COMO VERIFICAR AS VELAS
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COMO VERIFICAR AS VELAS
Ter 10 Jan 2012 - 10:32
Diagnóstico das velas
Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
1. Ignição atrasada.
2. Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3. Filtro de ar obstruído.
4. Deficiência de energia para ignição.
5. Uso excessivo do afogador.
6. Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7. Vela de ignição muito fria.
Soluções
1. Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
2. Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
1. Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
2. Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
3. Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
1. Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
2. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
3. Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO
Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
1. Ponto de ignição adiantado.
2. Mistura ar/combustível muito pobre.
3. Deficiência no resfriamento do motor.
4. Aperto insuficiente de vela.
5. Combustível com baixa octanagem.
6. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
2. Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
3. Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
RESÍDUOS/ÁLCOOL
Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
ISOLADOR QUEBRADO
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
http://www.envenenado.com.br/manutencao/velas/vela_07.jpg
PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
1. Ignição excessivamente adiantada.
2. Deficiência no resfriamento do motor.
3. Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
2. Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
3. Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL
Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
1. Ignição atrasada.
2. Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3. Filtro de ar obstruído.
4. Deficiência de energia para ignição.
5. Uso excessivo do afogador.
6. Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7. Vela de ignição muito fria.
Soluções
1. Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
2. Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
1. Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
2. Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
3. Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
1. Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
2. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
3. Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO
Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
1. Ponto de ignição adiantado.
2. Mistura ar/combustível muito pobre.
3. Deficiência no resfriamento do motor.
4. Aperto insuficiente de vela.
5. Combustível com baixa octanagem.
6. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
2. Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
3. Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
RESÍDUOS/ÁLCOOL
Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
ISOLADOR QUEBRADO
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
http://www.envenenado.com.br/manutencao/velas/vela_07.jpg
PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
1. Ignição excessivamente adiantada.
2. Deficiência no resfriamento do motor.
3. Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
2. Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
3. Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL
Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
Re: COMO VERIFICAR AS VELAS
Ter 10 Jan 2012 - 10:41
Sempre que for fazer uma leitura da vela, pare a moto sem desacelerar e retire a vela para fazer a leitura da cor da isolação conforme ilustrado. Figura 1 representa um excesso grande de combustível na mistura; Figura 2 mostra uma boa condição de mistura e a figura 3 indica uma condição de super aquecimento causado pela mistura extremamente pobre. Como conseqüência há detonação e possivelmente derretimento da cabeça do pistão ou beirada de válvula de escape. As nuances de cor entre essas demonstradas indicam os pontos intermediários. Entre as indicadas por 3 e 4 está a regulagem mais utilizada hoje em dia, por causa das leis anti poluição. A mistura está sempre puxando para o lado pobre, principalmente em motores refrigerados a água, que têm o poder de controlar o excesso de temperatura que se torna perigoso pois causa detonação e a auto-destruição do motor, quase por inteiro.
- cfreitasAdmin
- Mensagens : 1123
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Re: COMO VERIFICAR AS VELAS
Ter 10 Jan 2012 - 12:51
Cubas também é cultura, hehehe
Valeu Chefinho... Boas dicas...
Saudações
Christian
cfreitas@sigmanet.com.br
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Christian
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- WalterMoto"Fantastic Horse Steel"
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Re: COMO VERIFICAR AS VELAS
Qua 3 Abr 2013 - 16:55
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Interessante
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- kart@961Moderador
- Mensagens : 3204
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Re: COMO VERIFICAR AS VELAS
Qua 3 Abr 2013 - 16:58
Também não tinha visto essa matéria, muito bom mesmo e comodismo o CRis Cubas tbm e cultura.
Abs
Abs
- QuérciaModerador
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Idade : 44
Re: COMO VERIFICAR AS VELAS
Qui 4 Abr 2013 - 7:32
Concordo.....mandou muito bem neste topico...........
cfreitas escreveu:Cubas também é cultura, hehehe
Valeu Chefinho... Boas dicas...
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Christian
cfreitas@sigmanet.com.br
- Aragon"Já tenho uma 4 Cilindros"
- Mensagens : 598
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Re: COMO VERIFICAR AS VELAS
Ter 9 Abr 2013 - 22:08
Maravilha ...
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