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Rafael
"Já tenho uma 4 Cilindros"

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Lampadas do Farol 55/60W

em Ter 23 Out 2012 - 23:30
Bom , acho que uma galera ja teve essa ideia em mente, pois existem lampadas muito boas, com otima iluminação e que dão uma cara mais moderna pras galosas, no caso uma iluminação branca etc, abaixo tentarei colocar o maximo de informação possivel sobre esse assunto, pra quem pensar em fazer a troca, quem ja fez e puder dar sua opinião, duração, prós e contras, fiquem a vontade.

Estou querendo trocar as minhas lâmpadas também. Um amigo meu me disse que as Cool Blue H4 são boas. Alguém tem alguma idéia?

Ah, sobre trocar as lâmpadas originais 45W/45W por 50W/65W acontecerá o seguinte:

a) O alternador original é de 320W@5000RPM. Para o conjunto completo de lâmpadas originais, sua moto irá consumir:

Lâmpadas do Farol: 2x45W
Lanterna Traseira (Freiando): 21W + 5W
Lâmpadas das sinaleiras dianteiras: 2x5W + 21W (supondo que você está com o pisca ligado)
Lâmpadas das sinaleiras traseiras: 21W (supondo que você está com o pisca ligado)
Lâmpada de iluminação da placa: 5W
Lâmpadas de iluminação do painel de intrumentos: 4x3,4W
Lâmpadas indicadoras: 3,4W (pisca ligado) + 3,4W (6ª marcha) + 3,4W (óleo com baixa pressão)

Somando tudo temos: 196,8W. Sem luz alta ligada

Se estiver com luz alta ligada: 290,2W (2x45W + 3,4W)


Trocando as lâmpadas do Farol pelas 50W/65, teremos:

206,8W. Sem luz alta ligada.
340,2W. (2x65W + 3,4W)

Dessa forma, em luz alta você estará ULTRAPASSANDO a capacidade do alternador. Já com relação à fiação, nada acontecerá, porque ela é protegida por um fusível de 30A (multiplicando pela tensão da bateria, temos 360W de potência), e a fiação da lâmpada é protegida por dois fusíveis de 15A (multiplicando pela tensão da bateria, teremos 360W < 50+50+65+65 = 230W).

Assim, para aqueles que optaram por usar tal lâmpada, EVITEM ficar com a luz alta DIRETO, uma vez que você poderá danificar o alternador e o regulador de tensão da sua moto.

O que estou querendo fazer na minha é transformar parte das lâmpadas (traseira, freio, piscas) em LEDs. Assim, eu trabalharei com uma margem muito melhor para o alternador.

Abraços

Detalhe que ele acabou fazendo a conta com luz alta ligada de 2*65 mas na verdade é uma 55 e outra 60 então a soma final daria 325,2 W, algo não tao acima do que alternador aguenta, agora outra coisa interessante é que ao trocar a lampada do feio traseiro por uma de led que é muito mais econômica,alem de lampadas do painel, da placa etc, vc consegue tirar fácil essa sobrecarga do alternador mantendo assim o limite aceitável e tendo uma iluminação melhor, econômica e mais moderna

Senhores vamos lá:
Com relação as lampadas 55/60 podem usar sem problemas, pois o sistema eletrico das CBX suportam essas lampadas, tem até um topico que trata esse assunto. Estou comprando muitas peças importadas das CBX, e dos 4 conjuntos de farol que trouxe de 4 paises diferentes, todos vieram com lampadas 55/60W. O ultimo que chegou, ja está vendido, veio com as lampadas xingue-lingue, mas os outro 3 vieram com lampadas Philips.
Na minha black também usava xenon 6.000K não tive problemas com policia e a iluminação com o foco bem regulado não espalha tanto como comentam.
Quando anda com o farol aceso com está o voltimetro do painel??? Verifique a solução da bateria ara ter certeza que está tudo bem.
Experimente fazer a regulagem do farol abrindo bem o foco e deixando na altura correta, limpe bem todos os conectores, verirfique se não exixte mal contato, pois conectores com mal contato geram perdas resultando aquecimento e baixa eficiencia nos farois.

Gostei muito das dicas, muito obrigado!
Quando eu comprei minha moto, ela estava com as lâmpadas de 55/60 watts que eu acabei retirando pois algumas pessoas me falaram que sobrecarregava o sistema eletrico da moto.
O voltímetro está marcando 14 volts acima de 2.500 rpm e a bateria é nova da yuasa. A parte eletrica está toda revisada e hoje eu vou dar mais umas checada na regulagem do farol.
Valeu colega.


A Indy do meu filho está com lampadas H4 da phillips 55/60w desde 2007... nunca tivemos problemas e a luz é ótima... o que percebi é que a água da bateria tem que ser recompletada com maior frequência porque passa um pouco a mais de corrente por ela, e só.
PS: Se o seu voltímetro está marcando 14V, e se você conferiu com um multímetro direto na bateria para conferir se a leitura é verdadeira, parabéns...é porque ele está funcionando perfeitamente ...
PS2: Xenon, certamente mais dia menos dia você vai se incomodar com fiscalização por ser proibido...e ainda tem que fazer gambiarra na moto para adaptar, ao contrário da lâmpada que é só trocar e ponto final......

Se eu não me engano, tem um post do Albert que ele fala das lampadas 35/35w e que melhorou a iluminação, enfim quem quiser deixar o relato, conforme for vou atualizando esse topico.
PauloGD12
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Ter 23 Out 2012 - 23:53
cara a nova da philips e de mais!!! ela ilumina mesmo!
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Rafael
"Já tenho uma 4 Cilindros"

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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 0:11
@PauloGD12 escreveu:cara a nova da philips e de mais!!! ela ilumina mesmo!

Paulo tu colocou qual delas? teve algum problema ou tudo tranquilo?
PauloGD12
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 1:53
eu tenho ela na cb 450 ja tentei todas! tive xenon mais foi proibido! tentei varias outras! Essa eu tenho e com certeza ilumina mais do que as amarelas, parece um xenon, dizem que na chuva ela não é boa, ainda não testei na chuva. Mas na estrada ela é bem melhor que as normais.

marca aew o nome dela e LAMPADA PHILIPS MOTO VISION H7! e a nova a bicha ilumina mesmo! mais nao testei na chuva!

custa 50 pila!!
PauloGD12
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 2:01
mais com a galo vai ilumina mais que um farol uhauhauhauha



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Rafael
"Já tenho uma 4 Cilindros"

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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 9:23
@PauloGD12 escreveu:mais com a galo vai ilumina mais que um farol uhauhauhauha




Hahahahaha ai sim vi vantagem ...Só que eu acho que pra galo são as H4.
PauloGD12
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 12:20
ela sao branca mesma coisa que a h4!

so que a h7 e mais forte!
PauloGD12
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 12:26
http://www.youtube.com/watch?v=T-zeOP3rkF8
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cfreitas
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 12:38
Uma coisinha só...
As lâmpadas h4 têm dois filamentos (bi-polar) e três pinos de contato, portanto servem nas galos.
Já as h7, possuem um só filamento e dois pinos de contato. Para instalar na Galo, seria necessária a substituição dos soquetes e a moto ficaria sem farol alto...
Digo isso por que acabei de trocar as lâmpadas da XX que são originais H7... Usando duas lâmpadas. Uma para o farol baixo e, ao acionar o farol alto, acende a segunda lâmpada....
Verifiquem antes de comprar...

Saudações

Christian
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Última edição por cfreitas em Qua 24 Out 2012 - 12:52, editado 3 vez(es)
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cfreitas
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 12:45
Abaixo, a lâmpada, modelo H7 de leds que adquiri para testar...
Se funcionar eu aviso, hehehe



Saudações

Christian
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PauloGD12
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 13:21
a cb 450 tb 3 pino! vc tem que comprar compativel com sua moto!!

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Xerife
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 14:08
Alguém escreveu:Somando tudo temos: 196,8W. Sem luz alta ligada
Se estiver com luz alta ligada: 290,2W (2x45W + 3,4W)

Trocando as lâmpadas do Farol pelas 50W/65, teremos:

206,8W. Sem luz alta ligada.
340,2W. (2x65W + 3,4W)
Eu só não concordo com uma coisa: As luzes altas e baixas não poderão estar ligadas ao mesmo tempo, a menos que o condutor da motocicleta faça questão. P/ que isso seja possível, ele teria de ligar as baixas e acionar simultaneamente o botão do lampejador, (aquele que fica atrás do punho esquerdo) segurando-o acionado por todo o tempo que quiser. Do jeito que a somatória foi colocada, dá a impressão que as luzes alta/baixa ficam ligadas automaticamente, o que não é verdade. Então, nesse caso, devemos refazer as contas.

@Xerife escreveu:Somando tudo temos: 196,8W. Sem luz alta ligada
Se estiver com luz alta ligada: 196,8W + 3,4w = 200,2w

Trocando as lâmpadas do Farol pelas 60/55w, teremos:

Somando tudo temos: 216,8W. Sem luz alta ligada.
Se estiver com luz alta ligada: 226,8w + 3,4w = 230,2w

Agora, quanto à adptação, não vejo nenhum problema sério.
Eu já usei lâmpadas 60/55w na minha galo, por um bom tempo e não notei nada de diferente nela. Alguns dizem que é necessário verificar/completar a água da bateria c/ maior frequência, o que tem até uma certa coerência, porém não foi o meu caso.

Eu só voltei às originais pq as 60/55w eram super brancas "xing-ling" e não clareavam nada. Só faziam o brilho do farol ficar mais bonito. rsrs
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cfreitas
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 14:57
Lâmpada e Soquete para lâmpada h4:





Lâmpada e Soquete para lâmpada h7:



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cfreitas
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 15:02
Existem três padrões de lâmpadas externas para veículos automotores e aviões: um utilizado na Europa, Oriente Médio, África e América Latina (menos México), outro em países orientais (China, Índia, Japão, Coréia...) e outro na América do Norte. o que muda basicamente é a potência e o foco de orientação da luz. Lâmpadas de padrão oriental são proibidas nas outras regiões, porque seu foco é diferente e a potência, mais elevada.
Todos os padrões atendem a alguma norma (ABNT, ISO, DIN ou SAE). Lâmpadas de painel e interior não precisam atender a normas.
No caso específico dos faróis, que é o foco de sua questão, veja que as primeiras lâmpadas surgiram com dois filamentos, e são as 9004, as famosas "bolinhas". Estão em desuso porque não são halógenas, e sua potência é bastante fraca, além de serem para faróis assimétricos, que causam elevado ofuscamento.
Quanto à classificação H, denota lâmpadas halógenas de bulbo de quartzo.
As primeiras surgiram em 1971, do tipo H4, que possuem pé redondo com um lado plano e dois filamentos no mesmo bulbo, um para o facho baixo e outro para o alto. A seguir surgiu a H5, que nada mais é do que um "kit de substituição" de lâmpadas 9004 por lâmpadas halógenas, com o mesmo pé as mesmas características elétricas. Podem ser utilizadas nos farós denominados bi-iodo.
As lâmpadas H1, H3, H7, HB3, H11 e h13 são utilizadas para faróis duplos, de fachos separados para a luz baixa e alta. A vantagem principal destes é a melhor difusão da luz alta. Os modelos mais antigos que utilizavam 4 faróis, tipo Brasília, Alfa Romeo TI4 e muitos ônibus e caminhões utilizam quatro lâmpadas H4, H5 ou 9004, porém ao acender o farol baixo (normalmente os de fora), somente um filamento é aceso. A luz alta acende mais um filamento dos faróis de dentro. Ou seja, a razão dos quatro faróis é somente estética, já que são acesos somente um filamento de cada lâmpada.
H7 é baixa, utilizada em conjunto com H3 (alta).
H1 pode ser baixa (em conjunto com HB3 para alta) ou para faróis de nevoeiro ou milha.
H11 e H13 são para faróis auxiliares, de nevoeiro ou milha, padrão norte-americano e que podem ser utilizadas em padrões europeus porque a norma somente determina padrão para faróis principais.

Saudações

Christian
cfreitas@sigmanet.com.br

P.S. Texto extraído, na íntegra, de: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070318171616AAIVaxM
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Rafael
"Já tenho uma 4 Cilindros"

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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 16:34
@Xerife escreveu:
Alguém escreveu:Somando tudo temos: 196,8W. Sem luz alta ligada
Se estiver com luz alta ligada: 290,2W (2x45W + 3,4W)

Trocando as lâmpadas do Farol pelas 50W/65, teremos:

206,8W. Sem luz alta ligada.
340,2W. (2x65W + 3,4W)
Eu só não concordo com uma coisa: As luzes altas e baixas não poderão estar ligadas ao mesmo tempo, a menos que o condutor da motocicleta faça questão. P/ que isso seja possível, ele teria de ligar as baixas e acionar simultaneamente o botão do lampejador, (aquele que fica atrás do punho esquerdo) segurando-o acionado por todo o tempo que quiser. Do jeito que a somatória foi colocada, dá a impressão que as luzes alta/baixa ficam ligadas automaticamente, o que não é verdade. Então, nesse caso, devemos refazer as contas.

@Xerife escreveu:Somando tudo temos: 196,8W. Sem luz alta ligada
Se estiver com luz alta ligada: 196,8W + 3,4w = 200,2w

Trocando as lâmpadas do Farol pelas 60/55w, teremos:

Somando tudo temos: 216,8W. Sem luz alta ligada.
Se estiver com luz alta ligada: 226,8w + 3,4w = 230,2w

Agora, quanto à adptação, não vejo nenhum problema sério.
Eu já usei lâmpadas 60/55w na minha galo, por um bom tempo e não notei nada de diferente nela. Alguns dizem que é necessário verificar/completar a água da bateria c/ maior frequência, o que tem até uma certa coerência, porém não foi o meu caso.

Eu só voltei às originais pq as 60/55w eram super brancas "xing-ling" e não clareavam nada. Só faziam o brilho do farol ficar mais bonito. rsrs

Valeu Xerife melhor ainda, assim fica mais tranquilo pra quem quiser trocar a lampada amarela das Rainhas, pra colocar uma com melhor iluminação, quando a black estiver pronta vou colocar um par da Phillips H4 Motovision tambem.

@cfreitas escreveu:Existem três padrões de lâmpadas externas para veículos automotores e aviões: um utilizado na Europa, Oriente Médio, África e América Latina (menos México), outro em países orientais (China, Índia, Japão, Coréia...) e outro na América do Norte. o que muda basicamente é a potência e o foco de orientação da luz. Lâmpadas de padrão oriental são proibidas nas outras regiões, porque seu foco é diferente e a potência, mais elevada.
Todos os padrões atendem a alguma norma (ABNT, ISO, DIN ou SAE). Lâmpadas de painel e interior não precisam atender a normas.
No caso específico dos faróis, que é o foco de sua questão, veja que as primeiras lâmpadas surgiram com dois filamentos, e são as 9004, as famosas "bolinhas". Estão em desuso porque não são halógenas, e sua potência é bastante fraca, além de serem para faróis assimétricos, que causam elevado ofuscamento.
Quanto à classificação H, denota lâmpadas halógenas de bulbo de quartzo.
As primeiras surgiram em 1971, do tipo H4, que possuem pé redondo com um lado plano e dois filamentos no mesmo bulbo, um para o facho baixo e outro para o alto. A seguir surgiu a H5, que nada mais é do que um "kit de substituição" de lâmpadas 9004 por lâmpadas halógenas, com o mesmo pé as mesmas características elétricas. Podem ser utilizadas nos farós denominados bi-iodo.
As lâmpadas H1, H3, H7, HB3, H11 e h13 são utilizadas para faróis duplos, de fachos separados para a luz baixa e alta. A vantagem principal destes é a melhor difusão da luz alta. Os modelos mais antigos que utilizavam 4 faróis, tipo Brasília, Alfa Romeo TI4 e muitos ônibus e caminhões utilizam quatro lâmpadas H4, H5 ou 9004, porém ao acender o farol baixo (normalmente os de fora), somente um filamento é aceso. A luz alta acende mais um filamento dos faróis de dentro. Ou seja, a razão dos quatro faróis é somente estética, já que são acesos somente um filamento de cada lâmpada.
H7 é baixa, utilizada em conjunto com H3 (alta).
H1 pode ser baixa (em conjunto com HB3 para alta) ou para faróis de nevoeiro ou milha.
H11 e H13 são para faróis auxiliares, de nevoeiro ou milha, padrão norte-americano e que podem ser utilizadas em padrões europeus porque a norma somente determina padrão para faróis principais.

Saudações

Christian
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P.S. Texto extraído, na íntegra, de: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070318171616AAIVaxM

Muito bom o texto Christian, isso ai galera participando legal, faltava alguem que tenha trocado as lampadas do painel por aquelas pingos de led etc.
Abraço.
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PIRILO
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 16:44
tenho na minha a lampada Blue Vision 55/60 Philips...na traseira lampadas de led..e na dianteira no pisca normal (só apaguei as lanternas, esta funcionando só o pisca) painel normal...até agora tudo ok..volt entre 12/14...partida normal....e ilumina pacas...muito mais que a original...

recomendo...
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Cidao
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 16:47
Isso na Bandit Pirilampo ? Rolling Eyes
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PIRILO
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 20:36
@Cidao escreveu:Isso na Bandit Pirilampo ? Rolling Eyes

Cidão...
fica de boa....
estou falando na Indy 90...

aproveitando..
parabéns pela sua grena, esta linda....
nunca mais vc vai me ver falando em sete galo...esta bom assim para vc...
felizmente , eu a vendi para meu (quase irmão Mattos)...
se vc fica satisfeito assim, termino esta perrenga aqui...não quero mais falar sobre isto e nem provar mais nada....

ponto final..........................

Convidado
Convidado

Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 20:48
LEMBRANDO QUE O FOCO DOS FARÓIS TEM QUE ESTAR CROMADINHO LINDO...SE ESTIVER TUDO DESBOTADO NEM LAMPADA DE AVIÃO CLAREIA BEM...RSRS

E CASO TIVER RUIM É SÓ DESMONTA,MANDAR CROMAR E JA ERA


ABS
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Vitaum
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 20:49
Meninas.. meninas.......Cidão e Pirilo,... não briguem......isso aki é pra se divertir....
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Cidao
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 20:59
lágrimas lágrimas lágrimas lágrimas lágrimas lágrimas
Vou ligar pro Matos...


@PIRILO escreveu:
@Cidao escreveu:Isso na Bandit Pirilampo ? Rolling Eyes

Cidão...
fica de boa....
estou falando na Indy 90...

aproveitando..
parabéns pela sua grena, esta linda....
nunca mais vc vai me ver falando em sete galo...esta bom assim para vc...
felizmente , eu a vendi para meu (quase irmão Mattos)...
se vc fica satisfeito assim, termino esta perrenga aqui...não quero mais falar sobre isto e nem provar mais nada....

ponto final..........................


Num ta bão nao !
Nao pega pressao...
Os caras vão achar que estamos brigando de verdade !!! velinho2

Vou ai na sua casa daqui a pouco ter dar um abraço por traz pra te acalmar!

Pode e deve falar de 7 Galo ! SEU MALA... (MESMO DESGALEIFICADO)
saopaulino
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Cidao
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

em Qua 24 Out 2012 - 22:17
Pronto, resolvido... deolho



Esta tudo explicado no link abaixo... ebaa

http://galeirosdobrasil.com.br/t879-pirilo-bandit-x-7-galo

Desculpe atrapalhar o tema do topico ... Quando queimou uma original e verifiquei a diferença de preços entre a 45/45 e 55/60, nao tive duvida... Minha Grena esta a pelo menos 8 anos com esta lampada... sem problemas !
Angel
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Re: Lampadas do Farol 55/60W

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