lisa, de forma a nem parecer que há verniz...

Ficou razoável, nao me agradou tanto, pois há os pirircadinhos na bengala e não há como corrigi-los. Se fosse pintadas(de um prata com aluminio graudo) daria para corrigir...

Não sei o que vou fazer, se pinto ou se deixo ela polida e envernizada mesmo...

Vejam como ficou:













Quem puder dar alguma opinião, agradeço! :thumb_yellow:
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:57
enviada em 11-2-2013 em 20:03


"UP"ando  novidades...


Rodas branquinhas pintadas já!!
























E a balança também já está prontinha da Silva!!










E aos poucos vai indo...
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 21:58
enviada em 16-2-2013 em 11:31


Prosseguindo com o andamento,

Eu como de praxe, retiro toda a tinta das peças que vão para pintura, pois D E T E S T O fazer pintura sobre pintura.

Alguns aqui em casa me chamam de louco e meus amigos pintores automotivos dizem que é bobeira, mas não é!!! A peça estava pesada antes de remover tudo, sem tinta, parecem folhas de papel de tão leve. Eu contei 11 camadas, entre fundos preparadores e a cor propriamente dita, a lateral, ficou 800g mais leve. É outro padraão, outro acabamento fazer assim, mesmo que demande mais tempo de serviço.

NOTA -> Esse é SÓ o "grosso" da remoção!!!








E as peças vão ficando assim(ainda não estão preparadas e nem terminadas).











Outra coisa que aprendi com a restauração da RD preta foi que, os primeiros pontos a serem observados no início de uma restauração é a preocupação imediata com Pneus(Sem eles você não consegue movimentar a moto para lá e para ca, mesmo já algumas peças já fixadas no quadro, pois ele fica pesado a medida que mais peças são encaixadas), amortecedor traseiro, bengalas, peças do quadro elástico e principalmente os parafusos.

Eu perdia muito tempo correndo atrás de parafusos na cidade, hora achava um parafuso que deveria ser amarelo, porém só tinha arruela preta e arruela de pressão prata....putz, virava uma salada e eu tinha que ficar para lá e para cá e muito tempo era perdido aos finais de semana.

Agora, além de uma criteriosa separação dos parafusos e peças que são amarelos, pratas e pretos, eu estou comprando tudo aquilo que não havia na moto e já fazendo a separação.

Por exemplo, maioria dos parafusos de fixação que são philips, farei a troca por sextavados, salvo aquele que é de uma peça que fica à mostra. Não é o original, mas eu prefiro assim. Então o que fiz, comprei a bagatela de vários parafusos sextavados de diversos tamanhos, várias arruelas lisas e várias arruelas de pressão de acordo com a medida do parafuso, e separei em grupos, que serão enviados para a galvanização.

Separados em quantidades iguais, ficarão amarelo, preto e prata.






Uma parte dos parafusos e porcas travantes que não vieram na moto, eu já comprei nesta leva também.

Notem que vieram faltando os parafusos philips de fixação da tampa da caixa de ar, como não os encontrei, comprei Allen mesmo que vou enviar para o banho amarelo.




Também comprei todas as braçadeiras das mangueiras. Foram dois kits, um kit para ser galvanizado em amarelo, para a RDR, e um kit sobressalente para ser galvanizado em preto.

Nota -> As abraçadeiras das mangueiras de água, eu comprei um pouco mais largas para aumentar a área de travamento.





Agora, de parafusos só faltam alguns para pegar com o Nunes e comprar mais alguns que faltam para assim já enviar à galvanização.

#Fica aí a dica dos cuidados com passo inicial de uma restauração em moto.

Abração amigos!

Azeite
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 22:00
enviada em 16-2-2013 em 17:25


Mensagem enviada por rick:

Mensagem original enviada por ricky




Normalmente a faixa da seta é a que mais erram, o alinhamento se dá pela parte inferior da carenagem, mas notem que a própria Yamaha não acerta muito bem esse alinhamento.

Mas como essa foto é de uma lateral original NUNCA pintada, pode-se usar como base
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Azeitona750
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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 22:01
enviada em 22-2-2013 em 15:50


Upando as novas!!!

Chegaram meus reparos de freio que comprei com o meu amigo Jairo!!

Show de bola, bem diferente dos nacionais!! Qualidade puraaa!!!!


Obrigado Jairooo!!!

E de quebra, chegaram também fresas novas para a minha retífica! Agora sim vou deixar as carenagens originais!!!

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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

em Ter 6 Ago 2013 - 22:02
enviada em 25-2-2013 em 11:25


Chegaram os pneus que o meu amigo Japa mandou!!!!

O casal MT75!!!













E a aranha nova!!!


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Re: Restaurando a RDR 1991 do Azeitona!!

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