Forum: GALEIROS DO BRASIL
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Testando o retificador de sua Galo...

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Teste retificador - Testando o retificador de sua Galo... Empty Testando o retificador de sua Galo...

Sáb 7 maio 2011 - 9:08
Amigos! Espero que façam proveito deste tutorial!

Sua bateria resolve não segurar mais a carga. Hora de trocá-la por uma bateria nova??? Calma aí! Este problema pode ser um sintoma, e não a causa. Carregue sua bateria com um carregador e inicie este tutorial para descobrir qual parte de seu sistema está falhando.

Que componentes compõe o sistema de carregamento?
O sistema é composto essencialmente de três
componentes:
- bateria
- alternador
- regulator/retificador



A bateria é a fonte de energia recarregável para todos os dispositivos elétricos da sua moto.
O alternador gera a energia para
recarregar a bateria.

O regulador/retificador é a
ligação entre a bateria e o alternador.
A bateria é uma fonte da alimentação CC. O alternador é
uma fonte de energia CA..
O retificador converte a C.A. para
C.C.
O regulador sonda a tensão da bateria. Se for
baixa, permite a energia C.A. convertida recarregar a bateria.

Muitos de você são familiares com os sistemas de carregamento dos
carros. Os das motocicletas são
similares no conceito aos automóveis mas têm algumas diferenças. Ao contrário dos carros que carregam apenas o sistema, a
bateria das motocicletas é usada para todos os
dispositivos elétricos. Conseqüentemente, a bateria
não pode ser desconectada mesmo depois que o motor da moto está
funcionando. Também ao contrário dos carros que
carregam o sistema (que está recarregando a bateria com tensão
regulada cheia assim que o motor estiver funcionando), o sistema
da moto não recarrega a bateria com tensão
regulada total sem o motor estar a 5000 rpms ou mais.


Diagnóstico Sistema de carregamento da bateria
Este tutorial usa uma CBR F3 mas a maior parte das
informações é aplicável para a maioria das motos. A partir de agora, assumimos que você sabe usar um multímetro.

Ferramentas requeridas:
- multímetro
- ferramentas diversas para remover as carenagens e o
assento

Etapa 1 - Verifique A Tensão Da Bateria
- remova as carenagens, o assento, e a tampa da bateria.
- meça a tensão de C.C. da bateria. Deve estar
acima de 12.3 V.
- Ligue a moto e meça a tensão da bateria a 5000RPM. A tensão deve estar entre 13.5 e 15V
- desligue o motor.



Se a tensão estiver correta, passe para a etapa 2. Se
estiver incorreta, passe para a etapa 4.

Etapa 2 - Verifique a corrente de energia atual
- certifique-se que a ignição está desligada
- desconecte o cabo negativo da bateria
- conecte o cabo postivo do multímetro ao cabo
negativo da bateria
- conecte o cabo negativo do multímetro ao borne
negativo da bateria
- meça a corrente atual

NOTA: esta etapa pode causar danos ao
multímetro se este não for ajustado corretamente para as leituras
atuais. Verifique o manual do proprietário do seu
multímetro para ver o ajuste apropriado.



A fuga atual não deve ser maior que 1.2mA (este
valor pode variar conforme a moto). Se a fuga
atual estiver correta, a bateria é defeituosa. Se
estiver incorreta, continue com a etapa 3.

Etapa 3 - Desconectar o regulador/retificador
- encontre o o regulador/retificador no lado
direito do subframe. Desconecte o plugue do
regulador/retificador.



Se você está continuando da etapa 2, faça novamente o teste de fuga atual. Se a fuga atual estiver ainda incorreta, há um
curto no chicote da fiação. Se a fuga atual estiver correta, então o regulador/retificador é defeituoso.
Reconecte o cabo negativo da bateria ao borne negativo
da bateria.

Caso esteja continuando de etapa 1, continue na etapa 4.

Etapa 4 - Verifique as tensões do regulador/retificador
Verifique a tensão entre o fio vermelho/branco e
o fio verde do conector.



A tensão deve ser idêntica àquela da bateria. Se a tensão estiver incorreta, há um curto no chicote
de fios . Se a tensão estiver correta, continue
na etapa 5.

Etapa 5 - Verifique o terra do
regulador/retificador
Verifique para ver se há a continuidade entre
o fio verde e o terra. Nesta imagem, o multímetro está testando
entre o fio verde e o borne negativo da bateria.



Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o
borne negativo da bateria. Se não houver nenhuma continuidade,
há um circuito aberto no chicote de fios. Se houver uma
continuidade, siga a etapa 6.

Etapa 6
Verifique a resistência entre os três fios
amarelos. Você estará medindo três resistências.
Imagine se você etiquetar os três fios amarelos como A, B, e
C. Então você estaria medindo as resistências do A-B, B-C, e
da C-A..




Todas as três resistências devem medir entre 0.1 e 1.0
ohm @ um grau F de 20 graus C/68. Se as resistências estiverem
fora das especificações., a seguir a fiação entrada/saída do alternador está
defeituosa OU o alternador é defeituoso. Se as resistências
estiverem OK, o regulador/retificador é defeituoso.

Frequentemente um regulador/retificador queimado vai queimar também o
conector do chicote de fios. Este conector é
substituível na CBR 600F3 (Honda p/n 32110-MW0-305). Pode
haver um modelo similar para as outras Honda CBRs.
Chips
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Sáb 7 maio 2011 - 13:46
Num intindi patavinas nenhuma
O trem cumplicado sô
Pena que estamos muito longe, se fosse mais perto eu ia até ai para vc medir Laughing
Abração e parabéns pelo tutorial - Eu acho que vou aprender a usar um multímetro
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Sáb 7 maio 2011 - 14:09
chips escreveu:Num intindi patavinas nenhuma
O trem cumplicado sô
Pena que estamos muito longe, se fosse mais perto eu ia até ai para vc medir Laughing
Abração e parabéns pelo tutorial - Eu acho que vou aprender a usar um multímetro

Multimetro parece ser dificil o manuseio , mas é mamão com açucar...
abs.
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Dom 8 maio 2011 - 13:35
mamão nada....comprei um peste de um multimetro digital aqui que o lazaro só apita e aparece umas par de numero estranho que num da pa entender nada...... 😕
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Seg 9 maio 2011 - 13:59
giulliano escreveu:mamão nada....comprei um peste de um multimetro digital aqui que o lazaro só apita e aparece umas par de numero estranho que num da pa entender nada...... 😕

só ler o manual...hehehe
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Seg 9 maio 2011 - 19:33
cabeça desde quando camelõ da manual????kkkkkkk
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Seg 9 maio 2011 - 19:41
giulliano escreveu:cabeça desde quando camelõ da manual????kkkkkkk

assim ja complica mais... ...hehe
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Sáb 9 Mar 2013 - 8:11
up..
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Seg 11 Mar 2013 - 14:50
ótimas dicas, a xtz tá com problema no carregamento da bateria, levei no eletricista e ele fez esses testes, resultado: enrolar a bobina

valeu
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Seg 11 Mar 2013 - 15:30
Deve ser problema matematico , tipo PHITAGORAS TEOREMA ....
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Seg 11 Mar 2013 - 15:52
hehehe
é teorema do retificador...
acho que vou precisar de um pra XTZ
quem tiver um e quiser me vender, é só mandar uma MP
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Seg 11 Mar 2013 - 16:02
Alvaro ,

Eu vi ou li em algum lugar que um cara recuperava ou montava retificadores ... memoria agora .... i
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Seg 11 Mar 2013 - 16:06
ah lembrei e achei aki Sr Alvaroides ,

Recupero estatores, regulador/ retificador de voltagem de cbx 750. Fone 11-3482-6578 cel. 11-98996-9999( claro) 11-96814-0370( oi) marcelo
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Gustavo Laicos
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Teste retificador - Testando o retificador de sua Galo... Empty Indicação no Voltímetro

Qua 13 Mar 2013 - 15:00
Amigo,

Sou um novo e feliz proprietário de uma Galo 88 e tenho uma dúvida em relação ao comportamento na indicação da carga pelo voltímetro. Quando estou parado e com o farol ligado (em um sinal de transito, por exemplo), o voltímetro está abaixo dos 12V, + ou - 10, chegando até 9. Quando passo de 3000RPM, ele volta a ficar acima dos 12V.
Com o farol desligado ele sempre fica acima dos 12V.
Isso é normal ou estou com algum problema elétrico? Como deveria ser o comportamento normal desse indicador no painel?

Abs e obrigado,
Gustavo Laicos
Tomate750
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Qua 13 Mar 2013 - 19:32
Gustavo Laicos escreveu:Amigo,

Sou um novo e feliz proprietário de uma Galo 88 e tenho uma dúvida em relação ao comportamento na indicação da carga pelo voltímetro. Quando estou parado e com o farol ligado (em um sinal de transito, por exemplo), o voltímetro está abaixo dos 12V, + ou - 10, chegando até 9. Quando passo de 3000RPM, ele volta a ficar acima dos 12V.
Com o farol desligado ele sempre fica acima dos 12V.
Isso é normal ou estou com algum problema elétrico? Como deveria ser o comportamento normal desse indicador no painel?

Abs e obrigado,
Gustavo Laicos

Gustavo isso é normal ,mesmo assim verifique as lampadas do farol , se forem de potencia maior que 55w..troque as lampadas!!!

abs...
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Qui 14 Mar 2013 - 19:34
acredito que o normal seria ficar até 12, nunca abaixo...

e ao acelerar deveria ficar acima de 14...

acho que isso é o correto.

meu problema está resolvido, era a FIAÇÃO!!!!

moto pronta para viajar amanhã cedinho
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djalma1980
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Dom 17 Mar 2013 - 14:20
Pessoal, desculpem a invasão. Sou proprietário de uma Kawasaki Vulcan 1500, e estou com dúvidas quanto à parte elétrica. Como o nobre colega Tomate750 manja muito, vou passar meu caso:
Coloquei a bateria da moto pra carregar aqui em casa em um carregador de 5mA/h que sempre quebrou o galho já que chego a ficar 2 semanas sem usar a moto. Pois bem, ela carregou e deixei descansando por 12 horas, como deve ser feito. No multimetro marcava mais ou menos 12.7V.
Hoje testei a carga na moto funcionando e chegou a 13.8V. O certo não era chegar a mais de 14V?
Rafael
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Dom 17 Mar 2013 - 15:27
Djalma, não sei se a Kawa é igual a galo, mas o correto seria 14v, os retificadores originais da galo geralmente passam desses 14V, tanto é que comprei um retificador novo feito por um especialista depois de muito pesquiosar, não só eu quanto uma galera do fórum da suzuki e outros fóruns, pois o retificador novo não deixa passar tanto desse limite de 14v como original deixa o que é mais saudável pras rainhas...abraço.
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djalma1980
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Dom 17 Mar 2013 - 21:45
Obrigado.

Em um outro forum disseram q está normal, que se ela está em repouso com 12,5 e chegando a 13,8 está tudo dentro do normal. Agora vou observar.

Abraço
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Dom 23 Mar 2014 - 7:03
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Divino ferreira de castro
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Ter 8 Abr 2014 - 17:40
Tomate , irmão me tira uma duvida veja se este procedimento está certo


TESTE DO ALTERNADOR

TESTE 1;  A IMPEDÂNCIA DO ROTOR ( FIO BRANCO E PRETO) DEVE FICAR DE 2,5 A 3 OHMS, SE A IMPEDÂNCIA ESTIVER ABAIXO DE 2,5 OHMS, O ALTERNADOR ESTA EM CURTO. ACIMA DE 3.0 TAMBEM
OS FIOS NÃO PODE TER CONTINUIDADE COM A CARCAÇA DO MOTOR .

TESTE 2; MEDIR NOS FIOS AMARELOS A CONTINUIDADE;

  *AMARELO COM AMARELO TEM CONTINUIDADE

         *AMARELO COM A CARCAÇA DO MOTOR NÃO PODE TER CONTINUIDADE , SE TIVER ESTÁ EM CURTO

 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,, eis a  pergunta mano tá certo essas medidas ou tem outro caminho

                     pergunto pois estou na duvida ,, abs ,,
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Ter 8 Abr 2014 - 22:20
tambem to nesta duvida Divino,teste do estator e alternador..li o papel aki ke achei mas nao entendi nada..rsr.
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Qua 9 Abr 2014 - 22:55
eguti tattoo escreveu:tambem to nesta duvida Divino,teste do estator  e alternador..li o papel aki ke achei mas nao entendi nada..rsr.


Egutti seguinte mano já tirei todas minhas duvidas

o alternador é o que manda carga para o retificador que por sua vez manda para a bateria a capacidade de carga está entre   2.4  a  5.o
isso para um retificador original mas os vendedores dos similares garante seus produtos se o alternador estiver entre  2.5 a 3.0

blz , irmão é isso ai duvidas tiradas ,,,,,,,,,,,,,
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Qua 9 Abr 2014 - 23:55
Vixe, um dia vou la no Cubas com a Galo e pedir para ele medir tudo isso...

Fiquei perdido !!

Abraços
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Qui 10 Abr 2014 - 0:03
Divino de desculpe ,pois só vi agora..

Os valores são esses mesmos.
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